O Coral Jovem do Estado, uma das principais referências do país na formação de profissionais para coros de orquestra, celebra seus 30 anos de existência em grande estilo. No próximo dia 8 de dezembro, às 20h, o grupo sobe ao palco da Paróquia São Luis Gonzaga (Av. Paulista, 2378) para apresentar obras sacras de Händel, Vivaldi e Charpentier. O concerto, que contará com a presença de ex-coralistas, marca o lançamento do livro Coral Jovem do Estado, 30 anos.
Para a apresentação comemorativa, o Coral Jovem ganhou reforço. Além de seus 48 membros bolsistas, o grupo terá a companhia do Coral Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), da Orquestra Engenho Barroco e de ex-integrantes, entre eles as solistas e mezzo-sopranos Heloísa Junqueira, que hoje integra o Coral Lírico do Theatro Municipal, e Tábita Iwamoto, atualmente no Coro Sinfônico da Osesp.
Ao todo, 100 integrantes irão apresentar as peças Te Deum em Ré maior, do compositor francês Marc-Antoine Charpentier, Gloria, de Antonio Vivaldi, e Hallelujah, término da segunda parte da obra Messias, uma das mais conhecidas do compositor alemão Georg Friedrich Händel.
A apresentação será conduzida por Naomi Munakata, regente titular do coral desde 2005, função que exerce em paralelo ao posto de regente do Coro da Osesp. Também participa do evento o ex-regente José Ferraz de Toledo, que esteve à frente do corpo de 1988 a 2004.
Informações sobre a regente Naomi Munakata
Coordenadora do Coral Jovem do Estado, diretora e regente dos coros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professora da Faculdade de Artes Alcântara Machado e da Escola Municipal de Música de São Paulo, Naomi Munakata começou a cantar aos sete anos no coral regido pelo pai e teve aulas de piano desde os quatro. Estudou violino e harpa e foi instrumentista da Orquestra Jovem Municipal de São Paulo. Vencedora do prêmio de Melhor Regente Coral pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, estudou com o maestro Hans-Joachim Koellreutter e se formou em composição e regência com Roberto Schnorrenberg. Em 1986, aperfeiçoou-se na Universidade de Tóquio e, em 1991, laureada com bolsa da Fundação Vitae, estudou na Suécia com o maestro Eric Ericson. Foi regente assistente do Coral Paulistano, presidente da Associação Paulista de Regentes Corais e regente convidada da Camerata Antiqua de Curitiba.
Programação:
MARC-ANTOINE CHARPENTIER
Te Deum em Ré maior, H 146
ANTONIO VIVALDI
Gloria, RV 589
GEORG FRIEDRICH HÄNDEL
Messias, HWV 56
Hallelujah
Serviço:
Coral Jovem do Estado – Concerto Comemorativo de 30 anos
Dia: 8 de dezembro
Horário: 20h
Duração: aprox. 60 minutos
Local: Paróquia São Luís Gonzaga
Endereço: Av. Paulista, 2378
Informações: (11) 3231-5954
Entrada gratuita
Indicação Etária: LIVRE
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.