Bianca de Souza, bacharel em Violoncelo pela UNICAMP, iniciou seus estudos de violoncelo sob orientação da professora Liana Pereira, em sua cidade natal – Jundiaí. Posteriormente, ingressou no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas, onde teve aulas com Lara Ziggiatti Monteiro. Foi aprovada na Escola Municipal de Música de São Paulo, tendo aulas com Gretchen Miller e Ricardo Fukuda. Foi também orientada por Douglas Kier (OSESP) e Vana Bock.
Foi integrante da Orquestra Juvenil da Escola Municipal de Música de SP e da Orquestra Jovem Tom Jobim, em São Paulo, sob regência de Nelson Ayres, atuando como Chefe de Naipe em ambas. Participou do Festival de Campos do Jordão, Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas), Gramado In Concert (Gramado). Como integrante do Unicamp Cello Ensemble, participou do Rio Cello Encounter por dois anos, na cidade do Rio de Janeiro. Em 2018 e 2020, participou também do Villa-Lobos Internacional Chamber Music Festival, na Califórnia (EUA), gravando também com o grupo o CD “Cellos Without Borders”. Participou de masterclass com Ophélie Gaillard (França), Benedict Kloeckner (Alemanha), Aldo Mata (Espanha), André Micheletti (Brasil), Beata Urbanek (Polônia), Jacob Shaw (Reino Unido), Jan Kalinowska (Polônia), Stijn Kuppens (Bélgica), Antônio Meneses (Brasil/Alemanha), Raúl Andueza (Espanha), Fábio Presgrave (Brasil), entre outros.
Formou-se em 2018 pelo curso de Bacharelado em Violoncelo pela UNICAMP sob orientação do professor-doutor Lars Hoefs. No mesmo ano, foi vencedora dos concursos: Jovem Solistas da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), da Orquestra do Departamento de Música da Unicamp e da Orquestra Filarmônica de Valinhos, atuando como solista das “Variações sobre um tema rococó” de Tchaykovsky. Em 2019, foi participante do programa “Prelúdio” da TV Cutura, sob regência do maestro Julio Medaglia. Em 2020, foi vencedora do prêmio Maria Vischnia, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado. Atualmente cursa Mestrado em Performance pela Universidade de São Paulo (USP), sendo orientada pelo professor-doutor Robert Suetholz. Recebe também orientação da professora Mariana Amaral (OSM) e é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Jovem do estado de São Paulo, sob regência do maestro Cláudio Cruz
_____________________________
O Prêmio Ernani de Almeida Machado é uma iniciativa da Santa Marcelina Cultura com o patrocínio do escritório de advocacia Machado Meyer. Os vencedores da 11ª edição serão anunciados no dia 4 de dezembro, às 16h, durante o concerto de encerramento da temporada 2022 da Orquestra Jovem do Estado. Acompanhe a transmissão ao vivo pelo youtube.com/tjemesp
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.