Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Tiago Costa
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 18 alunos no total (05 saxofones, 04 trombones, 04 trompetes, 01 guitarra, 01 piano, 01 contrabaixo acústico, 01 bateria, 01 percussão popular)
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma vivência musical dentro do universo da formação de Big Band, adquirindo uma melhor leitura, articulação, sonoridade e outros critérios essenciais para o desenvolvimento da prática de grupo e também individual.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: O material utilizado para a prática será de arranjos de nomes importantes da história dessa formação, tanto brasileiros quanto internacionais e deverá abranger diversos gêneros musicais.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Tipo da Seleção: Será solicitado um teste de leitura à primeira vista e a execução de uma peça livre, escolhida pelo candidato.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 3ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 16 (distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, soprano, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico).
Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe a obra do Maestro Moacir Santos, que retrata a pluralidade e a riqueza da nossa cultura. O combo conta com a coordenação do professor Sizão Machado.
Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para a formação original utilizada pelo Maestro Moacir Santos.
Pré-requisitos para ingresso: É obrigatório que o aluno possa realizar leitura à primeira vista, facilitando assim o bom andamento da dinâmica do grupo. Os músicos de sopro devem igualmente ter a capacidade de realizar transposições de partituras escritas em concerto para seus respectivos instrumentos.
Tipo da Seleção: Entrevista realizada pelo professor e leitura à primeira vista de partitura do repertório original da temática do curso.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Silvio Giannetti
Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas:10 alunos no total (08 trombones e 02 trombones baixos)
Ementa: Prática de grupo de trombones em música popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de música popular para trombones incluindo duetos, trios, quartetos, sextetos e octetos, com ou sem acompanhamento. Repertório de música popular e jazz.
Pré-requisitos para ingresso: Ter instrumento próprio, e leitura de nível médio.
Idade mínima dos alunos: 16 anos
Tipo da Seleção: Entrevista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Marcus Teixeira
Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 10
Ementa: Improvisação e Seção Rítmica é um curso para violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática do que está sendo estudado e essa prática será o foco principal do curso.
O curso tem a expectativa de ajudar os alunos a colocar em prática as teorias desenvolvidas na sala de aula sobre o estudo da improvisação no jazz e na música brasileira. Será um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem. Também serão estudadas as seções rítmicas dos temas propostos e será demonstrado como o aluno poderá se colocar nas mais diversas situações como acompanhador.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e exercícios práticos individuais e em grupo.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a avaçado
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste individual com cada aluno
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Manoel Silveira
Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 às 12h30
Vagas: 20
Ementa: Improvisação como Principal Ferramenta Criativa.
Atividades a serem desenvolvidas: Com material extraído de aulas de composição do Prof. Hans Joachim Koellreuter, do livro “Fundamentos da Composição Musical” de Arnold Schoenberg e de “O Ouvido Pensante” de Murray Chofer, o curso visa introduzir os alunos na arte do desenvolvimento rítmico/melódico de motivos, pois improvisar é compor instantaneamente. Aplicando essas técnicas na improvisação livre, tonal, não tonal, serial, jazzística, etc, os estudantes terão um entendimento melhor dos discursos musicais, de seus “dialetos” por assim dizer, descobrindo novos caminhos em seu instrumento. Os alunos são assim estimulados a criar sua própria fala musical, por meio de exercícios já conhecidos e também criados em aula conjuntamente.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e saber tocar com fluência as escalas maiores nos doze tons em seu próprio instrumento, demonstrando já ter alguma prática musical. O curso não é para iniciantes.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Luiz Guello
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 25
Ementa: Curso para todas as idades, não sendo necessário já saber tocar, ou seja, livre para todas as pessoas, somente haverá um teste de aptidão para selecionar os candidatos.
Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também haverá uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba etc…
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: José Luiz Mazziotti
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30 e das 17h30 às 19h30
Vagas: 20 (10 por turma)
Ementa: Trabalho aprofundado de interpretação e estilo do repertório da canção brasileira de diversos períodos. Compreende o estudo gradativo da técnica vocal, aliado à pesquisa de referências musicais fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade e musicalidade do aluno, visando à formação de um profissional da área.
