Evento recebe alunos, professores e convidados na Unidade Luz
Nos 50 anos da morte de Villa-Lobos, a Tom Jobim – EMESP preparou uma homenagem a um dos maiores nomes do cenário erudito latino-americano. O Festival Villa-Lobos, organizado pela professora Marina Brandão, contará com a participação de alunos, professores e convidados especiais que, durante os dias 13, 14, 16 e 17 de novembro, apresentarão recitais e palestras. A data de encerramento do festival corresponde ao dia do falecimento do compositor, 17 de novembro de 1959.
As apresentações dos recitais estão divididas segundo os temas: violão, piano e canto. Também haverá um ciclo dedicado às cirandas do compositor e a palestra “Villa-Lobos e o piano: uma visão analítica e interpretativa” com a presença do professor e pianista Achille Picchi e da professora Iracele Vera Lívero.
No dia da abertura do festival, a mezzo-soprano Adriana Clis e o violoncelista Watson Clis apresentam-se ao lado dos alunos da professora Marcilda Clis. A mezzo-soprano já venceu diversos concursos e prêmios, entre eles o Bidu Sayão (2004) e o Prêmio Carlos Gomes (2003). No campo da música de câmara, trabalha ao lado dos renomados músicos Gilberto Tinetti, Watson Clis e da soprano Gabriella Pace. Watson Clis acumula em sua carreira o posto de 1o Violoncelo Spalla nas principais Orquestras do Rio e São Paulo. Como camerista, integra o renomado Trio Brasileiro, juntamente com o violinista Erich Lehninger e o pianista Gilberto Tinetti.
O festival contará também com apresentações de convidados como o violonista Paulo Porto Alegre, a soprano Sandra Félix, o fagotista Fábio Cury e os grupos Nahandove Ensemble e Quarteto Aureus.
Os quatro dias do Festival prometem relembrar, à altura do homenageado, a musicalidade genuinamente brasileira de um dos maiores criadores musicais do século XX. Villa-Lobos consolidou a música nacionalista no Brasil, despertou o entusiasmo de sua geração para a riqueza do folclore brasileiro e ajudou a criar as bases para o desenvolvimento da sonoridade do País.
15h – O violão na obra de Villa-Lobos
Suite Popular Brasileira (Mazurka-Choro, Scottsch-Choro,Valsa Choro, Gavota-Choro, Chorinho) – 1912
Ricardo Resende Meves
Choro nº 1 – 1920
5 Preludios para Violão – 1940
Felipe Viana
– alunos de violão do professor Paulo Porto Alegre –
12 Estudos para Violão – 1929
Paulo Porto Alegre
16:30h – O piano na obra de Villa-Lobos
Três Cavalheirozinhos (Brinquedo de roda) – 1912
Davi Bueno Martin
A canoa virou (Cirandinhas) – 1926
Karoline Leal
Na corda da viola (Cirandinhas) – 1926
Leny Alexandra Perez Sivila
Prelúdio da Bachiana Brasileira nº 4 – 1941
Renato Ferrari
Alma Brasileira (Choro nº 5) – 1925
Thiago Perez Sivila
Coral (Canto do Sertão) Bachiana Brasileira nº 4 – 1941
Lucas Carvalho
Canção do poeta do século XVIII – 1948
Adriana Clis – Canto
Lucas Carvalho – Piano
O Canto da Nossa Terra – 1930
Watson Clis – Violoncelo
Walter Pellici Rodrigues – Piano
Impressões Seresteiras (Ciclo Brasileiro) – 1936
Walter Pellici Rodrigues
– alunos de piano da professora Marcilda Clis –
Convidados: Adriana Clis e Watson Clis
17:30h – A Música de Câmara na obra de Villa-Lobos
Bachiana Brasileira nº 5 – Cantilena – 1938
Fantasia para sax tenor e piano – 1948
– Animé
– Lent
– Très animé
Milton Vito – Sax tenor
Hermes D.Jacchieri – Piano
19h – O Piano na Obra de Villa-Lobos
Zangou-se o cravo com a rosa (Cirandinhas) – 1926
Guilherme Carvalho Garcia
A Pobrezinha Sertaneja (Petizada) – 1919
Gabriel Baptista Daruiche
Três Cavalheirozinhos (Brinquedo de roda) – 1912
Senhora Pastora – (Cirandinhas) – 1926
Ricardo Leon Bourdon Neto
Carneirinho – Carneirão (Cirandinhas) – 1926
E a Princesinha dançava… (Histórias da Carochinha) – 1919
Bianca dos Santos
