Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Cursos Livres de Teoria Musical 2025


Apreciação Musical (no Theatro São Pedro)

  • Vagas: 10   

  • Dia e horário: 5ª feira, das 10h00 às 12h00 

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos

  • Professor(a) responsável: Marco Prado 

  • Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.

  • Atividades a serem desenvolvidas: 1 – Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. | 2 – Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. | 3 – Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. | 4 – Tecnologia transformação e manipulação do som. Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.
LISTA DE APROVADOS

Arranjo Coral

  • Vagas: 6  

  • Dia e horário: 2ª feira, 15h30 – 17h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor(a) responsável: Juliana Ripke

  • Ementa: O curso destina-se a estudantes de música que desejam desenvolver a prática de escrever arranjos para corais de todos os níveis, tanto infantis quanto juvenis, jovens e adultos (uníssono, 2, 3 e 4 vozes). Serão abordados os seguintes assuntos: Como realizar uma boa transcrição; Estudo e revisão básica de harmonia, cifras, campo harmônico maior, menor e modos; Estudo sobre tessitura das vozes; Prosódia; Estudo básico sobre ritmos brasileiros mais utilizados em repertórios e arranjos corais; Estudo sobre texturas musicais; Diferentes técnicas para a criação de arranjos (aumentação, diminuição, homofonia – homorritmica e heterorritmica, contracanto, polifonia, imitação, aplicação de ostinatos rítmicos e complementação rítmica, representações do texto, dentre outros.); Diferentes escritas a duas, 3 e 4 vozes e diferentes combinações de vozes entre os naipes.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Aprenderemos tanto de maneira teórica como prática todos os assuntos listados acima, através de diversos exercícios trazidos e propostos, como também aplicando em repertórios de diferentes estilos, ritmos e níveis de dificuldade.

  • Pré-requisitos para ingresso: Ter leitura musical intermediária e estudo básico de hamonia. Se possível possuir computador com programa de escrita de partitura instalado (para quem não tiver é possível fazer a mão também).

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.
LISTA DE APROVADOS

Arranjo de Cordas

  • Vagas: 6  

  • Dia e horário: 3ª feira, das 18h30 às 20h30

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos

  • Professor(a) responsável: Rodolfo Valente

  • Ementa: A disciplina busca proporcionar o contato com técnicas e processos composicionais relacionados à escrita para o naipe de cordas por meio do estudo das possibilidades instrumentais de orquestração e de exemplos do repertório clássico. Os alunos escreverão ao menos um projeto composicional ou de orquestração por semestre envolvendo uma formação a definir no âmbito do naipe de cordas, além de exercícios propostos ao longo do ano.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, exercícios de escrita musical etc.

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível médio ou avançado.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e entrega do histórico com formação musical do(a) candidato(a) e a razão pela qual pretende fazer o curso, além de 2 partituras, de autoria do(a) candidato(a) (música própria ou arranjo/orquestração).

LISTA DE APROVADOS

Arranjo de Sopros

  • Vagas: 6  

  • Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30

  • Faixa Etária: A partir de 15 anos

  • Professor(a) responsável: Bruno Avóglia

  • Ementa: O curso, dirigido a alunos(as) internos e externos à EMESP, visa capacitar o(a) aluno(a) às práticas de criação musical direcionadas aos arranjos e reelaborações tanto em um âmbito popular quanto erudito. A proposta de curso abordará estudos de técnicas, discussões, análises e apreciação como elementos de criação para que o(a) aluno(a) possa realizar seus próprios arranjos e/ou reelaborações. Ademais, as experimentações e exercícios a serem propostos em aula em conjunto a instrumentistas serão complementares a essa formação.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Exercícios de criação, experimentações, apreciação, discussão e análises.

  • Pré-requisitos para ingresso: Leitura de partituras musicais, disponibilidade no horário de aula estabelecido.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste
LISTA DE APROVADOS

Improviso na Música Brasileira

  • Vagas: 10 

  • Dia e horário: 5ª feira, das 13h30 às 15h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor(a) responsável: Silvio Gianetti

  • Ementa: O curso é voltado ao(à) aluno(a) que deseja aprender a improvisar com células rítmicas Brasileiras. Por meio de dinâmicas práticas, os(as) alunos(as) entrarão em contato com escalas e arpejos aplicados a formas e gêneros Brasileiros como, samba, baião e ijexá.

  • Atividades a serem desenvolvidas: As aulas preveem o uso de acompanhamentos pré-gravados (playbacks) de gêneros Brasileiros.

  • Pré-requisitos para ingresso: O(A) aluno(a) deve demonstrar certa afinidade na execução de escalas maiores.

  • Tipo de Seleção: Entrevista-teste com o instrumento próprio.

LISTA DE APROVADOS

Improvisação no Choro e Samba para Instrumentos de Sopro

  • Vagas: 10 

  • Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30 

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor(a) responsável: Cesar Roversi

  • Ementa: Estudos técnicos, rítmicos, melódicos e harmônicos através da adoção de metodologias didáticas voltadas à improvisação e ao estímulo criativo. Desenvolvimento criativo através da improvisação nos ritmos samba e choro, preparando o discente para integrar e transformar o ambiente sonoro sem comprometer os gêneros musicais.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Interpretação musical: melodia, ritmo, harmonia, articulações e inflexões; Improvisação musical aplicada a gêneros choro e samba; Preparação de estudos técnicos e obras do repertório de choro e samba, em proporção a ser definida pelo professor; Prática das escalas tonais; Execução de acordes em todas as categorias e inversões; Execução gêneros choro e samba respeitando seus padrões rítmicos e melódicos; Desenvolvimento da improvisação; Estudo dos diferentes ritmos do dentro do choro seguindo sua cronologia.

