Cursos Livres de Orquestras, Cameratas e Práticas Coletivas 2025 – 2º Processo Seletivo
Camerata Caipira
Vagas: 02. Sendo: acordeão, piano, percussão, flauta, violino ou rabeca.
Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30
Faixa Etária: a partir de 14 anos
Professor responsável: João Paulo Amaral
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc.)
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Tipo de Seleção: Por vídeo. O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: 1 – Dizer seu nome completo e idade; 2 – Dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, há quanto tempo já estuda e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra; 3 – Tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha; 4 – O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
Ementa: A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios são trabalhados elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, tais como escalas, arpejos e timbres específicos. Além disso, são trabalhados inúmeros elementos importantes à música de câmara e à prática coletiva, como: sincronicidade, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homorritmia, polifonia, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha e uma peça de confronto.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar um Estudo de livre escolha dentre: 1 – Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi; 2 – Estudios Sencillos, de Leo Brouwer; 3 – Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras.
Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI. Trabalho de colaboração com compositores, pesquisa de técnicas estendidas e de interpretações a partir da variabilidade de linguagens da música contemporânea.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos e ensaios em conjunto, leitura e interpretação do repertório tradicional e de vanguarda da música contemporânea de concerto, visando a compreensão e performance de músicas que podem ser canônicas, mas também novas, incluindo estreias.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico intermediário e avançado.
Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos.
Local do Curso: Teatro União Olho Vivo (TUOV) – Rua Newton Prado, 766 – Bom Retiro.
Faixa Etária: a partir de 18 anos.
Professor responsável: Luis Perez
Ementa: O curso de percussão corporal visa desenvolver as habilidades musicais dos participantes através do uso do corpo como instrumento. os alunos aprenderão uma variedade de ritmos e técnicas da percussão corporal. este curso proporcionará uma compreensão dos fundamentos rítmicos, além de promover a criatividade e a improvisação.
Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.
Pré-requisitos para ingresso: ser maior de idade.
Tipo de Seleção: O processo seletivo consistirá em atividades coletivas, nas quais serão avaliados aspectos como: percepção rítmica e melódica, afinação, tessitura vocal, articulação, características timbrísticas, além de algumas questões fisiológicas, como muda vocal (mudança das características vocais comuns à adolescência).
Professor responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorim
Ementa: Considerando todos os benefícios que a educação musical proporciona no desenvolvimento humano, é importante torná-la acessível. É por isso que o Curso Livre de Práticas Musicais Inclusivas tem como objetivo oferecer apoio prático e musical para as pessoas com deficiência, neuro divergentes, sem deficiência, educadores e interessados, para que possam conhecer as ferramentas de inclusão e metodologias inclusivas de ensino musical. Além disso, poderão desenvolver as suas habilidades artísticas, perceptivas, trabalhar a autoconfiança, criatividade e promover a inserção dos(as) mesmos(as) na sociedade, quebrando paradigmas e preconceitos.
Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento sobre as principais caraterísticas das Pessoas com Deficiência e Neuro Divergentes; conhecimento sobre os recursos de Tecnologia Assistiva; Metodologias Musicais Inclusivas; adaptação de material de ensino e desenvolvimento de práticas inclusivas; conhecimento sobre processos de avaliação e Trabalho de Campo na Escola.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
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