Atenção: tenha seu vídeo disponível no YouTube antes de fazer sua inscrição. Se você tem dúvidas sobre alguma parte do processo, retorne ao edital clicando aqui.
Professor responsável: Herivelto Brandino
Dia e horário do curso: 6ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 20
Ementa: O curso abordará vários aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino. É indicado para instrumentistas, cantores, compositores e educadores que sentem dificuldade com ritmos em diversos níveis ou que queiram potencializar o uso do ritmo em sua atividade musical. Neste curso, o aluno aprenderá, por exemplo, a relacionar o ritmo com números e executar precisamente a mudança de andamentos, ou ainda a relacionar o ritmo com notas e estabelecer uma estrutura harmônica rítmica.
Atividades a serem desenvolvidas: A principal identidade do curso se dá pela união da teoria com a prática. A parte teórica versará alguns tópicos, como quiálteras, polirritmias, hemíolas, polimetrias e modulações métricas, através da leitura de artigos, elaboração e resolução em conjunto de equações matemáticas simples e análises de peças e de áudios da música popular. A parte prática consiste em jogos e atividades com percussão corporal e voz com base na música popular instrumental, peças de música de concerto do século XX em diante e canções. Todas estas atividades serão adaptadas pedagogicamente para abordar coletivamente o aspecto rítmico em questão.
Pré-requisitos para ingresso: Ter conhecimento de leitura rítmica de partituras – discernimento das figuras rítmicas básicas – desde semibreves a semifusas – e fórmulas de compasso
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve enviar 01 vídeo de até 3 minutos com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e expor as principais atividades musicais (não precisam ser atuais) e como o curso poderia ajudá-lo.
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: 5ª feira, das 16h30 às 18h30 (EMESP) e 6ª feira, das 10h00 às 12h00(Theatro São Pedro)
Vagas: 40 (10 EMESP, 30 Theatro São Pedro)
Ementa: O curso tem como objetivo fornecer ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências.
A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical.
Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica.
Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano.
A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas:
1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música:
Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.
2- Aspectos rítmicos e melódicos:
As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.
3- Aspectos harmônicos e formais:
Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.
4-Tecnologia transformação e manipulação do som:
Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Mara Cimino
Dia e horário: 3ª feira, das 17h30 às 18h30
Vagas: 15
Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, transcendendo o fazer artístico propriamente dito e buscando oportunidades de desenvolvimento humano, procurando abrir espaço de reflexão para estes profissionais.
Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aosprofessores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo, sua idade, formação, experiências com ensino musical e dizer o porquê quer fazer o curso.
Professor responsável: Luis Perez
Dia e horário: 6ª feira, das 17h30 às 18h30
Vagas: 30
Ementa: Iniciação a editoração musical no computador
Atividades a serem desenvolvidas:
– Escrita da Partitura no computador.
– Treino das funções principais como: escrita com teclado e mouse; reprodução, transposição, dentre outras funções essenciais.
– Diagramação através do software e através de editores de texto para criação de apostila.
– Importação e exportação de arquivos para manipulação em outros softwares.
– Noções das opções de softwares da atualidade e suas principais funções
– Noções básicas das funções extras dos aplicativos de notação como: plug-ins, criação de mp3, utilização de soundfonts, dentre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Noção básica de teoria musical.
Idade mínima: 15 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, e falar o motivo por se inscrever neste curso, qual sua formação musical e extra musical e explicar o que este curso pode acrescentar na sua formação como músico ou profissional de outra área. Caso já tenha experiência em algum software de edição de partitura comente e fale o seu nível de conhecimento.
Professor responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorin
Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30
Vagas: 6 (2 alunos por turma)
Ementa: O curso é destinado para as pessoas com Deficiência Visual que leem e escrevem em Braille. Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características, que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também todas as pessoas que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; pratica do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse.
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e cantar ou tocar uma música de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professores responsáveis: Luiz Gayotto
Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 15
Ementa: Proporcionar às pessoas que gostem de cantar, teoria e prática de técnica vocal para uma emissão vocal saudável, abordando aspectos de teoria musical e desenvolvimento de repertório para a prática do canto, voltada à música popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnicas de estudo para preparação de repertório, sensibilização corporal voltada a uma melhor aplicação dos exercícios vocais, técnicas de estudo de preparação para apresentar o repertório durante a prática individual, e prática de repertório de canto solo com acompanhamento de piano.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, conhecimento de fundamentos de teoria musical.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Seleção: Envio de um vídeo (com até três minutos) pelo(a) candidato(a), cantando um trecho de uma música composta por Caetano Veloso, com ou sem acompanhamento instrumental. O(a) Candidato(a) deverá mostrar no vídeo uma cópia da partitura da música que escolheu.
Professor responsável: Rodolfo Valente
Dia e horário: 2ª feira, das 18h30 às 19h30
Vagas: 20
Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo essas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os alunos encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da Prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao aluno ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; Ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a esses períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão.
Idade mínima: 16 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer um breve relato de sua formação e experiência musical anterior e dizer quais são suas motivações para buscar o curso Pré-Vestibular da EMESP? Quais seus objetivos com este curso? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Luis Perez
Dia e horário: 6ª feira, das 15h30 às 16h30
Vagas: 20
Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.
Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima: 18 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, e falar o motivo por se inscrever neste curso, qual sua formação musical e extra musical e explicar o que este curso pode acrescentar na sua formação como músico ou profissional de outra área. – Caso o candidato já toque ou cante, apresentar um trecho musical. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
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