Joana Gorenstein, natural de São Paulo, formou-se em flauta transversal pela Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação do Prof. Sávio Araújo. Posteriormente, concluiu o mestrado em performance na Musikhochschule Münster, na Alemanha, na classe do Prof. Eyal Ein-Habar, e obteve, na Itália, o diploma de especialização em flauta transversal com distinção, sob a orientação da Prof. Jessica Dalsant.
Dedicada à música de câmara, fundou, em 2020, o Brazilian Winds Ensemble e o Rhein-Trio, grupos contemplados em 2022 com o financiamento da instituição alemã Neustart Kultur para a realização de turnês e gravações na Alemanha.
Participou de masterclasses com flautistas de renome internacional, como Emmanuel Pahud, William Bennett, Vincent Lucas, Felix Renggli e Denis Bouriakov. É vencedora e finalista de diversos concursos no Brasil, Itália e Israel, entre eles o Concurso Gazzelloni, o Concurso de Sopros e Percussão da Academia de Música de Jerusalém, o Concurso Waslaw Bukowski, o Concurso Prelúdio e o Concurso Jovens Solistas da UNICAMP.
Em 2022, foi contemplada com a bolsa Erasmus para estudar na Academia de Música e Dança de Jerusalém, em Israel, na classe da Prof. Hagar Shahal. Durante sua estadia no país, atuou como flautista convidada da Orquestra Sinfônica de Jerusalém, participando de sua turnê sul-americana, e integrou o programa de mestrado Tedarim, com foco em música contemporânea.
Atualmente, reside no Brasil, onde é professora de flauta transversal da EMESP Tom Jobim desde 2024 e mantém intensa atividade como camerista e flautista convidada em diversas orquestras brasileiras.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.