Atividades a serem desenvolvidas: Será desenvolvido a interpretação do texto poético das canções brasileiras, abordando nas aulas a interpretação aprofundada de cada canção, sua história, período em que foi composta e o envolvimento dos alunos com a interpretação desta obra e conhecimento de novos repertórios da música popular brasileira.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento do canto e do repertório de música brasileira. Este curso é indicado para os cantores profissionais ou semiprofissionais, que já tenham uma carreira, cantem na noite, ou que queiram gravar um cd.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste, onde o candidato deverá cantar a capela de uma obra dos seguintes autores: Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo; e uma peça de livre escolha.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professores responsáveis: Paulo Calligopoulos e Cinthia Sell
Dia e horário: 2ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 20
Ementa: O curso visa promover a habilidade interpretativa do participante através da análise e estudo dos elementos do bel canto aplicados desde o período barroco até a música contemporânea e de sua aplicação na interpretação musical nos instrumentos de corda. Serão analisadas interpretações do mais alto nível dos melhores cantores e os alunos poderão e deverão desenvolver versões para as músicas, buscando superar as limitações de seu instrumento com a descoberta e criação de novas técnicas para atingir as mais intensas formas de transmissão de emoções.
Atividades a serem desenvolvidas: Audição de árias e canções, análise de versões para instrumentos de corda, desenvolvimento e transcrições de novas peças e supervisão da interpretação assim como apoio técnico dos instrumentos de corda e de análise das peças. Apresentações semanais na sala de aula com acompanhamento do professor.
Pré-requisitos para ingresso: Tocar violino, viola ou violoncelo.
Idade mínima dos alunos: Sem restrição.
Tipo da Seleção: Entrevista e teste. O teste consiste em tocar uma peça de livre escolha e uma leitura à primeira vista.
Confira a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Elvira Mugia
Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30
Vagas: 6 (2 alunos por turma)
Ementa: O curso é destinado para as pessoas cegas que leem e escrevem em Braille.
Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características, que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também educadores musicais que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; pratica do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e Interesse
Tipo da Seleção: Escrever e ler em Braille
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professores responsáveis: Jane do Bandolim, Luiz Guello, Marcelo Cândido
Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30
Vagas: 20(distribuídas dentre: piano, violão/ violão de 7 corda / cavaquinho/ bandolim, percussão, flauta/flautim, saxofone alto/ saxofone tenor, clarinete, trombone, trompete e contrabaixo acústico).
Ementa: Neste curso serão abordados o repertório e a linguagem do choro com enfoque para a vertente arranjadora do compositor Pixinguinha. Serão vários arranjos do compositor para as obras dele e de outros compositores em uma formação maior, abrangendo instrumentos de sopro mais o tradicional regional de choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Os professores trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os professores responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha, acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção: Leitura musical à primeira vista
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 09
Ementa: Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.
Pré-requisitos para ingresso: ter leitura básica de cifra e partitura, trazer seu instrumento.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Tipo da Seleção:
– Entrevista e teste.
– tocar um choro de livre escolha
– tocar uma das peças de confronto: “murmurando” de fon-fon ou “chorei” de pixinguinha.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 5ª feira das 10h30 às 12h30
Vagas: 12 (sendo: 04 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 02 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 01 (um) piano; 02 (duas) violão/guitarra;
01 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 02 (duas) vozes – masculina/ feminina).
NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos para um mesmo instrumento.
Ementa: O curso propõe um contato do aluno com o universo da música afro-cubana, o Latin Jazz e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas bem como sua estruturação estética.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do “montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo. Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado e leitura à primeira vista.
Tipo da Seleção: Entrevista com o professor e leitura à primeira vista de partitura utilizada para a temática do curso.
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Luis Perez
Dia e horário: 3ª feira das 11h30 às 13h30
Vagas: 12
Ementa: Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos.
Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; exploração de timbres; desenvolvimento dos ritmos; improvisação em diversos contextos; estrutura do ritmo para criação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Tipo da Seleção: Entrevista e Teste
Confira aqui a lista de aprovados(as)
Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 12(distribuídas entre: 01 (uma) voz masculina e 01 (uma) feminina, 01 (um) piano, 01 (uma) guitarra elétrica, 01 (um) violão, 01 (um) contrabaixo, 01 (um) cavaquinho, 01 (um) baterista, 01 (um0 percussionista e 03 (três) sopros (trombone, saxofone e flauta).
Ementa: O curso pretende fornecer ao aluno um contato mais abrangente com o repertório de Gafieira, estilo muito peculiar da vida cotidiana do povo brasileiro e de uma época áurea da cultura urbana brasileira, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, mais frequentemente.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso pretende fornecer ao aluno o conhecimento do repertório característico do gênero, bem como sua linguagem desenvolvida pelas orquestras que protagonizaram os bailes dos anos 1940 a 1980.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado, leitura à primeira vista e facilidade de transposição para os músicos de sopro.
Tipo da Seleção: Entrevista com o professor e leitura de uma partitura utilizada pela temática do grupo.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.