Cursos Livres do Núcleo de Música e Tecnologia 2024
Fundamentos da Engenharia de Áudio para Músicos
Vagas: 10
Dia e horário: 2ª 14h30 às 16h30
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Thiago Abdalla
Ementa: Este curso oferece uma introdução aos princípios e práticas fundamentais da engenharia de áudio, especificamente adaptados para músicos. A partir dos princípios da física acústica, os alunos poderão explorar equipamentos de gravação e reprodução de áudio, incluindo microfones, mesas de som, interfaces de áudio, e software de gravação. O curso abordará técnicas de microfonação para diferentes instrumentos, fundamentos da mixagem, e introduzirá conceitos de edição digital e processamento de efeitos. Combinando teoria com prática, este curso visa capacitar músicos com as habilidades e conhecimentos necessários para gravar, editar e produzir suas próprias músicas com qualidade profissional.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: André Damião Bandeira
Ementa: O curso Laboratório de Música Eletrônica é voltado para músicos e artistas com interesse na música mediada por meios eletrônicos, o curso será focadona composição de Música Eletroacústica, Improvisação e Arte Sonora. Para isso, duranteaulas serão discutidas tanto questões práticas quanto teóricas acerca dos processos composicionais ehistóricos desses gêneros da música contemporânea. Com o intuito de que os participantesdesenvolvam suas próprias composições ao longo do curso, serão introduzidas técnicas decomputação musical para manipulação, análise e síntese de sons eletrônicos através dossoftwares Pure Data, Faust e Supercollider.
Atividades a serem desenvolvidas: Introdução à programação; Análise de repertório de Música Eletroacústica, Música Mista, Improvisação e Arte Sonora; Práticas de composição e improvisação; Leitura e discussão de textos de apoio.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Thiago Abdalla
Ementa: Em Produção Musical, instrumentistas que constituam grupos e/ou solistas terão a oportunidade de realizar um processo completo de produção de um fonograma. Desde a pré-produção, com ensaios e planejamento da seção de estúdio; passando pelo momento da gravação (produção) e realizando todas as etapas de pós-produção “in the box”, com uso de recursos digitais em Digital Audio Workstation (DAW) e plugins.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de ensaio e organização de uma seção de gravação; Apreciação de casos em práticas de estúdio de diferentes formações e estilos musicais; Conhecimento elementar de tecnologia de gravação; Gravação, edição e mixagem em DAW.
Pré-requisitos para ingresso: Performance musical de uma peça musical de livre escolha.
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Rodolfo Valente
Ementa: Este curso propõe trabalhar os diversos aspectos do som no contexto audiovisual, como trilha sonora para filmes e games, sonoplastia e sound design, de maneira mais consciente e criativa, adotando uma abordagem mais integrada e abrangente. Serão investigados alguns critérios estéticos e ferramentas conceituais que têm sua origem em poéticas musicais contemporâneas (música concreta, eletrônica e eletroacústica) e permitem enriquecer as possibilidades do discurso sonoro. Por meio de audições dirigidas, reflexões teóricas e experimentos práticos de composição sonora e audiovisual — em praticamente todos os encontros —, será possível estimular critérios pessoais de trabalho com o som, compreendendo aspectos técnicos e perceptivos do som e (re)pensando criativamente as possibilidades expressivas da edição, tratamento e manipulação de áudio.
Atividades a serem desenvolvidas: Som e imagem: relações temporais (sincronia, síncrese, periodicidade, ritmo, articulação temporal); Som e imagem: relaçõoes espaciais (acusmático/visualizado, dentro/fora de campo, on/off, diegese); Arte do ruído. Música concreta. Objeto sonoro. (Não)-referencialidade do som; Organização de um banco de sons. Tipologia sonora. Espectromorfologia: cor e forma do som; Variação e multiplição do material sonoro: critérios, técnicas, estratégias; Interação entre sons. Gesto e contraponto. Texturas, massas e planos; Dramaturgia sonora e desenho sonoro. Formas de onda e arcos dramáticos; Os pontos de escuta de uma cena; Espaço como elemento composicional. Espaços reais e imaginários. Estéreo, quadrifonia, surround; Experimentos de sonorização. Apreciação crítica coletiva. Discussões e possíveis aprofundamentos.
Pré-requisitos para ingresso: É desejável que o(a) aluno(a) possua conhecimentos básicos musicais e/ou de ferramentas digitais de edição de áudio.
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