Assim Ninava Mâman… (Petizada) – 1919
Saci (Petizada) – 1919
André do Amaral
Polichinelo (Prole do Bebê nº 1) – 1918
Arthur Kim Chan
A manhã da Pierrete (Carnaval das Crianças) – 1919
O Ginete do Pierrozinho (Carnaval das Crianças) – 1919
Leandro Isaac Motta
Na corda da viola (Guia Prático nº. 1) – 1932
Vitor Arantes Mathias
A Maré Encheu (Guia Prático nº. 1) – 1932
Dione dos Santos Moraes
A Lenda do Caboclo – 1920
Mariana Martins Lemes
Passa Passa Gavião (Ciranda nº. 6) – 1926
Habacuque Amós N. Barbosa
Branquinha (A Prole do Bebê nº. 1) – 1918
Thamires Marques Silvério
Polichinelo (Prole do Bebê nº 1) – 1918
Caue Tomachige
Valsa da Dor – 1932
Marcos Vinicius V. de Souza
– alunos de piano da professora Donata Lange –
20h – O Canto na obra de Villa-Lobos
Nhapopé (Modinhas e Canções) – 1935
Rodrigo Alves de Carvalho
Serenata (Seresta nº 13) – 1926
Luiz Eduardo Alves Guimarães
Canção do poeta do século XVIII – 1948
Thiago Furlan
Saudades da Minha Vida (Seresta nº. 4) – 1926
Alessandra Vertamatti
Pobre Cega… (Seresta nº. 1) – 1926
Paulo Cavalcante
Redondilha (Seresta nº. 11) – 1926
Ana Lucia Benedetti
Modinha (Seresta nº 5) – 1926
Elias Gomes
Canção do Amor (Floresta Amazônica) – 1958
Débora Lorenti
Alfeu Araújo, piano
– Alunos de canto da professora Regina Elena Mesquita –
11h – A Música de Câmara na obra de Villa-Lobos
Bachiana Brasileira nº. 6 para flauta e fagote
Felipe Mancz
Fabio Cury, fagote
11:30h – O Piano na Obra de Villa-Lobos
Três Cavalheirozinhos (Brinquedo de roda) – 1912
Lucas S. de Souza
Saci (Petizada) – 1912
Guilherme Ferrari
A maré encheu (Guia Prático nº. 1) – 1932
Matheus Cassiano
Passa Passa Gavião (Ciranda nº. 6) – 1926
Priscila C. Gonzáles
– alunos do professor Juliano Kerber –
Todo mundo passa (Cirandinhas) – 1926
Letícia Amorim
Xô, Passarinho (Guia Prático nº. 8) – 1935
Limão (Guia Prático nº. 8) – 1935
Bianca Generoso Piros
Sinh’Aninha (Guia Prático nº. 8) – 1935
Ynaraí Felix Ramos
Pai Francisco (Guia Prático nº. 8) – 1935
Leonardo Atsushi de Melo
Lenda do Caboclo – 1920
Rodolfo Neves Oliveira
– alunos da professora Leila Mutanen –
Ciclo Completo das Cirandinhas – 1926
Zangou-se o Cravo com a Rosa
Augusto Kira Pedroso de Lima
Adeus, Bela Morena
Nilo Henrique Garcia Behaker
Vamos Maninha
Clarice Divino C. Lopes
Olha aquela Menina
André Oortman de Castro
Senhora Pastora
Augusto Kira Pedroso de Lima
Cae, cae Balão
Graziela Costa Lopes
Todo Mundo passa
Luri Russo de Oliveira
Vamos ver a Mulatinha.
Clarice Divino C. Lopes
Carneirinho, Carneirão
Luri Russo de Oliveira
A canôa Virou
Graziela Costa Lopes
Nesta Rua Tem um Bosque
André Oortman de Castro
Lindos Olhos que ela Tem
Clarice Divino C. Lopes
– alunos da professora AlexSandra Grossi –
Samba Lelê (Guia Prático nº. 2) – 1932
Diego Rangel dos Santos
História da Caipirinha (Petizada) – 1912
Maria Gabriela F. dos Santos
Artimanhas (Suíte infantil nº. 1) – 1912
Lucas Fernandes Marques
A Gaita de um precoce fantasiado (Carnaval das Crianças) – 1919
Arturo Carielo
As traquinices do mascarado mignon (Carnaval das Crianças) – 1919
Julio Paravela
A Canoa virou (Ciranda nº. 14) – 1926
Cristiano S. Custódio da Silva
– alunos da professora Scheilla Glaser –
17:00h – O piano na obra de Villa-Lobos
Acordei de madrugada (Guia Prático nº. 1) – 1932
Karinna Grillo Domingos
Nesta rua tem um bosque (Cirandinhas) – 1926
Lorraine da Silva Leopoldo
Vamos Maninha (Guia Prático nº. 1) – 1932
Pedro Henrique Nunes Iafelice
A maré encheu (Guia Prático nº. 1) – 1932
André Roschel Cristi
No fundo do meu quintal (Guia Prático nº. 1) – 1932
João Paulo de Menezes Neto
– alunos da professora Iracele Vera Lívero –
Nesta rua tem um bosque (Cirandinhas) – 1926
Maria Victoria de Castilho Teles
As Três Marias – 1939
Helleny Nelie Rocha
