Cursos Livres do Núcleo de Música e Tecnologia 2025
Fundamentos da Engenharia de Áudio para Músicos
Vagas: 12
Dia e horário: 5ª feira, das 09h30 às 11h30
Faixa Etária: Sem limite de idade
Professor(a) responsável: Thiago Abdalla
Ementa: Este curso oferece uma introdução aos princípios e práticas fundamentais da engenharia de áudio, especificamente adaptados para músicos. A partir dos princípios da física acústica, os alunos poderão explorar equipamentos de gravação e reprodução de áudio, incluindo microfones, mesas de som, interfaces de áudio, e software de gravação. O curso abordará técnicas de microfonação para diferentes instrumentos, fundamentos da mixagem, e introduzirá conceitos de edição digital e processamento de efeitos. Combinando teoria com prática, este curso visa capacitar músicos com as habilidades e conhecimentos necessários para gravar, editar e produzir suas próprias músicas com qualidade profissional.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas expositivas sobre diferentes recursos presentes na tecnologia de estúdio; Treinamento auditivo para direcionamento da percepção musical para escuta crítica de áudio: equilíbrio frequencial, envelope dinâmico e reverberação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Ementa: A disciplina trata da história e prática da Música Experimental, no sentido amplo do termo. O curso trará uma perspectiva histórica e processual de repertório, em busca de um corte transversal em culturas que incorporaram essa abordagem, da música eletroacústica ao free jazz, do japanoise ao rap, da vanguarda paulistana ao circuit bending. Os encontros serão baseados na escuta, leitura e prática a partir dos objetos de estudo.
Atividades a serem desenvolvidas: Escuta, leitura, análise e dinâmicas coletivas para performance.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Ementa: Em Produção Musical, instrumentistas que constituam grupos e/ou solistas terão a oportunidade de realizar um processo completo de produção de um fonograma. Desde a pré-produção, com ensaios e planejamento da seção de estúdio; passando pelo momento da gravação (produção) e realizando todas as etapas de pós-produção “in the box”, com uso de recursos digitais em Digital Audio Workstation (DAW) e plugins.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de ensaio e organização de uma seção de gravação; Apreciação de casos em práticas de estúdio de diferentes formações e estilos musicais; Conhecimento elementar de tecnologia de gravação; Gravação, edição e mixagem em DAW.
Pré-requisitos para ingresso: Performance musical de uma peça musical de livre escolha.
Ementa: Este curso propõe trabalhar os diversos aspectos do som no contexto audiovisual, como trilha sonora para filmes e games, sonoplastia e sound design, de maneira mais consciente e criativa, adotando uma abordagem mais integrada e abrangente. Serão investigados alguns critérios estéticos e ferramentas conceituais que têm sua origem em poéticas musicais contemporâneas (música concreta, eletrônica e eletroacústica) e permitem enriquecer as possibilidades do discurso sonoro. Por meio de audições dirigidas, reflexões teóricas e experimentos práticos de composição sonora e audiovisual — em praticamente todos os encontros —, será possível estimular critérios pessoais de trabalho com o som, compreendendo aspectos técnicos e perceptivos do som e (re)pensando criativamente as possibilidades expressivas da edição, tratamento e manipulação de áudio.
Atividades a serem desenvolvidas: Som e imagem: relações temporais (sincronia, síncrese, periodicidade, ritmo, articulação temporal); Som e imagem: relações espaciais (acusmático/visualizado, dentro/fora de campo, on/off, diegese); Arte do ruído. Música concreta. Objeto sonoro. (Não)-referencialidade do som.; Organização de um banco de sons. Tipologia sonora. Espectromorfologia: cor e forma do som.; Variação e multiplição do material sonoro: critérios, técnicas, estratégias.; Interação entre sons. Gesto e contraponto. Texturas, massas e planos.; Dramaturgia sonora e desenho sonoro. Formas de onda e arcos dramáticos.; Os pontos de escuta de uma cena.; Espaço como elemento composicional. Espaços reais e imaginários. Estéreo, quadrifonia, surround.; Experimentos de sonorização. Apreciação crítica coletiva. Discussões e possíveis aprofundamentos.
Pré-requisitos para ingresso: É desejável que o(a) aluno(a) possua conhecimentos básicos musicais e/ou de ferramentas digitais de edição de áudio.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.