Disciplinas: Contrabaixo Acústico Erudito
Formação e atividades artísticas: Natural de Florianópolis, Santa Catarina, é graduado em música pela USP (Universidade de São Paulo) — tendo auferido Láurea por Excelência Acadêmica —, sob orientação de Henrique Autran Dourado em disciplina principal (contrabaixo). Através de bolsa de estudos recebida da Fundação Vitae, de São Paulo, pós graduou-se em Mannheim (Alemanha), Solisten-Examen, sob orientação de Christoph Schmidt, e em Colônia (Alemanha), Orchester-Examen, sob orientação de Veit-Peter Schüssler. É Mestre em Musicologia, também pela USP, sob orientação de Flávia Toni e, atualmente, doutorando na mesma área pela UNESP (Universidade Estadual Paulista), sob orientação de Maurício de Bonis.
Na Europa, atuou em orquestras como: Orquestra Filarmônica de Stuttgart, Ópera de Krefeld-Mönchengladbach, Orquestra de Câmara de Hannover, Orquestra Sinfônica da Rádio de Colônia, Orquestra Filarmônica de Hamburgo, dentre outras.
O músico dedica-se também à composição e à regência, destacando-se, respectivamente, a orientação de Willy Corrêa de Oliveira e Pablo Assante.
Entre 2009 e 2015 foi diretor artístico da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, tendo colaborado com relevantes solistas e compositores de diversos países. Como compositor, foi representante da região sul do Brasil no festival Música de Agora, do Itaú Cultural, em São Paulo. Seu Divertimento para Cordas foi estreado pelo Projeto Performance da OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp).
Relevantes são também seus esforços relativos à produção de novas obras para contrabaixo solista, com especial destaque às obras de Willy Corrêa a ele dedicadas: Instantâneos desde o Peixe-Boi e Folhas d’Álbum.
O contrabaixista tem atuado frequentemente como solista, recitalista, camerista, músico de orquestra, músico de ensembles de música antiga e professor em diversos festivais de música pelo Brasil, como o Festival Internacional Gramado in Concert (no Rio Grande do Sul) ― no qual acumulou também a função de regente da Orquestra de Cordas ―, o Festival de Prados (em Minas Gerais), e a Oficina de Música de Curitiba.
Entre 2019 e 2020 foi professor de contrabaixo do Instituto Baccarelli (com sede em São Paulo).
É professor de contrabaixo e de música de câmara da EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo); e de contrabaixo da EMMSP (Escola Municipal de Música de São Paulo).
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.