Atenção: tenha seu vídeo disponível no YouTube antes de fazer sua inscrição. Se você tem dúvidas sobre alguma parte do processo, retorne ao edital clicando aqui.
Professor responsável: Rudney Arnaut
Dia e horário: 5ª feira, das 14h30 às 15h30
Vagas: 12
Ementa: Curso desenvolvido para quem já toca guitarra ou outro instrumento musical, onde serão três os objetivos pretendidos.
I. Conhecimento e desenvolvimento dos recursos técnicos necessários para tocar guitarra.
II. Entendimento e conscientização da função da guitarra na música popular.
III. Estudo do repertório de músicas populares brasileiras e americanas.
Atividades a serem desenvolvidas:
Pré-requisitos para ingresso: Ter uma guitarra elétrica com cabo e amplificador para ligar. Conhecimento básico de notação e teoria musical. Conhecimento de leitura musical básica.
Idade mínima: 12 anos
Seleção: Gravar um vídeo sem edição e cortes, falando seu nome, Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo idade, local a onde reside e tocando uma música de livre escolha, em qualquer instrumento ou na própria guitarra. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Paola Baron
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Método Suzuki para harpa e Método Maria Grossi para harpa.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática da posição no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura das claves de sol e claves de fá.
Idade mínima dos alunos: 8 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer uma breve apresentação do seu currículo de estudos musicais e a razão pela qual gostaria de participar do curso livre.
Professor responsável: Luiz Guello
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 25
Ementa: Vivência de um grupo de percussão. Desenvolvendo percepção auditiva, memória, senso rítmico através de repertório com sonoridades praticadas pelas baterias de escolas de samba.
Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também haverá uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba etc…
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Professor responsável: Luiz Guello
Dia e horário:5ª feira, das 12h30 às 13h30
Vagas:20
Ementa: o curso consiste na iniciação a percussão popular desenvolvendo musicalidade, senso rítmico, repertório e técnica instrumental.
Atividades a serem desenvolvidas: introdução a percussão popular atividades relacionadas ao samba e baião e ritmos Afro Brasileiros utilizando os seguintes instrumentos: pandeiro, atabaque dentre outros
Pré-requisitos para ingresso: nível básico em qualquer instrumento de percussão
Idade mínima: 12 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo
com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação:
dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de
percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão
rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 2ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 10
Ementa: O curso consiste na iniciação do aprendizado à viola caipira (afinação cebolão) e de seu repertório básico, abordando seus principais ritmos como a toada, o cururu, o cateretê, a guarânia, entre outros. Habilita o participante na execução dos acordes básicos e primeiros solos e ponteados através do conhecimento elementar das escalas duetadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, execução de exercícios técnicos, escalas duetadas, acordes iniciais e batidas dos ritmos básicos aplicadas ao repertório selecionado.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, além de ter o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas). O aluno que já tenha algum contato com a viola ou outro instrumento de corda dedilhada poderá ser priorizado como critério de desempate.
Idade mínima: 11 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, informar se possui o instrumento (viola caipira) e se já sabe tocar alguma coisa demonstrar um pouco. Informar se já toca outro instrumento (qual?), dizer o que conhece sobre viola e música caipira e porque quer fazer este curso. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Adriana Schincariol Vercellino
Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30 e 4ª feira, das 09h30 às 11h30
Vagas: 8
Ementa: Iniciação ao aprendizado na Viola Erudita, com foco no desenvolvimento do aprendizado musical, leitura e conhecimento do repertório do instrumento.
Atividades a serem desenvolvidas: Trabalho de consciência corporal, solfejo musical na clave da viola, desenvolvimento da percepção auditiva e solfejo rítmico. Apresentação do repertório básico desenvolvido para o instrumento através de audições em grupo.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos(as) de qualquer outro instrumento ou canto, de nível iniciante ou intermediário que tenham interesse em aprender Viola Erudita.
Idade mínima: 07 anos
Idade máxima: 15 anos
Tipo da Seleção: O (a) candidato (a) deve gravar um vídeo com o seguinte conteúdo:
Professor responsável: Jane do Bandolim
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: Desenvolver fundamentos necessários para tocar bandolim (conceitos básicos de leitura e técnica). O enfoque principal será dar condições aos participantes para conhecer e desenvolver o estilo choro.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática do repertório de choro e exercícios (escalas, arpejos, técnicas de mão direita) para conhecer melhor a mecânica do instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir o instrumento e ter disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos:14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e qual o desejo de realizar o curso.
Professor responsável: Marcelo Candido
Dia e horário: 6ª feira, das 11h30 às 12h30
Vagas: 20
Ementa: Com uma abordagem prática e teórica o curso pretende unir de forma progressiva esses dois aspectos da música. Com base nos ritmos brasileiros, choro, polca, maxixe, samba, choro sambado, samba choro, baião, xote, marcha rancho e frevo.
