Os alunos Emilly Alberto, do 4º Ciclo, e Lucca Verdi, do 3º Ciclo, ambos da classe do professor Luiz Guilherme Pozzi, estão entre os 6 pianistas selecionados como bolsistas para participarem da classe de piano do 52º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.
O festival, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Fundação Osesp, ocorre entre os dias 2 a 31 de julho. O evento se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas participantes a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional.
Emilly Alberto iniciou seus estudos em música na EMESP Tom Jobim em 2008, aos seis anos de idade. Passou a ter aulas de piano dois anos mais tarde, tendo como professoras Marcilda Clis e Scheilla Glaser. Em 2016 passou a integrar a classe do professor Luiz Guilherme Pozzi. Nesse ano ganhou o título de Melhor Intérprete da Peça de Confronto, composta exclusivamente para o certame pelo compositor Rodrigo Lima, no 1º Concurso Interno da Emesp Tom Jobim.
Em 2018 ganhou o segundo lugar no XXXVII Concurso Latino-Americano de Curitiba e, em maio de 2019, recebeu o primeiro lugar no 1º Concurso Nacional de Piano de Guarulhos. Em junho, foi uma das selecionadas dentre pianistas de todo país no 1º Concurso Virtual Piano em Foco, apresentando-se consequentemente em Londrina (PR). Em setembro foi nomeada Melhor Intérprete do Compositor Homenageado (Cláudio Santoro) no XII Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith.
No início de 2019 passou a integrar a classe de Pozzi também na Universidade de São Paulo (USP), onde cursa o bacharelado. Foi integrante da classe de piano do Festival Música nas Montanhas 2020, em Poços de Caldas (MG), onde teve aulas com Flávio Augusto e Ney Fialkow, e foi selecionada para se apresentar no recital de encerramento da classe. Por dois anos consecutivos (2020 e 2021), foi finalista e conquistou o Prêmio do Público no Concurso de Piano Guiomar Novaes. Em junho de 2022, recebeu o título de Melhor Intérprete de Bach no último turno do XIII Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith.
Emilly é pianista ativa e integra dois grupos de música de câmara: o Trio Lazúli, premiado em 2020 na primeira edição do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC) da EMESP, e o duo de piano a quatro mãos com Lucca Verdi Pires, que em outubro de 2020 ganhou primeiro lugar e melhor interpretação da peça de confronto no Concurso Nacional de Piano em Ituiutaba e foi selecionado na segunda edição do NDC. Participa regularmente de masterclasses e aulas com pianistas renomados, como Cristian Budu, Maurícy Martin, Cláudio Soares, Paulo Álvares, Eduardo Monteiro, Luciana Sayure, Richard Kogima, Denis Pascal (França), Philipp Scheucher (Áustria), Giampaolo Nuti (Itália) e Nikolai Lugansky (Rússia).
Lucca Verdi Pires começou seus estudos de piano em 2017, com 15 anos, na Escola de Música do Estado de São Paulo, com o prof. Luiz Guilherme Pozzi. E logo naquele ano ganhou o segundo lugar do 4º turno no Concurso Latino-Americano Rosa Mística, em Curitiba no Paraná, e ainda obteve a terceira colocação no Concurso Nacional de Piano do Conservatório Souza Lima, em São Paulo.
Em 2018 participou da terceira oficina de Piano USP, sendo escolhido para se apresentar no Recital de encerramento do curso. Foi semifinalista do Programa Prelúdio da TV Cultura de São Paulo e sua interpretação do concerto em lá maior de Mozart foi televisionada para todo o Brasil. Ganhou também o primeiro lugar nas categorias de piano solo e de piano a quatro mãos no Concurso Latino Americano Rosa Mística, e a segunda colocação no Concurso Nacional de Piano do Conservatório Souza Lima.
Em 2019 foi convidado para participar das série de recitais de piano da sala Giovanni Aronne, da Sociedade Brasileira de Eubiose, em São Paulo, e na série jovens pianistas, em Cabo Frio no Rio de Janeiro. Ganhou a segunda colocação na primeira edição do concurso GruPiano, realizada em Guarulhos, e o primeiro lugar no concurso Pró-Música, em Campinas. Lucca também foi escolhido para participar de uma semana intensa de Master-Classes com a pianista Maria João Pires, realizada na Baia dos Vermelhos em Ilhabela, tendo sido convidado a tocar a 4 mãos com a pianista portuguesa no recital de encerramento.
Já em 2020, foi premiado com a segunda colocação no primeiro concurso Gilberto Tinetti, realizado na oficina de piano USP e conquistou ainda o primeiro lugar na categoria piano a 4 mãos no concurso “Professor Calil Neto” (Ituiutaba) junto à pianista Emilly Alberto.
No ano de 2021, Lucca se apresentou como solista frente à Orquestra Sinfônica de Limeira tocando o concerto nº 12 de Mozart, sob regência de Rodrigo Müller. E em 2022 teve dois duos aprovados no núcleo de desenvolvimento de carreira na EMESP, um junto à pianista Emilly Alberto e outro com a cantora Alessandra Carvalho.
Atualmente cursa o bacharelado em música na UNESP e paralelamente segue como aluno de piano da classe do prof. Luiz Guilherme Pozzi, na EMESP. Participa frequentemente de Master-Classes, tendo trabalhado sob a tutela de grandes pianistas como Durval Cesetti, Jean-Louis Steuerman, Giampaolo Nutti, Fábio Luz, Ricardo Castro, Gerald Robbins, Eduardo Monteiro, Cristian Budu e Cristina Ortiz.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.