Luciano Silva, tubista da Orquestra Jovem do Estado, recentemente conquistou uma vaga para a concorrida Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Estado de São Paulo. Luciano começou seus estudos na EMESP em 2015, com o professor Luiz Serralheiro (Popo), com quem estuda até hoje. “Tive ainda dois professores durante algum tempo, Felipe Queirós e Marcos dos Anjos, mas sem dúvidas que meu grande mentor não só da música como da vida é o Popo”, comentou o jovem.
Ainda em 2015, integrou como bolsista da Banda Sinfônica Jovem do Estado, na qual continuou até 2019. Já em 2022, foi selecionado para a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, onde foi vencedor do concurso Jovens Solistas e também da categoria de aprimoramento do Prêmio Ernani de Almeida Machado.
Em 2024, após ser selecionado em um concorrido processo seletivo com 1.030 musicistas, Luciano terá um novo desafio, desta vez não num grupo jovem, mas sim como musicista contratado de uma orquestra sinfônica profissional. “Estou muito ansioso para esse novo desafio”, desabafou. “Sem dúvidas é o momento que mais sonhei em minha vida desde o momento em que comecei a estudar música, mas também fico com um frio na barriga em pensar na responsabilidade de ser um músico em uma orquestra profissional. Sem dúvidas isso me motiva a estudar mais ainda”.
Para Luciano, o acompanhamento pedagógico que recebeu na escola foi essencial. “A EMESP fez parte não só da minha formação musical, mas também da minha vida. Estudo desde 2013 aqui, então uma grande parte da minha vida foi nela. Poder estudar em um local onde estão alguns dos melhores músicos do Brasil sem dúvidas me ajudou muito nessa trajetória, pois além das aulas, pude dividir o mesmo espaço com pessoas que eu admiro“, concluiu.
Foto: Heloisa Bortz
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.