Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Biblioteca@Net
    • E-mail institucional
    • Intranet
    • Sistema TOTVS
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Biblioteca@Net
    • E-mail institucional
    • Intranet
    • Sistema TOTVS
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Cursos Livres de Ensino a Distância (EaD) 2024 | 2º Processo Seletivo


Apreciação Musical

  • Vagas: 10

  • Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 16h30 

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade. 

  • Professor responsável: Marco Prado

  • Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.

  • Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som: Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido/a através da seleção

  • Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: O(a) candidato (a) deverá dizer seu nome completo, sua idade e dizer quais as razões que motivaram para a escolha do curso. 

  • Inscrições:
Lista de inscrições
Resultado Final

Coral 50+

  • Vagas: 5

  • Dia e horário: 6ª feira, das 10h30 às 12h30 

  • Faixa Etária: A partir de 50 anos. 

  • Professora responsável: Cinthia Sell  

  • Ementa: O curso tem como objetivo o trabalho EAD de canto coral, com aprendizado de exercícios técnicos vocais, respiratórios e leitura de partitura num âmbito de iniciação musical, voltada também às necessidades do repertório a ser executado.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Além dos ensaios semanais, haverá produção de conteúdo virtual, contemplando, assim, o trabalho como um todo.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

  • Tipo de Seleção: Os(as) candidatos(as) deverão enviar um vídeo entoando pequenas melodias. Duração máxima de 3 minutos.

  • Inscrições:
Lista de inscrições
Resultado Final

Oficina de Canto para Atores – O Canto em Cena

  • Vagas: 4

  • Dia e horário: 6ª feira, das 17h30 às 18h30 

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade. 

  • Professores responsáveis: Luiz Gayotto e Cinthia Sell

  • Ementa: O curso pretende abordar o ofício do canto destinado àquelas pessoas que trabalham em espetáculos teatrais, em musicais, performances cênicas de qualquer natureza em que a música e a cena se misturam e o artista tem que aliar sua experiência do ator/performer às suas habilidades musicais, focadas no ato de cantar. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Técnica vocal, percepção musical (melodia, harmonia e ritmo), noções de teoria musical, solfejo e vocalizes, pesquisa de repertório e dramaturgia, exercícios corporais e postura, percussão corporal, interpretação e canto, e apresentações durante o ano.

  • Pré-requisitos para ingresso: O(a) aluno(a) deve já ter uma experiência prévia com espetáculos cênicos e conhecimentos musicais básicos, teóricos e práticos. 

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar um vídeo com os seguintes itens: Cantar um trecho de uma música composta por Chico Buarque, com ou sem acompanhamento instrumental e responder as perguntas do questionário abaixo. O vídeo deve ter no máximo 5minutos.

  • Inscrições:
Questionário
Lista de inscrições
Resultado Final

Música do Século XX e XXI

  • Vagas: 10

  • Dia e horário: 6ª feira, das 16h30 às 18h30

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade

  • Professor responsável: Tiago Gati

  • Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI.  Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso. 

  • Inscrições:
Lista de inscrições
Resultado Final

Panorama da Música Brasileira

  • Vagas: 10

  • Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30 

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade

  • Professor responsável: Marco Prado

  • Ementa: O curso tem o intuito de oferecer aos participantes um contato com temas relevantes, relacionados com a história da música feita no Brasil entre os períodos da Conquista em 1500 e da década de 1980. O trabalho não é limitado ao conhecimento de aspectos factuais da história da música, mas incorpora discussões a respeito da sociedade, das estruturas e do ambiente no qual se realizou determinada manifestação artística. As aulas são acompanhadas de textos, projeções de imagens, exibição de filmes ou documentários e audição de gravações ilustrativas, relacionadas aos assuntos em discussão. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: A conquista da América e a música colonial: As diversas possibilidades de escolha, registro e avaliação dos materiais considerados no estudo da História. Bases da colonização e o pacto colonial – Influência Moura, Medieval e Renascentista Europeia, dos indígenas e africanos na formação da cultura brasileira. As primeiras danças coloniais: Fofa, Lundu, Fado, Capoeira, Batuque e Maculelê. – A Modinha A música indígena – A “Música dos barbeiros” – O som dos espaços públicos e privados. A época da mineração e a música colonial mineira.  | A Família Real Portuguesa no Brasil, o Brasil Imperial e Republicano: Contexto para a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil e as transformações.  A música na corte portuguesa – As escolas e ensino musical no Brasil. Danças e a música europeia – A Polca e o piano – O Xótis, o Tango , as Valsas. e os expoentes do período. | O Brasil entre os séculos XIX e XX: Urbanização e novas tecnologias- Migração, imigração e influência. Hegemonia americana e suas áreas de atuação. Novas possibilidades sonoras – cinema, rádio e gravação. As casas das Tias Baianas – O Teatro de Revista – Os conjuntos de Pau e Corda – O Maxixe- O Choro e o Samba. | A Era do Rádio. A Bossa-nova e os anos 50: O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, a guerra fria e sua influência na América Latina. O surgimento do Rock e o mercado musical para os jovens. A bossa-nova e o reconhecimento internacional da música brasileira. | A Jovem Guarda e o Tropicalismo: Os anos 60 e as transformações na época da “Guerra Fria”. O Clube da Esquina e Os Novos Baianos. Outras músicas feitas na cidade de São Paulo nas décadas de 1980 e 90.  Uma pequena rota musical pela América do Sul. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção. 

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso. 

  • Inscrições:
Lista de inscrições
Resultado Final


Tendências da Música POP Hoje

  • Vagas: 5

  • Dia e horário: 5ª feira 17h30 às 18h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.

  • Professor responsável: Webster Santos  

  • Ementa: O curso pretende analisar as origens e a consequente formação da Música POP. Realizar comparações entre aspectos do POP Estrangeiro e do POP Brasileiro. Por fim, abordar a sua evolução fonográfica e a aplicação dos elementos POP característicos na música atual.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Discussão e desenvolvimento dos trabalhos autorais dos(as) alunos(as).

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento Musical e em algum software de edição musical. Artistas em desenvolvendo do trabalho autoral 

  • Tipo de Seleção: Enviar vídeo curto contendo: Apresentação pessoal dizendo a razão do interesse pelo curso e um link do trabalho musical autoral.

  • Inscrições:
Lista de inscrições
Resultado Final

  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Biblioteca@Net
    • E-mail institucional
    • Intranet
    • Sistema TOTVS
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Endereço

Largo General Osório, 147 - Luz
01213-010 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados
(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados

Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.