Disciplina: Trompete erudito
Formação e atividades artísticas: Paulo Cesar Baptista é mestre em Artes/Música, junto à Universidade de São Paulo e bacharel em Música com habilitação em Trompete junto à Faculdade de Artes Alcântara Machado. Formou-se no CDMCC (Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos – Tatuí), curso técnico-profissionalizante. Autor do livro: Trompete – História – Pedagogia – Performance, publicado pela editora Tipografia Musical/2017. Autor da apostila: Sonologia e Estética Musical, para o curso de pós-graduação da Unyleya (EAD) e também da apostila: História do Jazz, para o curso de graduação em Música (EAD) do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Professor palestrante no Jazz Trumpet Festival realizado anualmente na Faculdade Santa Marcelina. Professor palestrante no 5º Ciclo de Diálogos MusiMid (Centro de Estudos em Música e Mídia), realizado na Universidade Paulista (UNIP). Como orientador participou da produção do artigo: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMO OUVIR E ENTENDER MÚSICA, junto à Revista UniÍtalo em Pesquisa. Participou de lives, como entrevistado, junto à EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, intitulada “DIca do Mestre”, Conservatório Municipal de Guarulhos e para o site TromPeticando. Lives voltadas para a performance, interpretação e estética musical.
Como professor convidado participou do Painel Funarte de Bandas de Música. Projeto desenvolvido para fomentar e desenvolver a cultura de bandas musicais pelo interior do Brasil. Foi Professor de Trompete (desenvolvendo repertório erudito) da Universidade Livre de Música – Cem Tom Jobim e do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos em Tatuí (CDMCC). É professor de trompete e matérias teóricas da UniSant´Anna, Centro Universitário Ítalo Brasileiro e EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo). Atua como trompetista na Orquestra Sinfônica, Orquestra de Câmera e Big-Band. Estudou harmonia e arranjo com Cláudio Leal Ferreira e Improvisação com Ricardo Breim. Integrou por cinco anos, como 1º trompete, a Orquestra de Sopros Brasileira (Conservatório de Tatuí), com a qual gravou três CDs. Apresentou-se e gravou com vários artistas da música popular brasileira como Jorge Benjor, Roberta Miranda, Fábio Júnior, Sandy & Júnior, Jair Rodrigues, Pedro Camargo Mariano, Cauby Peixoto, Ângela Maria, etc. Realizou vários concertos com a Bachiana Chamber Orchestra, regida pelo pianista João Carlos Martins. Integrou a SoundScape Big-Band Jazz por onze anos, tendo participado dos três primeiros registros em CD. Integrante da Banda Savana desde 1988, atuando como 1º Trompete desde 1997, tendo participado de todos os registros em CD desta formação.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.