O flautista Gabriel Alves, de 26 anos, estudante da especialização em Música Antiga da EMESP Tom Jobim, foi aprovado para realizar mestrado em Performance Histórica na Royal Academy of Music, em Londres (Inglaterra), com bolsa integral.
Entrevistamos o Gabriel pra saber um pouco mais da história por trás dessa conquista. Fique agora com nosso papo!
G.A.: Comecei a estudar música aos 6 anos de idade na escola. Aos 9 anos comecei a estudar violino na antiga Universidade Livre de Música (atual EMESP), mas aos 11 mudei para a flauta doce e naquela hora já sabia que seria o meu instrumento. Continuei estudando na EMESP até os 15 anos.
G.A.: Meu interesse surgiu quando fui apresentado aos “instrumentos de época” e às gravações com grupos especializados em performance histórica. Fiquei encantado! Em 2012, aos 15 anos, entrei na Escola Municipal de Música e lá o mundo da Música Antiga se abriu para mim. Além da flauta doce, também comecei a estudar Traverso com o professor Bernardo de Toledo Piza.
G.A.: Voltei para a EMESP em 2017, já com o propósito de me especializar em Flauta Doce e Traverso com os professores Ricardo Kanji e Livia Lanfranchi. Me formei em 2021 em Flauta Doce e 2022 em Traverso. Outros professores que foram muito importantes na minha formação na EMESP foram Luis Otavio Santos e Alessandro Santoro. Os Encontros de Música Antiga da EMESP também foram muito importantes na minha vida. Pude conhecer muita gente boa e os convidados eram professores e intérpretes renomados com os quais sempre quis estudar e ouvir ao vivo.
G.A.: Toco na Orquestra Barroca da EMESP, dirigida pelo professor Luis Otávio Santos.
G.A.: Minhas referências são os meus professores e os grandes mestres: Frans Brüggen, Barthold Kuijken, Gustav Leonhardt e Nikolaus Harnoncourt.
G.A.: Fiquei muito feliz e realizado com a aprovação. Ganhar a oferta de bolsa integral foi uma surpresa ainda maior. Não esperava isso, mas sei que foi a concretização de todo o trabalho, dedicação e anos de estudo. Sou muito grato a todos os ensinamentos que recebi dos meus professores ao longo de todos esses anos. Estou ansioso para saber como será essa nova fase. Contudo, a bolsa cobre apenas os custos do curso e para conseguir financiar minha ida para Londres e essa oportunidade única, abri uma campanha de financiamento.
Você pode ajudar o Gabriel acessando sua campanha: → Clique Aqui ←
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.