Jovens músicos se apresentam gratuitamente dia 26 de junho no Memorial da América Latina, com regência de Roberto Sion e os convidados Heloisa Fernandes, Zeca Assumpção e Ari Colares
A Orquestra Jovem Tom Jobim apresenta o concerto Encontro no próximo dia 26 de junho, sábado, às 21h, no Memorial da América Latina. Durante a apresentação, os jovens músicos da Tom Jobim, sob a batuta do maestro Roberto Sion, encontram-se com o trio formado pela pianista Heloisa Fernandes, o contrabaixista Zeca Assumpção e o percussionista Ari Colares.
A abertura do concerto fica por conta do trio Zeca, Ari e Helô, que se reúnem para interpretar duas composições próprias da pianista, presentes em seu último disco, Candeias. O trabalho reúne melodias folclóricas e populares criadas a partir de uma pesquisa que Heloísa desenvolveu sobre o livro Melodias Registradas por Meios Não-Mecânicos. Publicado em 1946, o livro reúne 570 músicas que Mário de Andrade e colaboradores recolheram da boca do povo, sendo o primeiro livro editado sobre folclore no Brasil.
Na sequência, a Tom Jobim se reúne e executa Imagem, de Luiz Eça, Painel Jobim II, primeira peça encomendada pelo grupo jovem sobre obras de Tom Jobim, com arranjos de Laércio de Freitas, Taipe, de Zeca Assunção e Canção que Morre no Ar, de Carlos Lyra, com arranjo de Roberto Sion, regente da orquestra.
Para finalizar o concerto, o trio volta ao palco e se encontra com a Orquestra Jovem Tom Jobim para interpretar canções de cada um dos três instrumentistas do trio: Candeias, de Heloísa Fernandes, Deserta, de Zeca Assumpçãoe Dona Dindinha, de Ari Colares.
Ari Colares, Heloísa Fernandes e Zeca Assumpção
O ano de 2005 presenciou o lançamento do primeiro álbum de Heloísa Fernandes, intitulado Fruto, do qual participaram entre outros grandes colaboradores, os músicos Zeca Assumpção, contrabaixo, e Ari Colares, percussão.
Fruto abriu as portas para o encontro de Zeca, Ari e Helô dentro de uma proposta de composição da pianista. Alguns dos arranjos deste álbum foram adaptados posteriormente para esta formação ao longo dos concertos que o grupo realizava, o que resultou, mais à frente, em um novo projeto e gravação de um novo disco, desta vez em trio.
No início de 2009, Heloísa desenvolve o projeto Melodias do Brasil, trabalho que teve como alicerce a pesquisa da cultura popular brasileira encontrada nos registros colhidos por Mário de Andrade e seus pesquisadores entre 1936 e 1938. Desta pesquisa nasceram as novas composições da pianista contidas em seu recente trabalho autoral, Candeias.
Arranjado, executado e gravado com Zeca Assumpção e Ari Colares, Candeias aponta um novo caminho no que toca à apropriação de elementos da cultura popular, trazendo uma música que é o resultado da reflexão e das conversas vividas por estes músicos neste processo.
Clique aqui e confira mais informações sobre o concerto.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.