O Coral Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, escola do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, realiza duas apresentações gratuitas no mês de maio acompanhado pelo organista e pianista Israel Mascarenhas, no MASP e no Pateo do Colégio nos dias 19 e 26 de maio, respectivamente. A primeira apresentação, no MASP, é parte da programação da Virada Cultural de São Paulo de 2013 e acontece às 15h. Dia 26, ao meio-dia, é a vez do Pateo do Colégio receber uma apresentação da formação. Ambos os concertos têm a regência de Naomi Munakata, regente titular do coral.
O programa dos concertos é inspirado na música Barroca. De acordo com a regente Naomi Munakata “todos os compositores escolhidos estão entre os mais importantes do período Barroco da música erudita”. O programa inicia com Crucifixus à 8 vozes, obra de Antonio Lotti sobre a crucificação de Jesus Cristo cantada de forma canônica, por imitação. Em sequência, a música de Giacomo Carissimi, Magnificat, composição para três coros com baixo contínuo. A terceira música do programa é Litanies de la Vierge, de Marc-Antoine Charpentier, que fala sobre a Virgem Maria a 6 vozes, com várias intervenções solísticas. Por fim uma obra de J. S. Bach chamada Jesu, meine Freude, construída de forma “espelhada”, o que provoca um efeito muito interessante na estética da música, que começa, evolui até a metade e depois volta ao ponto de onde partiu.
ANTONIO LOTTI
Cruxifixus a 8 vozes
GIACOMO CARISSIMI
Magnificat
MARC-ANTOINE CHARPENTIER
Litanies de la Vierge
JOHANN SEBASTIAN BACH
Jesu, meine Freude
19 MAI_ domingo, 15h
Grande Auditório do MASP
Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista
26 MAI_ domingo, 12h
Páteo do Colégio
Largo Páteo do Colégio, 2, Sé
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.