O Núcleo de Música Antiga da EMESP Tom Jobim é o único do gênero no país e se espelha nos melhores currículos de escola de música antiga da europa. Responsável por trazer para o Brasil o mais completo curso regular nessa modalidade, com uma proposta estruturada e duração de quatro anos, oferece cursos de performance em instrumentos de época, cuidadosamente preparados por uma equipe de professores especializados.
Durante a formação, os alunos têm contato com práticas específicas da interpretação histórica da música antiga, análise barroca, retórica musical, terminologia de época, além de música de câmara e aulas de instrumentos antigo.
O Encontro de Música Antiga da EMESP Tom Jobim acontece anualmente, sob a coordenação do maestro e violinista Luis Otavio Santos. Durante uma semana, professores, alunos e convidados participam de um projeto artístico-pedagógico único no país, focado na difusão de práticas interpretativas históricas e no despertar do músico e do público para o repertório dos séculos 17 e 18.
A programação contempla masterclasses de canto barroco e de instrumentos de época, como traverso, cordas dedilhadas, violoncelo, flauta doce, cravo, violino e oboé, ministradas por professores do Núcleo de Música Antiga da EMESP Tom Jobim. Após uma semana de ensaios diários, a Orquestra Barroca e o Madrigal formados durante o Encontro realizam um concerto de encerramento.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.