Faixa Etária: a partir de 15 anos, sem idade limite.
Professor responsável: Guilherme Ribeiro
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos(às) alunos(as) uma experiência musical de nível médio/avançado diante de um repertório contemporâneo e eclético das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal, são alguns dos compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Com essa variedade de repertório, o(a) aluno(a) terá acesso a uma experiência musical ampla. Esse laboratório musical visa promover o desenvolvimento das habilidades solísticas e de trabalho coletivo dos(as) alunos(as) a fim de inseri-los(las) no cenário musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos(as) de nível médio/avançado.
Tipo de Seleção: O candidato(a) deverá tocar uma peça de livre escolha e improvisação em forma blues (Backing track/Play along em F ou Bb concert) e leitura à primeira vista.
Vagas: 8, sendo para acordeão, piano, percussão, flauta, violino ou rabeca
Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem idade limite.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc.)
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Tipo de Seleção: Por vídeo. O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: 1 – Dizer seu nome completo e idade; 2 – Dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, há quanto tempo já estuda e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra; 3 – Tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha; 4 – O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
Ementa: A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios são trabalhados elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, tais como escalas, arpejos e timbres específicos. Além disso, são trabalhados inúmeros elementos importantes à música de câmara e à prática coletiva, como: sincronicidade, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homorritmia, polifonia, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha e uma peça de confronto.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha dentre: 1 – Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi; 2 – Estudios Sencillos, de Leo Brouwer; 3 – Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras.
Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe a obra do Maestro Moacir Santos, que retrata a pluralidade e a riqueza da nossa cultura. O combo conta com a coordenação do professor Sizão Machado.
Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para a formação original utilizada pelo Maestro Moacir Santos.
Pré-requisitos para ingresso: É obrigatório que o(a) aluno(a) tenha boa leitura musical. Os músicos de sopro devem igualmente ter a capacidade de realizar transposições de partituras escritas em concerto para seus respectivos instrumentos.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música na partitura abaixo:
Vagas: 8, sendo aceitos violinos, viola, violoncelos, contrabaixo, flauta, clarinete, voz (masculina ou feminina), percussões e pianos. Outros instrumentistas, como fagote, oboé, saxofone e metais também são bem-vindos.
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI. Trabalho de colaboração com compositores, pesquisa de técnicas estendidas e de interpretações a partir da variabilidade de linguagens da música contemporânea.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos e ensaios em conjunto, leitura e interpretação do repertório tradicional e de vanguarda da música contemporânea de concerto, visando a compreensão e performance de músicas que podem ser canônicas, mas também novas, incluindo estreias.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico intermediário e avançado.
Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Herivelto Brandino e Roberto Angerosa
Ementa: O grupo tem como mote central a pesquisa de diferentes formas de conexão entre a música popular e erudita, em formatos como composições dos alunos e professores, improvisações, arranjos e processos criativos coletivos, valendo-se da variedade de instrumentos desse grande universo percussivo, desde os tambores da música popular, como congas, bongôs, pandeiros, passando pelos teclados percussivos da música erudita, como a marimba e o vibrafone, chegando na variedade timbrística através de instrumentos menos convencionais e de técnicas e sonoridades alternativas, buscando sempre a variabilidade das formas de combinar linguagens e experiências musicais distintas.
Atividades a serem desenvolvidas: Ensaios e apresentações ao público; Execução de arranjos feitos pelos próprios alunos e professores de músicas do universo erudito e popular; Execução de composições dos professores, feitas especialmente para o grupo; Estímulo aos alunos a comporem para o grupo; Estímulo à troca de experiências entre os dois universos, de tal forma que alunos do popular possam tocar instrumentos da percussão erudita e vice-versa; Estímulo à troca de habilidades entre os dois universos, a partir de propostas pedagógicas criadas pelos professores.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento técnico básico em pelo menos um dos dois universos da percussão popular ou erudita. Conhecimento básico de teoria musical, como as figuras rítmicas, leitura básica de partitura e percepção e memória de frases musicais curtas.
Faixa Etária: Idade mínima de 8 anos e máxima de 12.
Professor responsável: Herivelto Brandino
Ementa: O curso propõe a formação de um grupo de percussão de crianças da EMESP que tenha uma atividade musical diversa, com referência na música erudita e popular, especialmente aquelas do universo infantil, como canções, brincadeiras de roda, jogos de mãos, trilhas de desenhos e jogos, poemas sinfônicos, contação de história com sonoplastia e improvisos temáticos. Todos esses elementos envolvem princípios pedagógicos que buscam a compreensão da coletividade musical e a assimilação de elementos estruturantes da música, como melodia, harmonia, diversidades rítmicas e a criação de diferentes cores sonoras.
