Lívia Mattos, aluna do 4º ciclo de acordeão com o professor Guilherme Ribeiro, foi convidada para participar da 16ª edição do Akkorden Festival Viena, na Áustria, realizado entre os dias 16 e 17 de março.
Crédito da foto: Divulgação Facebook
“Conheci o festival, pois ano passado me apresentei na Grécia com um percussionista austríaco, que me falou sobre este evento de acordeão que acontece em Viena. Ele encaminhou o meu portfólio e acabei sendo convidada para participar do festival”, revela a musicista.
O Akkorden Festival Viena está completando 16 anos e envolve diferentes estilos musicais nos quais o acordeão é utilizado como sons balcânicos ciganos, tango, peças de música erudita e folk music. “Toquei com músicos austríacos (contrabaixista, guitarrista e percussionista) um repertório mais pautado em canções de diferentes gêneros, a maioria autoral, mas também mesclado com temas instrumentais”, conta a aluna.
Natural de Salvador, a jovem iniciou sua carreira no circo. Lívia afirma que o ingresso na EMESP Tom Jobim tem colaborado para seu crescimento e desenvolvimento musical. “A EMESP é a minha primeira escola de música formal. Anteriormente, tive a "escola" de tocar em cena, no circo, onde comecei, e a "escola" de ir para a estrada acompanhando artistas, como o Chico César. Já tinha tido aulas particulares, mas nunca tinha tido acesso a escolas de música. Confesso que sentia muita falta de estudar em um conservatório de música”, diz.
“Busco na EMESP a continuação desse processo de aprendizagem para obter novos conhecimentos e informação de qualidade, para tapar os buracos da minha formação de rua e, também, para abrir outros buracos nessa busca sem fim que é o aprendizado musical”, completa.
Lívia também revela a dificuldade de adaptação em São Paulo, mas deixa claro o objetivo de ir atrás de seu sonho, que é viver de música. “Tem sido difícil conciliar o fato de estar em outra cidade, vivendo de música e estar na condição de estudante ao mesmo tempo. Mas, quem disse que seria fácil? Estou muito feliz em conseguir estudar na EMESP, viver de música e ainda ter sido convidada para me apresentar no festival de Viena”, conclui.
por Marcus Vinicius Magalhães
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.