Pianista formado pela EMESP é aprovado para graduação na França
10 de julho de 2024
O jovem pianista Victor Kruel, de apenas 16 anos, está prestes a realizar um sonho de longa data. Aluno do 3º Ciclo de formação de piano erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), onde estuda sob a orientação do professor Luiz Guilherme Pozzi, Victor foi recentemente aceito na seleção para o Ensino Superior da prestigiada École Normale de Musique de Paris – Alfred Cortot, na França.
A seleção para uma das mais conceituadas instituições de ensino musical do mundo é um marco significativo na carreira do jovem pianista, que se prepara agora para embarcar em uma nova jornada de estudos musicais na Europa. O embarque está previsto para julho, e Victor não esconde a ansiedade e a excitação pela mudança que se aproxima.
Sobre Victor Kruel
O pianista Victor Kruel iniciou seus estudos aos 10 anos na Escola de Música Maestro Gabriel, na cidade de Santos. Aos 11 anos foi admitido no Conservatório Heitor Villa-Lobos e no mesmo ano foi aprovado com distinção no vestibular do Conservatório de Tatuí. Aos 13 anos conquistou o segundo prêmio no concurso de piano do Conservatório de Tatuí. Com a mesma idade foi admitido na Escola de Música do Estado de São Paulo.
Victor recebeu várias premiações, como o quarto prémio e o prémio de melhor intérprete de Khachaturian no Concurso Internacional de Piano Crescendo, em Estoril, Portugal, o segundo prêmio no concurso de piano do Conservatório de Tatuí, o terceiro prêmio no Concurso Nacional de Piano Pro-música de Campinas e recentemente conquistou o primeiro prêmio na VII edição do Glory International Piano Competition, sediado em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
O pianista já se apresentou com a Orquestra Jovem GURI na Fábrica de Cultura Tiradentes e no Museu de Artes de São Paulo – MASP, assim como no Theatro São Pedro, em São Paulo. O músico também já se apresentou em recitais solo na Pinacoteca de São Paulo e na Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos, interpretando obras de Liszt, Debussy e Beethoven.
Victor participa ativamente de festivais e masterclasses com pianistas renomados, já tendo trabalhado sob a orientação de Marc-André Hamelin, Theó Fouchenneret, Jonathan Fournel, Erika Ribeiro, Olga Kiun e Aristo Sham. Atualmente Victor é aluno da classe de piano do pianista e professor Luiz Guilherme Pozzi.