Atividades a serem desenvolvidas: Brincadeiras e dinâmicas coletivas que potencializam a atenção e raciocínio rápido, recurso fundamental na música; Improvisos que estimulam a criatividade; Composições coletivas para potencializar a compreensão das estruturas musicais e coletividade; Execução de músicas e canções que os alunos gostam e conhecem, viabilizando o estimula à musicalidade intuitiva; Ensaios e apresentações ao público
Pré-requisitos para ingresso: O curso é indicado especialmente para crianças percussionistas ou que tenham vontade de tocar percussão, ou ainda que busquem práticas coletivas lúdicas.
Iniciação a Percussão – Bateria de Escola de Samba
Vagas: 34
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: Este curso oferece uma experiência prática em grupo, focada no desenvolvimento da percepção auditiva, memória musical e habilidades rítmicas. O repertório abrange sonoridades típicas das baterias de escolas de samba, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda desse estilo musical. As aulas abordam técnicas de percussão e exploram o contexto histórico e cultural da percussão de escola de samba.
Atividades a serem desenvolvidas: Este curso se concentra principalmente no estudo dos instrumentos tradicionais de escola de samba. Além disso, ofereceremos uma introdução à percussão popular, abrangendo instrumentos como congas, pandeiro de choro, zabumba entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias, até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luis Perez
Ementa: Compreensão e aplicação dos sons corporais como material para a criação de ritmos.
Atividades a serem desenvolvidas: Utilização da percussão corporal na vida diária; Exploração de variados timbres; Aprimoramento de habilidades rítmicas; Prática de improvisação em diferentes cenários; Estudo da estrutura rítmica para fins criativos.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: A partir de 12 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: O curso consiste na iniciação à percussão popular com o intuito de desenvolver a musicalidade, o senso rítmico, o repertório e a técnica instrumental dos(as) alunos(as).
Atividades a serem desenvolvidas: Introdução à percussão popular por meio de atividades relacionadas ao samba, baião e outros ritmos Afrobrasileiros. As atividades são sempre orientadas à prática utilizando instrumentos originários de cada um desses gêneros.
Pré-requisitos para ingresso: Nível básico em qualquer instrumento de percussão
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Jane do Bandolim e Marcelo Cândido
Ementa: Estudo do gênero Choro por meio da reprodução dos arranjos criados pelo compositor Pixinguinha, com ênfase na estética, fraseado, sonoridade e linguagem característicos da época.
Atividades a serem desenvolvidas: Instrutores(as) especializados abordarão a linguagem do Choro, tanto para os instrumentos tradicionais do gênero quanto para instrumentos menos comuns, como trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os(as) professores(as) executarão os arranjos juntamente com os alunos para aprofundar a compreensão da execução e interpretação das peças propostas. Os(as) alunos(as) imergirão no universo do Choro e de Pixinguinha, com orientação direta de especialistas em cada instrumento, proporcionando uma experiência enriquecedora.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Ementa: O curso visa aprimorar as habilidades musicais dos(as) alunos(as) na linguagem do choro por meio de execução do repertório e/ou audição de seus(suas) principais compositores(as) e instrumentistas. Além disso, focaremos na construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura, com seu instrumento.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste e tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Murmurando” de Fon-Fon ou “Chorei” de Pixinguinha.
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Alexandre Ribeiro
Ementa: O curso pretende fornecer ao(à) aluno(a) um contato mais abrangente com o repertório de Gafieira, estilo muito peculiar da vida cotidiana do povo brasileiro e de uma época áurea da cultura urbana, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Atividades a serem desenvolvidas: O curso pretende fornecer ao(à) aluno(a) o conhecimento do repertório característico do gênero, bem como sua linguagem desenvolvida pelas orquestras que protagonizaram os bailes dos anos 1940 a 1980.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado, leitura à primeira vista e facilidade de transposição para os músicos de sopro.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música abaixo:
Vagas: 11 (sendo: 04 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 02 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 01 (um) piano; 01 (uma) violão/guitarra; 01 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 02 (duas) vozes – masculina/ feminina). NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos(as) para um mesmo instrumento.
Dia e horário: 5ª feira das 11h30 às 13h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Sizão Machado
Ementa: O curso propõe um contato do(a) aluno(a) com o universo da música afro-cubana, o Latin Jazz e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas, bem como com sua estruturação formal.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do “montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo. Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado e leitura à primeira vista
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música abaixo:
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Webster Santos
Ementa: O curso aborda as bases matriciais da cultura brasileira com ênfase na identificação dos gêneros, subgêneros e fusões da música nacional. Através de uma perspectiva histórica, examina a relação entre as raízes culturais e o comportamento social, focando na interação entre ritmo, melodia e harmonia. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das influências afrocentristas na cultura e música brasileiras.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo de claves, construções melódicas e rítmicas; Uso da oralidade e percepção; Realização de composições próprias através do conhecimento adquirido.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: Idade mínima de 13 anos e máxima de 35.
Professor responsável: Marcio Rampim
Ementa: O curso foi criado para atender a demanda de alunos(as) de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares, que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.
Pré-requisitos para ingresso: Pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste com o instrumento.
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