Ementa: O repertório das mulheres compositoras ainda não tem o alcance desejado entre os alunos e alunas de música. Este curso tem como objetivo o fomento e apresentação deste repertório. Serão abordadas obras para canto e piano de compositoras de diversas épocas e países, de acordo com as demandas e possibilidades dos alunos.
Atividades a serem desenvolvidas: prática e pesquisa de repertório para canto e piano de mulheres compositoras.
Pré-requisitos para ingresso: Curso destinado a estudantes de canto erudito e pianistas.
Professor(a) responsável: Paula Castiglioni e Roberto Simões
Faixa Etária: a partir de 18 anos
Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando os repertórios de música popular e erudita, com foco na música brasileira. Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnicas vocais e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento da saúde vocal e do corpo; Técnicas vocais; Apreciação musical (voltado para o canto coral brasileiro); Desenvolvimento de repertório com foco no repertório brasileiro; Apresentações.
Observação: candidatos com necessidades especiais serão analisados caso a caso.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Entrevista, teste e apresentar uma peça de livre escolha, onde o(a) candidato(a) cante uma música a capella, ou seja, sem nenhum tipo de acompanhamento.
Professores(as) Responsáveis: Denise Castilho e Cinthia Sell
Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando o repertório popular e erudito. Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnica vocal e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical. O coro tem conexão com o Curso de Regência da EMESP Tom Jobim, onde ocorre o intercâmbio de conhecimentos entre as diferentes turmas.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento da saúde vocal e do corpo; Técnicas vocais; Apreciação musical (voltado para o canto coral); Desenvolvimento de repertório; Apresentações. Observação: candidatos com necessidades especiais serão analisados caso a caso.
Pré-requisitos para ingresso: Necessária experiência anterior em canto coral, interesse e disponibilidade.
Tipo de Seleção: Entrevista, teste e apresentar uma peça de livre escolha, onde o(a) candidato(a) cante uma música a capella, ou seja, sem nenhum tipo de acompanhamento.
Professor(a) responsável: Daniel Volpin e Cinthia Sell
Ementa: O curso tem como objetivo a prática do canto coral, abordando o músicas populares e eruditas, com foco no repertório realizado a capella. Abordagens históricas, apreciação musical e desenvolvimento de técnicas vocais e corporais serão ferramentas utilizadas para uma melhor compreensão musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento da saúde vocal e do corpo; Técnicas vocais; Apreciação musical (voltado para o canto coral a capella); Desenvolvimento de repertório coral com foco na música a capella; Apresentações. Observação: candidatos com necessidades especiais serão analisados caso a caso.
Pré-requisitos para ingresso: Necessária experiência anterior em canto coral, interesse e disponibilidade.
Tipo de Seleção: Entrevista, teste e apresentar uma peça de livre escolha, onde o(a) candidato(a) cante uma música a capella, ou seja, sem nenhum tipo de acompanhamento.
Local do Curso: MAS SP – Museu de Arte Sacra de São Paulo. Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP.
Faixa Etária: de 8 a 13 anos.
Professores(as) responsáveis: Denise Castilho e Roberto Simões
Ementa: O curso tem por objetivo o desenvolvimento vocal e musical de crianças, a partir da prática do canto coral – que se caracteriza como uma atividade de canto coletivo. Os conteúdos técnico-vocais e musicais serão abordados a partir de atividades lúdicas que dialoguem com o universo das crianças e que integrem o fazer musical à expressão corporal. Também é parte dos objetivos do curso a ampliação do repertório musical das crianças, com ênfase na música brasileira, abrangendo suas multiplicidades estilísticas e étnicas.
Atividades a serem desenvolvidas: Jogos corporais (desenvolvimento postural, espacialidade e respiração para o canto); Exercícios de técnica-vocal; Jogos rítmicos; Introdução à leitura de partituras; Atividades de escuta e apreciação musical; Leitura e desenvolvimento do repertório selecionado; Apresentações.
Pré-requisitos para ingresso: Crianças alfabetizadas com idade de 8 a 13 anos.
