Ementa: O curso aborda aspectos interpretativos e técnicos do repertório para cravo, passado por assuntos como retórica, dedilhados, articulações, registração, afinação e baixo contínuo.
Atividades a serem desenvolvidas: Trabalho de consciência corporal, desenvolvimento da percepção auditiva e solfejo rítmico. Apresentação e execução do repertório básico e intermediário desenvolvido para o cravo. Organização de processos de estudo no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Candidatos(as) que já toquem piano ou cravo em nível básico ou intermediário que tenham interesse em aprender ou se aperfeiçoar nos estudos do instrumento.
Tipo de Seleção: Entrevista, leitura à primeira vista, tocar uma obra de J.S. Bach e uma obra de livre escolha.
Ementa: A Orquestra Barroca da EMESP é uma formação especializada em instrumentos antigos, destinada àqueles(las) que possuem o instrumento antigo e desejam ter uma experiência com o repertório orquestral do período Barroco, orientados pelo violinista Luís Otávio Santos. Os encontros semanais resultam em apresentações periódicas, dentro da programação anual do calendário artístico da Santa Marcelina Cultura.
Atividades a serem desenvolvidas: Pelo menos um programa de concerto completo por cada semestre. Concertos a serem agendados no início do ano letivo. Ensaios semanais envolvendo todos os aspectos da prática da música antiga.
Pré-requisitos para ingresso: Experiência mínima com um instrumento antigo e instrumento adequado para essa atividade.
Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo com um breve currículo, dizer o porquê quer fazer o curso e apresentar uma peça barroca de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Ementa: O curso se propõe a auxiliar os flautistas na execução de obras do período barroco e clássico, seguindo os critérios da execução historicamente informada, aprofundando-se, assim, nas questões de estilo, articulação, retórica, afetos, danças, formas e andamentos, com base nos tratados da época. Neste curso serão estudadas, entre outras, as obras principais do repertorio e as peças de concursos, como por exemplo os concertos de Mozart, a Partita e as sonatas de J.S. Bach, as 12 fantasias de Telemann e o solo de C. Ph.E.Bach.
Atividades a serem desenvolvidas: Execução das obras principais do repertório solístico, camerístico e orquestral da flauta transversal do período barroco e clássico, segundo a performance historicamente orientada.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O(a) candidato (a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar um movimento de uma Peça Barroca. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.