Saulo Roberto, de 22 anos, é contrabaixista da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado e aluno do 4° Ciclo de Especialização no curso de Prática de Instrumento Avançado da EMESP Tom Jobim. Recentemente, Saulo foi aprovado para cursar graduação na Universidade Royal Northern College of Music, em Manchester (Inglaterra), na qual buscou desde a adolescência estudar.
Na infância, Saulo teve contato com a música inicialmente pelo violão, aos 09 anos, mas aos 13 ingressou no Instituto Pão de Açúcar, em Osasco (SP), para estudar contrabaixo acústico. “Desde então, me apaixonei pelo instrumento e venho descobrindo suas infinitas cores e possibilidades diariamente”, comentou. Estudou por 5 anos no Instituto e em 2017 ingressou na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, onde está até hoje. Na EMESP Tom Jobim, estudou com os professores Sérgio de Oliveira e Pedro Gadelha.
Em 2018 e 2020, Saulo foi ganhador de uma das categorias do Prêmio Ernani de Almeida Machado, prêmio destinado a bolsistas da orquestra jovem que visa ajudar alunos de destaque a se aprimorar e comprar instrumentos ainda melhores. Mas o objetivo do jovem músico era ainda maior: “Por diversos motivos sempre sonhei em aprofundar meus estudos fora do país. A pandemia acabou dificultando os processos de audição. No segundo semestre de 2021, entretanto, decidi participar do processo seletivo de uma das melhores faculdades de música do mundo, a Royal Northern College of Music”, lembrou.
Com a aprovação na graduação, Saulo ganhou uma bolsa que custeia 80% do seu curso, tornando seu sonho cada vez mais perto. “Quase não pude acreditar quando recebi a notícia de que eu não só tinha sido aprovado para o bacharelado em contrabaixo. Até aquele momento eu imaginava que estudar na Inglaterra era um sonho distante. As taxas cobradas para estudantes estrangeiros são altíssimas e seriam, no meu caso, impossíveis de pagar sem bolsa de estudos”.
A viagem para a Inglaterra está prevista para setembro, porém no final de junho Saulo estará na Alemanha participando como convidado do Festival Scleswing-Holstein Musik. Mais uma de suas conquistas. “Fui selecionado para participar do Festival por uma banca de músicos que viajam pelo mundo em busca de instrumentistas que demonstram interesse no desenvolvimento técnico e musical”, contou. “Esta será minha segunda participação, fui também em 2019”.
Para a participação no Festival alemão, todas as despesas, incluindo passagens, estadia, alimentação serão ofertadas pelo Festival. Mas para financiar os estudos na Inglaterra, Saulo iniciou uma campanha de financiamento coletivo, que você pode ajudar clicando aqui.
Assista o solo de Saulo como resultado do concurso Jovens Solistas, da Orquestra Jovem do Estado:
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.