Tipo de Seleção: O processo seletivo consistirá em atividades coletivas, nas quais serão avaliados aspectos como: percepção rítmica e melódica, afinação, tessitura vocal, articulação, características timbrísticas, além de algumas questões fisiológicas, como muda vocal (mudança das características vocais comuns à adolescência).
Faixa Etária: a partir de 14 anos até no máximo 20 anos
Professores(as) responsáveis: Paula Castiglioni e Cinthia Sell
Ementa: O cursotem por objetivo o desenvolvimento técnico-artístico dos participantes a partir de trabalho de canto coral, priorizando o resultado artístico com base nos seguintes pilares: (1) trabalho em grupo (2) escuta/percepção (3) técnica específica do trabalho coral. Será desenvolvido repertório que inclui estilos variados do repertório coral tradicional (música antiga – renascença/barroco; negro spirituals; e música popular/folclórica).
Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal, postura, e desenvolvimento de repertório coral.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Entrevista, teste e apresentar uma peça de livre escolha, onde o(a) candidato(a) cante uma música a capella, ou seja, sem nenhum tipo de acompanhamento.
Ementa: Classificação do trato vocal. Classificação de vogais. Ponto e modo de articulação de consoantes. Introdução ao alfabeto fonético. Prática de transcrição fonética aplicada aos idiomas e ao repertório abordados. Execução do repertório transcrito foneticamente.
Atividades a serem desenvolvidas: Consciência nas decisões no âmbito da dicção de uma obra vocal do repertório erudito. Entendimento de como os sons são articulados no trato vocal, saber classificá-los. Domínio elementar da transcrição fonética nos idiomas abordados. Compreensão das decisões a serem tomadas sobre dicção no repertório vocal erudito surgem da tensão entre as necessidades musicais, vocais, estéticas e interpretativas das obras.
Pré-requisitos para ingresso: Cantores(as) e estudantes de canto erudito. Pianistas colaboradores.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Ementa: Este curso tem como objetivo principal ser um laboratório de música vocal em grupo, voltado para repertório de música popular, valorizando a tradição dos grupos vocais brasileiros e internacionais. O Curso trabalha a improvisação e a percepção musical focado em harmonia, canto e técnica vocal, leitura, análise e escrita de arranjos vocais, e consequentemente o desenvolvimento artístico, criativo e musical dos integrantes do grupo.
Atividades a serem desenvolvidas: Ensaio e apresentação de repertório de música popular brasileira e internacional arranjadas para vozes masculinas e femininas. Estímulo aos próprios participantes para serem os autores dos arranjos que serão trabalhados. Para se chegar a esses objetivos, as aulas semanais trabalharão percepção musical (melódica, harmônica e rítmica), leitura melódica e rítmica, estudo básico de harmonia, solfejo, percussão corporal e técnica vocal.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento básico de teoria musical – noções de leitura melódica e rítmica e harmonia. Pede-se alguma experiência com canto em grupo e habilidade na abertura de vozes.
Ementa: O curso é destinado a cantoras e cantores inseridos no universo da canção brasileira, e propõe práticas coletivas e individuais de pesquisa e ampliação da propriocepção corpo-vocal como ferramenta de construção de performance. Em perspectiva decolonial, o trabalho busca reconhecer e desconstruir padrões e hábitos corpo-vocais, provocar as/os/es participantes a pesquisar memórias, afetos e singularidades para formar um repositório de possibilidades expressivas, de modo a vivenciar uma performance musical e cênica mais aprofundada, consistente, diversa e multidimensional. O trabalho se desenvolve em grupo e todas as práticas são realizadas a partir de combinados coletivos.
Atividades a serem desenvolvidas: Práticas de ativação corporal; práticas de exploração da propriocepção corporal/vocal; práticas de escuta criativa, percepção sonora e musical; jogos improvisacionais corpo/texto/música; performance de canções (solo e em grupo).
