O propósito de criar um projeto de ensino musical para crianças e jovens de excelência no Brasil foi o que motivou a violinista Barbara Domingos a querer participar do Global Leaders Program. Ela foi selecionada para integrar a nova turma do programa que fomenta iniciativas musicais ao redor do mundo e guia o conhecimento dos participantes sobre gestão de projetos, práticas pedagógicas e empreendedorismo social.
A especialização tem duração de 12 meses e Barbara já está frequentando o curso desde agosto de 2021. Para poder concluir o programa que requer um alto investimento, lançou uma campanha de financiamento coletivo e está oferecendo diversas recompensas para os apoiadores, como presentes personalizados e aulas de violino e teoria musical. Clique aqui e saiba como contribuir.
Barbara nos contou sobre a preparação para o processo seletivo, compartilhou como tem aproveitado as aulas e destacou a importância da bolsa de estudos da Cultura Inglesa para que se sentisse confiante para se inscrever para o processo e frequentar o curso que é totalmente em inglês. Violinista da Orquestra Jovem do Estado desde 2019, ganhou a bolsa de estudos por meio de uma parceria entre a escola de idiomas e a EMESP Tom Jobim / Santa Marcelina Cultura. Leia mais na entrevista abaixo!
Barbara Domingos: Eu assinei a newsletter do programa e recebi um e-mail sobre o processo seletivo para a Cohort 2022. Quando o processo seletivo abriu, nós estávamos vivendo o ápice da curva pandêmica e, diante de tantas incertezas que esse momento nos trouxe, eu me agarrei nessa oportunidade para ampliar os horizontes acerca do meu sonho de montar o meu projeto de ensino musical social.
Eu diria que a semente do ímpeto de ter o meu próprio projeto social de ensino musical foi plantada lá trás quando o projeto social Escola de Formação de Instrumentistas de Cordas (EFIC) foi extinto. Eu frequentei o projeto por 10 anos e foi onde tive minha formação de base. Então eu senti a extrema necessidade de prover as mesmas condições – ou quiçá condições melhores – de ensino e contato com a música e usá-la como ferramenta social de transformação na vida de crianças e jovens.
Barbara Domingos: O processo de seleção deu-se em uma única fase com envio de currículo, duas cartas de recomendação, um artigo (que poderia ter sido escrito durante a faculdade – eu usei um que já havia escrito e apenas o traduzi para o inglês) e dois vídeos: um contando um pouco mais sobre mim e o impacto que o programa teria na minha carreira, e outro lecionando rapidamente alguma habilidade com o meu instrumento. E um detalhe: todo esse processo obrigatoriamente teve que ser feito na língua inglesa. Eu gostaria muito de ressaltar aqui a importância que a parceria da EMESP Tom Jobim / Santa Marcelina Cultura com o Cultura Inglesa teve para que eu me sentisse confiante para aplicar em todo processo e agora, para fazer o curso, para dialogar de igual para igual com os meus classmates, entender e conseguir completar todos os módulos e assignments com sucesso.
Barbara Domingos: As aulas têm sido simplesmente fantásticas. Cada matéria é dividida em módulos, somando-se em doze (um ano de curso). Como te disse, elas são lecionadas todas em inglês e nós temos na turma 60 alunos do mundo inteiro. Além do intercâmbio cultural que essa troca promove, o conteúdo das aulas até o presente momento tem girado em torno de aprendermos sobre estética, neurociência na música e mais recentemente sobre business e gestão de projetos, usando materiais de universidades como McGill e Stanford para basear nossos estudos.
Além das aulas, o curso conta com um programa de intercâmbio chamado Fieldwork, no qual nós precisamos estudar sob os moldes de gestão, implementação administrativa e prática, como aulas de instrumento, por exemplo. Eu fui designada para o sistema New Brunswick (inclusive foi do CEO deles que eu citei as frases) e nós podemos cumprir esse Fieldwork on-line ou presencialmente. Bom, o New Brunswick fica no Canadá e além de juntar fundos para terminar de pagar o tuition, eu vou fazer de tudo para poder ter essa experiência pessoalmente. E além desse trabalho obrigatório para concluir o curso, nós temos também a oportunidade de ter uma semana de intercâmbio com todos os participantes (o valor dela já está incluso no pagamento do tuition – exceto visto e passagens aéreas), e que esse ano será em Palm Beach, Flórida.
E, novamente, eu estou juntando todos os recursos que eu posso para conseguir absorver o máximo dessa experiência. É algo único e que eu encorajo veementemente todos a tentarem. Eu recusei o curso por três vezes por conta do valor (ainda mais com o dólar no câmbio que está), porém hoje, estando lá dentro, eu só agradeço a oportunidade de poder estar em contato com tantas pessoas de tantos lugares do mundo (o fuso horário às vezes é um desafio! hahaha) e aprendendo tanto, e acreditando no poder que a música e a educação têm de transformar a nossa sociedade.
Barbara Domingos: O caminho até a conclusão ainda é longo, mas depois dele e com tudo o que eu tenho aprendido e espero aprender ainda mais, pretendo começar, mesmo que em passos pequenos, a desenvolver a mudança que eu quero ver no âmbito socio-educacional-musical aqui no Brasil. Duas frases me marcaram muito durante as aulas. A primeira é: “O talento é bem distribuído por todo o mundo – as oportunidades, não”. Acreditando em talento ou não, o cerne da questão é prover a oportunidade de que todas as crianças e jovens florescerem diante da música, usando ela como veículo de transformação social. E a segunda é: “Líderes não esperam”. Eu sei que eu ainda posso ser jovem para ambiciar um grande projeto com uma grande estrutura, mas eu não posso esperar o momento certo ou a quantidade de recursos que eu quero para fazer ele acontecer. De novo, líderes não esperam e eu mal posso esperar para tornar todo esse sonho em realidade. A autoria de ambas as frases é de Ken MacLeod, CEO do Sistema New Brunswick.
Por Marina Panham
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.