Se você acompanha os nossos canais de comunicação há algum tempo já deve saber que a nossa turma de piano é fera. A novidade é que quatro alunos, de 9 a 14 anos de idade, foram premiados no World Open Online Music Competition.
Rebeca Paulino, aluna de Piano Prepatório, conquistou o 1º lugar da categoria IV. Angelina Gregorio, aluna do 1º ano do Ciclo I, e Gabriel Beck, aluno do 3º ano do Ciclo I, ficaram em 1º lugar na categoria VI. Samuel Gregorio, aluno do 2º ano do Ciclo I, obteve a 2º colocação na categoria IX. Únicos representantes do Brasil nesta edição, os jovens estudantes de piano concorreram com candidatos de vários países.
Rebeca, Angelina, Gabriel e Samuel são alunos da professora Iracele Vera Livero aqui na EMESP Tom Jobim. Iracele atua na pedagogia do piano há mais de 35 anos e nos contou um pouco sobre a sua experiência com concursos e a importância deles para a formação musical. Confira na entrevista abaixo!
EMESP Tom Jobim – Há quanto tempo é professora de piano e qual a sua experiência com concursos?
Iracele Vera Livero – Atuo na pedagogia do piano há mais de 35 anos e durante todo esse tempo de trabalho participei de diversos concursos, tanto no Brasil como no exterior, e sempre alcancei meus objetivos – não digo aqui das premiações alcançadas, que claro são super bem-vindas, mas falo do incentivo que estes concursos proporcionam aos meus alunos de piano.
EMESP Tom Jobim – Qual a importância dos concursos para a formação musical dos participantes, principalmente neste período de pandemia?
Iracele Vera Livero – Por terem o compromisso de participarem dos concursos, eles se dedicam mais tempo ao preparo do repertório que deverá ser interpretado e por isso progridem muito. Outro estímulo também é o fato de conhecerem outros colegas que também estão fazendo música, podendo assim criar seu meio musical. Os concursos foram grandes incentivadores do meu trabalho durante a pandemia, com meus alunos isolados e tendo aulas não presenciais. Foi um ano de muito aprendizado e de progresso para os meus alunos, o que se pode observar nos resultados dos concursos que participaram.
EMESP Tom Jobim – Podemos observar no resultado do World Open Online Music Competition. Como foi a preparação para esta competição?
Iracele Vera Livero – O resultado do World Open Online Music Competition foi a continuação das nossas aulas online deste semestre na EMESP Tom Jobim. Dentre meus alunos, estes quatro puderam participar e não mediram esforços para estudar e gravar os vídeos dentro dos regulamentos propostos pelo concurso. O resultado pode ser visto no site do concurso, inclusive com as notas. Com participação de jovens do mundo inteiro, nós fomos os únicos representantes do Brasil.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.