Pré-requisitos para ingresso: Experiência prévia – cantoras e cantores, profissionais ou não, com interesse em e disponibilidade para a pesquisa corpo-vocal a partir da canção brasileira.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. Para o teste, a/o candidata/o deverá cantar uma canção de livre escolha dentro do repertório da música popular brasileira. Para tanto, deverá levar a partitura com cifra ou letra com cifra no tom em que for cantar.
Professores(as) responsáveis: Fellipe Oliveira e Juliana Ripke
Ementa: O curso tem como objetivo desenvolver aspectos corporais e vocais envolvidos no processo de formação de um cantor erudito.
Atividades a serem desenvolvidas: Trabalhos corporais com o objetivo de desenvolver o “instrumento vocal”. Desenvolver os músculos responsáveis pelo processo da respiração e apoio. Exercícios visando o caminho do som. Articulação e repertório básico em italiano, francês, alemão e brasileiro. Aula de fisiologia em vídeo.
Pré-requisitos para ingresso: Ter percepção de afinação e não ter problema nas pregas vocais, como fendas ou nódulos.
Professores(as) responsáveis: Cinthia Sell e Juliana do Amaral
Ementa: O curso é destinado a atrizes e atores que enfrentam o desafio de cantar em cena. Propõe o reconhecimento de habilidades e potencialidades pré-existentes (a partir da experiência teatral das/os/es participantes) e o desenvolvimento de ferramentas técnicas, musicais e expressivas para auxiliar na performance do canto em cena. O trabalho se desenvolve em grupo e todas as práticas são realizadas a partir de combinados coletivos.
Atividades a serem desenvolvidas: Práticas de exploração da propriocepção corporal/vocal; práticas de escuta criativa, percepção sonora e musical; desenvolvimento de ferramentas técnicas para a voz; noções de teoria musical e solfejo; jogos improvisacionais corpo/texto/música; pesquisa de repertório; performance de canções (solo e em grupo), com apresentações durante o ano.
Pré-requisitos para ingresso: Experiência prévia: curso destinado a pessoas com experiência teatral (atrizes, atores), com interesse em e disponibilidade para a pesquisa corpo-vocal-musical.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. Para o teste, a/o candidata/o deverá cantar uma canção de livre escolha dentro do repertório da música popular brasileira.
Professores(as) responsáveis: Cinthia Sell e Cindy Borgani
Ementa: Curso destinado a pessoas que gostem de cantar e que tenham tido pouco ou nenhum contato com técnica vocal e linguagem musical. Trabalha fundamentos de teoria musical e técnica vocal, com o objetivo de praticar, individual e coletivamente, um repertório voltado ao canto popular em grupo.
Atividades a serem desenvolvidas: Práticas de escuta criativa, percepção sonora e musical; desenvolvimento de ferramentas técnicas para a voz; noções de teoria musical e solfejo; pesquisa de repertório; performance de canções (solo e em grupo), com apresentações durante o ano.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. Para o teste, a/o candidata/o deverá cantar uma canção de livre escolha dentro do repertório da música popular.
Professores(as) responsáveis: Juliana do Amaral e Roberto Simões
Ementa: Curso destinado a pessoas que gostem de cantar e que tenham tido pouco contato com técnica vocal e linguagem musical. Busca ampliar a propriocepção corpo-vocal, reconhecer e compartilhar referências musicais, apresentar fundamentos de teoria musical e técnica vocal, com o objetivo de praticar, individual e coletivamente, um repertório voltado ao canto popular brasileiro. O trabalho se desenvolve em grupo e todas as práticas são realizadas a partir de combinados coletivos.
Atividades a serem desenvolvidas: Práticas de exploração da propriocepção corporal/vocal; práticas de escuta criativa, percepção sonora e musical; desenvolvimento de ferramentas técnicas para a voz; noções de teoria musical e solfejo; pesquisa de repertório; performance de canções (solo e em grupo), com apresentações durante o ano.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. Para o teste, a/o candidata/o deverá cantar uma canção de livre escolha dentro do repertório da música popular brasileira.
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