Uma das iniciativas da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim para apoiar a transição de jovens músicos e musicistas da fase de estudo para a vida profissional ganhou destaque internacional. O Núcleo de Desenvolvimento de Carreira foi citado no artigo The Career Development Center: A New Window of Opportunity.
O texto foi publicado em uma coluna da Advisory Board for the Arts, realizada em parceria com o Global Leaders Program, que semanalmente compartilha destaques de inovações artísticas de todo o mundo.
A autora do artigo é a violinista da Orquestra Jovem do Estado, Barbara Domingos, que participou do primeiro edital do programa de desenvolvimento profissional da EMESP Tom Jobim em 2020 com o Trio Safira. Ao analisar o impacto da iniciativa, Barbara sugere que o modelo possa ser implementado por outras instituições sociais de educação musical no Brasil e exterior.
O primeiro edital do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira contemplou 20 grupos musicais formados exclusivamente por estudantes da EMESP Tom Jobim. Após uma intensa capacitação artístico-pedagógica, os participantes se viram prontos para apresentar uma temporada de concertos no Theatro São Pedro que cativou o público e abriu portas. Os grupos participantes do primeiro edital têm se apresentado em importantes eventos e espaços culturais, como a 34ª Bienal de Artes de São Paulo, o Festival Palco Sem Fronteiras e a plataforma #CulturaEmCasa.
Assista a temporada de concertos no Theatro São Pedro na playlist https://bit.ly/3DqBNK0
Por Marina Panham
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.