Atividades a serem desenvolvidas: Abordagem teórica (Formação de acordes / leitura rítmica), Abordagem prática (Desenvolvimento prático dos ritmos brasileiros sugeridos na formação de repertório)
Pré-requisitos para ingresso: Leitura de cifras.
Idade mínima dos alunos: 14 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e executar uma levada de samba de livre escolha e a leitura de cifra da peça de confronto. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marinho Andreotti
Dia e horário: 4ªfeira, das 16h30 às 17h30
Vagas:20
Ementa: estudo básico do contra baixo elétrico e do contrabaixo acústico através de escalas e seus dedilhados e também da técnica de pizzicatto. Trabalhando, também, estudo de estilos e levadas.
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica: escalas maiores e menores em todos os tons em 1 oitava de forma vertical e horizontal desenvolvendo dedilhados variados e padrões rítmicos variados. Harmonia das escalas estudadas e cifragem dessas harmonias. Levadas (serão trabalhadas de acordo com o desenvolvimento do grupo)
Pré-requisitos para
ingresso: Ter o instrumento (baixo elétrico ou baixo
acústico)
Idade mínima: 16 anos
Seleção: O (a) candidato(a)
deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e
sem edição da gravação: dizer seu nome completo e idade, informar se já
realizou algum tipo de curso de música, tocar uma escala maior e uma escala
menor (dizer o nome da escala), tocar a levada de uma música livre escolha (se
possível usar um playback ou tocar com um cd, deixando o volume do seu
contrabaixo audível
Professor responsável: Alexandre Silvério
Dia e horário: 2ª feira, das 18h30 às 20h30
Vagas: 4
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Fagote. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 12 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui fagote para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o fagote responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professores responsáveis: Ricardo Barbosa
Dia e horário: 2ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 4
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Oboé. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima: 12 anos
Idade máxima: 26 anos
Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui oboé para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o oboé e responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário:4ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 08
Ementa: o curso, destinado às pessoas que ainda não tocam violão, pretende oferecer uma introdução ao aprendizado do violão, incluindo aspectos técnicos do instrumento, teoria musical, ritmos e noções básicas de harmonia e acompanhamento. Os alunos e alunas desenvolverão, com prática musical em grupo, também a memória musical, a habilidade motora e terão um contato com um repertório abrangente.
Atividades a serem desenvolvidas:
-Cuidados e conservação do instrumento;
-Postura e cuidados necessários para a prática musical;
-Escrita Musical – Noções Gerais;
-Escala cromática, acidentes e sinais de escrita musical específica;
-Exercícios simples de mão direita e mão esquerda;
-Anatomia, localização das notas no instrumento;
-Principais acordes sem pestana;
-Uso e funcionamento do sistema de cifras musicais;
-Sequências simples com três acordes básicos- Tônica, subdominante, dominante;
-Estudo de arpejos simples (dedilhados);
-Estudo de acompanhamento cifrado;
-Estudo de ritmos;
-Acordes com pestana;
-Uso de Palhetas e dedeiras;
-Execução de músicas cifradas de diversos autores da MPB, Rock e Pop nacional e internacional.- I
– Exercícios técnicos preliminares;
– Iniciação e/ou aperfeiçoamento da leitura musical;
– Formação de repertório variado.
-Noções básicas de harmonia e teoria musical.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso e caso já toque, execute uma peça de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 08
Ementa: O curso foi montado com a intenção de proporcionar aos estudantes um aprendizado dinâmico e participativo, oferecendo subsídios para o desenvolvimento musical de alunos e alunas com conhecimento prévio do instrumento. Também serão observados aspectos teóricos que facilitarão o aprendizado, fornecendo aos participantes o conhecimento de alguns dos fundamentos que regem a harmonia, a escrita musical e a análise harmônica de tradição européia. Através das aulas os participantes terão contato com um repertório abrangente e poderão se motivar para um estudo mais aprofundado da matéria musical associada ao violão.
Atividades a serem desenvolvidas:
-Recursos técnicos e exercícios
-Leitura complementar, leitura de vozes distintas
-Leitura de peças específicas para o instrumento
-Escalas, arpejos e seus desenhos
-Campos harmônicos, funções harmônicas e desdobramentos (harmonia)
-Elaboração de arranjos específicos para o instrumento
-introdução à improvisação e a composição
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo da Seleção: Entrevista e teste prático definido pelo professor no dia da seleção. Será exigido que o candidato possua conhecimento básico de violão e que execute uma sequência simples de acordes cifrados.
Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso e caso já toque, execute uma peça de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.