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical em instrumento de sopro.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e breve apresentação do(a) aluno(a) tocando seu instrumento.

LISTA DE APROVADOS

Musicografia em Braille

  • Vagas: 6

  • Dia e horário: 2ª feira das 09h30 às 10h30, das 10h30 às 11h30 e das 11h30 às 12h30 

  • Faixa Etária: Sem restrições de idade.

  • Professor(a) responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorin

  • Ementa: Este curso é especialmente projetado para indivíduos com deficiência visual que possuem habilidades de leitura e escrita em Braille. O objetivo principal deste curso é proporcionar apoio a indivíduos com deficiência visual que dependem de materiais acessíveis para acompanhar as disciplinas oferecidas pela EMESP Tom Jobim. Além disso, este curso é aberto a todas as pessoas interessadas em aprender sobre o Braille, independentemente de terem conhecimento prévio sobre esse sistema. A musicografia Braille é uma poderosa ferramenta que promove a acessibilidade e a inclusão de indivíduos com deficiência na sociedade.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; prática do repertório e desenvolvimento da criatividade musical. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.

LISTA DE APROVADOS

Pré-Vestibular de Universidades

  • Vagas: 20

  • Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30

  • Faixa Etária: a partir de 16 anos

  • Professor(a) responsável: Rodolfo Valente 

  • Ementa: O estudo de uma arte envolve muito mais do que o domínio de certos procedimentos técnicos. No caso da Música, é fundamental que aqueles que queiram aprofundar seus estudos busquem, além da prática qualificada de um instrumento, conhecer a história da música ocidental e seu repertório, assim como os conteúdos de teoria, harmonia, análise e percepção musical. Tendo essas questões em vista, o Curso Preparatório para o Vestibular de Música foi elaborado com o intuito de ajudar a suprir esta necessidade premente no contexto do meio educacional brasileiro, buscando apontar caminhos e diretrizes que permitam com que os(as) alunos(as) encontrem as melhores maneiras de atenderem aos seus objetivos particulares relacionados ao aprendizado musical. O curso se destina a pessoas interessadas em ingressar nos diversos cursos superiores de música oferecidos por Universidades e Faculdades e/ou em ampliarem seu conhecimento musical.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Parte do curso, referente às matérias teóricas (teoria, harmonia, análise, etc.) tem como objetivo habilitar o estudante a lidar de maneira qualificada com o código musical. Inicialmente, é feita uma revisão dos conteúdos essenciais de Teoria Básica, fundamentais para escritura, leitura e interpretação de uma partitura. Posteriormente, o curso dedica-se ao estudo da Harmonia e da Prática de Análise Musical, possibilitando o entendimento de estruturas de organização do discurso musical dentro de um repertório variado. Em percepção, o foco central é proporcionar ao(à) aluno(a) ferramentas através das quais ele próprio poderá se desenvolver neste aspecto tão fundamental para a formação musical. São abordados os seguintes conteúdos: Percepção de intervalos, tríades e funções harmônicas básicas; ditados e leituras rítmicas; Ditados melódicos a uma e a duas vozes; Solfejos. A parte do curso destinada ao estudo da História da Música se baseia no conhecimento e na audição do repertório musical. Serão abordadas questões estilísticas e a escuta de obras dos períodos medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo, bem como demais conceitos e questões pertinentes a esses períodos. É importante ressaltar que o curso, de uma forma geral, preza pela interdisciplinaridade, de modo que, grande parte das vezes, os conteúdos do curso serão abordados em simultaneidade.
  • Pré-requisitos para ingressos: Disponibilidade e interesse. Em função do número máximo de vagas, existe a necessidade de algum conhecimento prévio de teoria, história e percepção musicais, cujo limite se encontrará diretamente associado à procura ao curso e ao resultado do processo seletivo de admissão. 

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, fazer um breve relato de sua formação e experiência musical anterior e dizer quais são suas motivações para buscar o curso Pré-Vestibular da EMESP? Quais seus objetivos com este curso? O vídeo deve ter no máximo 3 minutos. 
LISTA DE APROVADOS

Ritmos do Mundo

  • Vagas: 10

  • Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30

  • Faixa Etária: Sem restrições de idade

  • Professor(a) responsável: Roberto Angerosa

  • Ementa: Com a temática de “Ritmos do Mundo”, faremos uma incursão musical pelo planeta, através da apreciação, decifração e prática de ritmos tradicionais de vários países e regiões. Por meio de mostra de vídeos, áudios, literaturas e outros, promoveremos a interação entre professor e participantes, com a proposta de abrir ‘janelas’ para a cultura e musicalidade dos povos do mundo, visando trazer ao público em geral uma ampliação de conhecimento e apreciação da criatividade humana.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de vídeos, textos, áudios; dinâmicas práticas e coletivas.

  • Pré-requisito para ingresso: Conhecimento musical básico e interesse pela pesquisa. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste

LISTA DE APROVADOS

  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Endereço

Largo General Osório, 147 - Luz
01213-010 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados
(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados

Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.