Vinicius Penteado, recém-formado no 3º ciclo de formação da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, na classe de piano erudito do professor Luiz Guilherme Pozzi, recebeu uma notícia que marca um novo capítulo em sua jornada musical. O talentoso pianista foi aprovado para o mestrado em Performance de Piano – Música Contemporânea nas Escolas Superiores de Música de Trossingen e Karlsruhe, na Alemanha. O pianista optou por seguir seus estudos sob a orientação do professor Markus Stange, em Karlsruhe, onde alcançou a pontuação máxima na prova de seleção, destacando-se entre os candidatos.
Esta não é a primeira vez que a EMESP celebra a aprovação de um de seus alunos de piano em prestigiadas instituições europeias. Vinicius junta-se a uma lista de talentosos pianistas que saíram da escola diretamente para a Europa, incluindo Julio Paravela (em Leipzig), Sergio Bragatte (em Halle), Bernardo Borges (em Stuttgart), Lucca Verdi (em Würzburg), Ingrid Uemura (em Colônia) e Emilly Alberto (em Strassbourg), todos provenientes da classe do professor Luiz Guilherme Pozzi.
Vinicius Benalia Penteado deu início aos seus estudos de piano aos 8 anos de idade, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), sob a tutela da professora Sylvia Chiapetta, que também o acompanhou na Fundação Magda Tagliaferro. Sua jornada musical continuou na Universidade de São Paulo (USP), onde começou a ter aulas de piano com o professor Luiz Guilherme Pozzi em 2019. Em 2020, ingressou na classe de piano da EMESP Tom Jobim.
Além de pianista, Vinicius é bacharel em regência pela USP e possui uma vasta experiência como camerista e correpetidor. Ele já se apresentou e regeu diversas formações, incluindo participações em programas com a Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e a Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP). Em 2022, teve a oportunidade de se apresentar no renomado festival internacional Summer Academy of Music, na Alemanha.
Seu talento como pianista também foi reconhecido em concursos, sendo finalista por três anos consecutivos no Concurso de Piano Guiomar Novaes (2020, 2021 e 2022) e finalista do Concurso de Piano Almeida Prado em 2021. Vinicius conquistou o primeiro lugar no XXX Concurso de Piano Souza Lima em 2021, foi finalista do II Concurso Gilberto Tinetti, e em 2023, sagrou-se vencedor do II Concurso de Piano Nise Obino.
Desde 2022, é pianista bolsista da Sociedade Cultura Artística no programa de estudos Bolsas Magda Tagliaferro. Vinicius Penteado continua a trilhar um caminho brilhante na música erudita, elevando o nome da EMESP Tom Jobim e do Brasil nos palcos internacionais.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.