A Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, abre Processo Seletivo 2022 para cursos de música gratuitos. Há vagas remanescentes para cursos de formação e especialização musical, e grupos artísticos de bolsistas, com inscrições abertas entre os dias 21 de janeiro e 7 de fevereiro.
Os cursos de formação dividem-se em três ciclos e têm duração de três anos cada um. Nesta modalidade oferecemos cursos de instrumentos musicais diversos, como acordeão, bandolim, clarinete, contrabaixo, eufônio, flauta, harpa, oboé, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, viola, violão e outros.
Voltado para estudantes que tenham conhecimento musical avançado, os cursos de especialização correspondem ao 4º ciclo, são eles: Composição, Música Antiga, Prática Instrumental Avançada, Regência Coral e Academia de Ópera do Theatro São Pedro.
Também há vagas remanescentes para os grupos artísticos de bolsistas Coral Jovem do Estado, Banda Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro.
O edital do processo seletivo para os cursos livres será publicado no dia 8 de fevereiro e os interessados poderão se inscrever até o dia 21 de fevereiro. Os cursos livres têm duração de um ano e são destinados à comunidade em geral. São oferecidos cursos para todos os níveis de conhecimento e idades, como introdução à canto e instrumentos musicais, teoria, práticas de conjunto e outros.
O processo seletivo da EMESP Tom Jobim tem por objetivos selecionar e classificar os candidatos para ingresso nos cursos de música por meio de:
1. Avaliação do conhecimento musical, técnico e teórico do candidato;
2. Avaliação da aptidão e potencial dos candidatos para o curso em que pretendem ingressar.
A critério da direção, o processo seletivo pode ser dividido em fases teórica e prática. A seleção dos candidatos é feita por meio da avaliação de seus conhecimentos por provas e audições aplicadas pelos professores da EMESP Tom Jobim, ficando a decisão final da aprovação ou reprovação a cargo da direção e da coordenação pedagógica da instituição.
O número de vagas oferecidas no processo seletivo para cada curso é estabelecido ao final de cada ano, pois está sujeito a alterações devido a reprovações ou eventuais desistências ao longo do período letivo.
As vagas remanescentes do processo seletivo serão preenchidas observando-se a ordem de classificação dos alunos aprovados nos exames de ingresso. Caso haja necessidade, a direção da EMESP Tom Jobim pode abrir novos processos seletivos até que as vagas dos cursos oferecidos estejam preenchidas.
Os prazos, horários, locais e demais informações para inscrição dos candidatos, bem como o conteúdo programático das provas a serem aplicadas, serão publicados anualmente por meio de edital.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.