Sob regência de Mariana Menezes, grupo executará a Sinfonia nº 2 – The Age of Anxiety, com participação da pianista Karin Fernandes. Concerto traz também obras de César Franck e Gabriela Lena Frank, no dia 20 de abril.
Em 2025, a temporada da Orquestra Jovem do Estado, grupo ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Santa Marcelina Cultura, conta com o tema Paisagens Sonoras. O programa convida o público a uma viagem musical que atravessa fronteiras geográficas, culturais e temporais, tendo o seu próximo concerto no dia 20 de abril, às 16h, na Sala São Paulo.
A apresentação terá regência de Mariana Menezes, uma das mais destacadas maestras brasileiras da atualidade, com a peça Elegía Andina, da compositora peruano-americana Gabriela Lena Frank (1972 -), na abertura. A obra celebra a diversidade cultural latino-americana, mesclando a tradição orquestral com influências indígenas.
Na sequência, a Orquestra Jovem do Estado executa a Sinfonia nº 2 – The Age of Anxiety, do maestro e compositor estadunidense Leonard Bernstein (1918-1990), com participação da pianista Karin Fernandes. Escrita no fim da década de 1940, a obra tem como base o poema homônimo de W. H. Auden, explorando temas existenciais com profundidade e intensidade. O concerto encerra com a Sinfonia em Ré Menor, do compositor e organista belga César Franck (1822 – 1890). De alta riqueza harmônica, a peça é uma das mais relevantes do romantismo francês.
BILHETERIA
Os ingressos para o concerto custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) e podem ser adquiridos em: orquestrajovemdoestado.byinti.com/#/ticket/
TRANSMISSÃO AO VIVO
O concerto será também transmitido ao vivo gratuitamente pelo canal de YouTube da EMESP Tom Jobim, em: www.youtube.com/tjemesp
Frank/Bernstein/Franck
Orquestra Jovem do Estado
Mariana Menezes, regência
Karin Fernandes, piano
REPERTÓRIO
GABRIELA LENA FRANK
Elegía Andina – 11′
[Editora original: Schirmer (W.M.G). Representante exclusivo Barry Editorial (www.barryeditorial.com.ar).]
LEONARD BERNSTEIN
Sinfonia n. 2 – The Age of Anxiety – 35’
PARTE I
The prologue
The Seven Ages
The Seven Stages
PARTE II
The Dirge
The Masque
The Epilogue
[Editora: Boosey & Hawkes (Nova York)]
CÉSAR FRANCK
Sinfonia em Ré Menor – 37′
I. Lento – Allegro non tropo
II. Allegretto
III. Allegro non troppo
ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO
Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico, quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Há mais de 40 anos contribui para o aprimoramento técnico e artístico dos bolsistas que a integram, ajudando-os a se prepararem para a vida profissional. Sob a direção musical do maestro Cláudio Cruz, o grupo já tocou nos principais palcos e festivais do Brasil e do mundo, com a participação de renomados solistas, gravou CDs e recebeu prêmios. Em parceria com o Machado Mayer Advogados, realiza o Prêmio Ernani de Almeida Machado desde 2012. A Orquestra Jovem do Estado é um grupo artístico ligado à EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.
ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Atende gratuitamente cerca de 2.000 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2024, a EMESP Tom Jobim comemora 35 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular. Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio. Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades. A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.