Valsa da Dor – 1932
So Youg In
– alunos do professor Rogério Zaghi –
Manhã da Pierrete (Carnaval das Crianças) – 1919
Janayna Rios
Lenda do Caboclo – 1920
Vitor Santos
As Três Marias – 1939
Lígia Pucci
Valsa da Dor – 1932
Grasiela Duarte
– alunos de piano do professor Horácio Gouveia –
18:30h – Palestra
Villa-Lobos e o piano: uma visão analítica e interpretativa
– Professora Iracele Vera Lívero e como convidado professor e pianista Achille Picchi
20h – A Música de Câmera na obra de Villa-Lobos
Ária (sobre um tema nordestino) da Bachiana Brasileira nº 4 (piano) – 1935
Canções do Poema Sinfônico Floresta Amazônica (canto) – 1958
Canção do Amor
Melodia Sentimental
Violoncelo, o instrumento de Villa-Lobos
Sonhar – 1914
Capricho op. 49 – 1915
Serestas – 1926
Modinha
Na paz do outono
Saudades da minha vida
Mais violoncelo
Berceuse – 1915
Prelúdio op. 2 nº. 2 – 1913
Nosso folclore, nossas crianças
Nesta rua (canto) – 1943
Mando tiro, tiro, lá (canto) – 1943
Polichinelo (Prole do bebê n. 1) – 1918
Mais canções …
Lundú da Marqueza de Santos – 1940
Canção do poeta do séc. XVIII – 1948
Mais Bachianas…
Bachiana Brasileira nº. 2 – Toccata: O Trenzinho do caipira – 1930
(versão para violoncelo e piano do próprio compositor)
Bachiana Brasileira nº. 5 – Ária (Cantilena) – 1938
Sandra Felix – soprano (convidada)
Vana Bock – violoncelo
Scheilla Glaser – piano
16hs – O Violão na obra de Villa-Lobos
5 Preludios para Violão – 1940
Paulo Porto Alegre
Concerto para Violão e pequena orquestra (versão com piano) – 1951
Allegro preciso
Andantino e Andante
Cadenza
Allegro ma non troppo
Rosana Civile, piano (convidado)
Paulo Porto Alegre, violão
17:30h – O Piano na obra de Villa-Lobos
Andantino da Segunda Suíte Infantil – 1913
Juliana Lucca de Bittencourt Fialho
Allegro da Segunda Suíte Infantil – 1913
Isabela Yumi Assis Koga
Laranjeira Pequenina (Guia Prático nº. 9) – 1935
Hugo Rossini C. Longa
Nesta rua tem um bosque (Cirandinhas) – 1926
Bárbara de Godoy Vasi
A Manquinha (Guia Prático nº. 1) – 1932
Alan de Souza Paim
Valsa Mística (Simples Coletânea) – 1918
Tamires Naibi Pires de Castro
Caixinha de Música Quebrada – 1931
Daniela Uehara
Saudades das selvas brasileiras nº. 2 – 1927
Ana da Silva Santana
Terezinha de Jesus (Ciranda nº. 1) – 1926
Anne Caroline Feitosa dos Santos
A Condessa (Ciranda nº. 3) – 1926
Raquel Rodrigues Silva
O Cravo brigou com a rosa (Ciranda nº. 4) – 1926
Felipe Capozzi Montalvão
Poema Singelo – 1942
Fernanda Romano de Araújo
Festa no Sertão (Ciclo Brasileiro) – (1936)
Cristian Budu
– alunos da professora Marina Brandão –
19:30h – Música de Câmara na obra de Villa-Lobos
Cisne Negro para violoncelo e piano – 1917
Canções típicas brasileiras: Adeus Ema/ Xangô – 1919
Floresta Amazônica: Melodia Sentimental – 1958
para voz e piano Serestas: nº. 9: Abril / nº. 8: Canção do carreiro – 1926
Assobio a jato para flauta e violoncelo – 1950
Allegro non troppo/Adagio/ Vivo
Allegria na Horta (Suíte Floral op. 97) para piano solo – 1918
Ária (cantiga) (Bachianas brasileiras n. 4) para piano solo – 1936
Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº. 2) – 1930
para violoncelo e piano
Nahandove Ensemble SP
Maria Lúcia Waldow, mezzo-soprano (convidada)
Mauro Brucoli, violoncelo (convidado)
Cássia Carrascoza, flauta
Horacio Gouveia, piano
20:30h – Música de Câmara na obra de Villa-Lobos
QUARTETO DE CORDAS AUREUS
Quarteto nº 1 – 1915
1.Cantilena- Andante
2.Brincadeira – Allegretto scherzando
3.Canto Lirico – Moderato -Piu mosso – Moderato
4. Canconeta – Andantino quasi allegretto
5, Melancolia – Lento
6. Saltando como um saci – Allegro
Violinos LAÉRCIO DINIZ, NADILSON GAMA.
Viola ADRIANA SCHINCARIOL VERCELLINO
Violoncelo ANA MARIA CHAMORRO
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.