Disciplina: Saxofone e flauta popular
Formação e atividades artísticas: Pós – graduado em música popular pela FACCAMP, bacharel em saxofone pela faculdade Mozarteum de São Paulo, formado nos cursos de música popular e saxofone erudito pelo Conservatório de Tatuí, César Roversi é ganhador do Latin Grammy 2018 – com a Hermeto Pascoal e Big Band – CD Natureza Universal – na categoria de Melhor Album de Latin Jazz, além de possuir mais duas indicações em anos anteriores.
Em seus trabalhos autorais, destacam-se o trio “Código Ternário”, e o grupo de música instrumental brasileira “Mente Clara”, com o qual possui dois CDs lançados e a participação no programa da TV Cultura – Mosaicos – em homenagem a Hermeto pascoal.
Em agosto de 2014, lançou seu CD autoral – Entre Linhas – com participações de Toninho Carrasqueira e Nailor Proveta, sendo avaliado pelo jornalista Carlos Bozzo Jr como excelente, com a indicação de cinco estrelas no jornal O Estado de São Paulo.
Faz parte dos grupos Hermeto Pascoal Big Band, Nelson Ayres Big Band, Zé Barbeiro Quinteto, Banda Urbana, Grupo Quebra Cuia (idealizado por Fernando Correa e Rubinho Antunes), e Vintena Brasileira.
Em 2015, lançou o primeiro CD do trio Código Ternário – Intensidade – em Paris – França, em setembro de 2017, também com o trio, lançou o segundo CD – Quarteto Ternário – em Medellín – Colômbia, e em outubro de 2019 saiu em turnê pelo Chile, fazendo concertos nas cidades de Santiago, Valparaiso, Concepcion, Chillan, Rancagua e Arica.
Além das turnês com o Código Ternário, também participou da turnê com Toninho Ferragutti e Grupo Luceros de dança em concertos pelo México, em outubro de 2018, agora tocando clarinete e sax soprano.
Em 2019 lançou o single Rapsódia Norte Sul nas plataformas digitais.
Em gravações de CDs, participou das produções de Marcos Paiva “MPTrio” e “Concerto para Pixinguinha” de Vânia Bastos, Hermeto Pascoal e Big Band “Natureza Universal”, “Tem Mineira no Samba” da cantora Corina Magalhães – indicado ao Grammy de 2016 na categoria melhor CD de samba, “Tocando para o Interior” de Nailor Proveta, Fernando Corrêa “Dez Arranjos”, Orquestra Urbana – indicado ao Grammy de 2016 na categoria arranjos, Banda Urbana “Polis Imaginada”, Quinteto do Zé – dirigido pelo violonista Zé Barbeiro, Gian Corrêa “Mistura Sete” – Vol 1 e Vol 2 (quarteto de saxofones, violão de 7 cordas e pandeiro), dentre outros.
Participou do programa Ensaio, acompanhando a cantora Dora Vergueiro.
Apresentou-se ao lado de alguns dos nomes do cenário do jazz americano, como Daniel Barry, John Rapson, Eddie Sarath, Denis Noday e Miles Osland. Também tocou com Hermeto Pascoal, Leny Andrade, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Francis Hime, Olivia Hime, Zé Renato, Danilo Caymmi, Vânia Abreu, Dora Vergueiro, Zezé Mota, Selma Reis, Vânia Bastos, Mônica Salmaso, Virgínia Rosa, Raul de Souza, Banda Mantiqueira, Toninho Ferragutti, Arismar do Espírito Santo, Amilson Godoy, Amilton Godoy, Demônios da Garoa, Luizinho 7 Cordas, Zé Barbeiro, Alessandro Penezzi, Ronaldo do Bandolim, Raul de Souza, Vinícius Dorin, Fernando Corrêa, Edu Ribeiro, Léa Freire, Nailor Proveta, dentre outros.
Por sua versatilidade, Cesar Roversi também é atuante no cenário da música erudita no país, tendo sido integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no período de 2011 a 2017.
Participou, também, de concertos em diversos grupos sinfônicos, como Camerata Aberta, na qual participou como solista, e OSESP, com a qual gravou um dos CDs da obra de Heitor Villa-Lobos, além de concertos realizados com OSUSP e “Sinfonia Cultura”.
Atual professor de saxofone da FAMOSP – Faculdade Mozarteum de São Paulo.
Lecionou, durante oito anos, saxofone e improvisação no curso de música popular do Conservatório de Tatuí.
Ministrou oficina de saxofone e de prática de choro no Festival Internacional de Choro do “Club Du Choro de Paris”, além de aulas e masterclasses nos festivais de música das cidades de Ourinhos e Londrina, na área de saxofone clássico, e no “I Painel Instrumental”, na área de saxofone e improvisação, realizado pelo Conservatório de Tatuí, ao lado de Thiago Espírito Santo, Edu Ribeiro, Fábio Torres, dentre outros.
Possui matéria publicada na revista Sax e Metais, onde aborda estudos específicos para o desenvolvimento da improvisação sobre gêneros musicais brasileiros.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.