EMESP

MENU

Perguntas frequentes

O que é a EMESP Tom Jobim?

A EMESP Tom Jobim é a Escola de Música do Estado de São Paulo – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura. A escola oferece mais de 90 habilitações e cursos de canto e instrumentos musicais, para todos os níveis de conhecimento e faixas etárias.

Quanto custa?

A EMESP Tom Jobim é uma escola pública, portanto todos os cursos são gratuitos.

Onde acontecem as aulas e em quais horários?

As aulas acontecem no Largo General Osório, 147, na região da Luz, em São Paulo/SP. As estações mais próximas são Júlio Prestes e Luz. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e de sábado, das 8h às 16h.

Quem pode estudar?

A EMESP Tom Jobim oferece Cursos Livres, de Formação e de Especialização para todos os níveis de conhecimento e faixas etárias, portanto podem se inscrever crianças, jovens e adultos.

Qual a duração dos cursos?

A EMESP Tom Jobim oferece cursos de curta e longa duração.

Os Cursos Livres têm duração de um ano e carga horária de duas horas/aula semanais.

Os Cursos de Formação são divididos em 1º, 2º e 3º ciclos, tendo duração de um ano cada um e carga horária de seis horas/aula semanais.

Já os Cursos de Especialização também têm carga horária de seis horas/aula semanais, mas as modalidades têm durações distintas: Composição (quatro anos), Regência (três anos), Música Antiga (quatro anos), Academia de Ópera (dois anos) e Prática Instrumental Avançada (dois anos).

Como ingressar?

Para ingressar na EMESP Tom Jobim, os candidatos devem participar dos processos seletivos que têm o objetivo de selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos cursos.

Quais são os critérios de avaliação?

Avaliação do conhecimento musical, técnico e teórico dos candidatos; e avaliação da aptidão e potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar.

Quando e onde acontecem os processos seletivos?

Os processos seletivos são anuais. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.emesp.org.br e os testes são presenciais na EMESP Tom Jobim, no Largo General Osório, 147, na região da Luz, em São Paulo/SP. Confira as datas dos processos seletivos no Calendário Acadêmico da EMESP Tom Jobim, disponível aqui.