Disciplina: Flauta Transversal
Helcio de Latorre iniciou seus estudos de flauta transversal sob a orientação de João Dias Carrasqueira. Formado em Educação Artística, com especialização em Música pela Faculdade de Música Santa Marcelina (1979). Aperfeiçoou-se entre 1980 e 1989 em Flauta Transversal na França, no Conservatoire Municipal du Centre de Paris, orientado por Martine Fleuriaut, no Conservatoire de Chelles e no Conservatoire Municipal de Gagny, orientado pelo flautista Francis Gabin.
Formou-se em 1989, com 1º Prêmio e felicitações do Júri. Apaixonado pela música de choro, foi integrante do Grupo Lapa, conjunto residente em Paris entre 1984 e 1989, apresentando-se regularmente na França, Alemanha, Bélgica e Holanda. De volta ao Brasil, continua apresentando-se em formações variadas. Entre 1990 e 1994 atuou como monitor de flautas na Orquestra Experimental de Repertório sob a regência do Maestro Jamil Maluf.
Foi membro da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo desde 1990 até o encerramento de suas atividades em 2017. Como membro do Quinteto de Flautas de São Paulo participou das gravações da integral de Concertos para Quinteto de Flautas de J.B.Boismortier. Em 2004 integrou como flautista as gravações do CD dedicado à obra do compositor nipo-brasileiro Tsuna Iwami. Membro do Grupo Aum; conjunto dedicado à divulgação de música brasileira de compositores vivos, participou como instrumentista da gravação do CD “Os Boruloides” e como instrumentista e compositor da gravação do CD “Postais Paulistanos”. Como solista atuou com várias orquestras: Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Jovem Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra L’Estro Harmônico.
É professor desde 2009 de flauta transversal na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) e desde 2010 na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMMSP). Tem participação ativa nos Festivais da Associação Brasileira de Flautistas – Abraf, como orientador e coordenador das atividades dos alunos jovens e adolescentes, assim como Regente da Orquestra formada nos eventos de 2017 e 2018. Tem atuado como flautista substituto em várias orquestras no Estado de São Paulo, tais como Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de São Bernardo do Campo, Orquestra Sinfônica de Taubaté, tocando sob a batuta de vários maestros, entre eles, Abel Rocha, Cyro Pereira, João Maurício Galindo, Norton Morozowsky, Cláudio Cruz, Lutero Rodrigues, Roberto Minczuk. É Vice-presidente da ABRAF. Associação Brasileira de Flautistas.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.