Alunos do curso de Composição Musical da EMESP Tom Jobim,
Caio Csizmar e
Eduardo Hiroshi foram selecionados para a 30ª edição do
Panorama da Música Brasileira Atual, um dos mais importantes festivais de música brasileira contemporânea do país. Esta é a segunda vez que um festival seleciona trabalhos de ambos os jovens, que também foram contemplados na edição 2020 do Festival Escuta Aqui.
O Panorama teve início em 1978, sendo também o festival nacional de música brasileira com maior número de edições. Suas edições incluem dezenas de estreias mundiais, interpretadas pelos corpos estáveis da Escola de Música da UFRJ e músicos convidados. Na edição de 2022, a peça selecionada do Caio Csizmar foi a Antimatter, composta para vibrafone e marimba. Já seu colega Hiroshi foi selecionado com a composição “Diálogos em marés – fluctus in animalia“, para quinteto de sopros.
Sobre “Antimatter”
de Caio Csizmar
Na “Antimatter” uso como ferramenta composicional a técnica que chamo de “polipeça”, onde na mesma composição duas peças – ou mais apropriadamente “sub-peças” – diferentes e independentes são tocadas simultaneamente. No caso desta peça, a marimba toca uma sub-peça e o vibrafone toca outra, ambos instrumentos estando em partes opostas do palco. A soma das configurações rítmicas não-lineares de ambas as partes cria uma ilusão onde as estas configurações podem ser ouvidas e sentidas como tal e não se tornam texturais/gestuais, mas a soma delas impede que qualquer tipo de pulso ou métrica possam ser contados.
Sobre “Diálogos em marés
fluctus in animalia” de Eduardo Hiroshi
A peça possui como ideia central as irregularidades de gradações entre os diálogos das paisagens naturais. Como um sonho ao qual imergimos e que as cenas podem simplesmente se entrecortarem, fluírem de um campo perceptivo para outro, não obedecerem às regras naturais da nossa realidade, a ideia busca através das polifonias entre as vozes sobrepor várias melodias, que se desdobram uma das outras, a busca dessa flutuação onírica da percepção nos sonhos, delineando vários estados ainda que sobrepostos. Dentre estas movimentações as movimentações marítimas são o ponto de partida e, como qualquer espaço aquático – “It’s always flowin, Always in movement… And, also, it’s always there standing still… Temporality is dissolved”.