Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Teoria

APRECIAÇÃO MUSICAL – THEATRO SÃO PEDRO 

Professor responsável: Marco Prado 

Dia e horário: 6ª feira, das 09h00 às 11h00. 

Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 161

Vagas: 10 

Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos. 

Atividades a serem desenvolvidas: 

1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical. 

2-Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som.  A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias. 

3- Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular.  As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção. 

4-Tecnologia transformação e manipulação do som. Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes. 

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção. 

Idade mínima dos alunos: 18 anos 

Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer as razões que motivaram para a escolha do curso. 

Lista de inscritos: APRECIAÇÃO MUSICAL – THEATRO SÃO PEDRO 

Lista de aprovados: APRECIAÇÃO MUSICAL – THEATRO SÃO PEDRO 


CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO (MÓDULO 1) 

Professor responsável: Mara Cimino 

Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30  

Vagas: 10 

Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, abrindo espaço para reflexões, buscando transcender o fazer artístico e buscando oportunidades de desenvolvimento humano e profissional. 

Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aosprofessores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música. 

Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento. 

Idade mínima dos alunos: 18 anos 

Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo, sua idade, formação, experiências com ensino musical e dizer o porquê quer fazer o curso. 

Lista de Inscritos: CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO

 Lista de Aprovados: CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO


PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA

Professor responsável: Marco Prado 

Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30 

Vagas: 15 

Ementa: O curso tem o intuito de oferecer aos participantes um contato com temas relevantes, relacionados com a história da música feita no Brasil entre os períodos da Conquista em 1500 e da década de 1980. O trabalho não é limitado ao conhecimento de aspectos factuais da história da música, mas incorpora discussões a respeito da sociedade, das estruturas e do ambiente no qual se realizou determinada manifestação artística. As aulas são acompanhadas de textos, projeções de imagens, exibição de filmes ou documentários e audição de gravações ilustrativas, relacionadas aos assuntos em discussão. 

Atividades a serem desenvolvidas:  

A conquista da América e a música colonial: As diversas possibilidades de escolha, registro e avaliação dos materiais considerados no estudo da História. Bases da colonização e o pacto colonial – Influência Moura, Medieval e Renascentista Europeia, dos indígenas e africanos na formação da cultura brasileira. As primeiras danças coloniais: Fofa, Lundu, Fado, Capoeira, Batuque e Maculelê. – A Modinha A música indígena – A “Música dos barbeiros” – O som dos espaços públicos e privados. A época da mineração e a música colonial mineira.  

A Família Real Portuguesa no Brasil, o Brasil Imperial e Republicano: Contexto para a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil e as transformações.  A música na corte portuguesa – As escolas e ensino musical no Brasil. Danças e a música europeia – A Polca e o piano – O Xótis, o Tango , as Valsas. e os expoentes do período. 

O Brasil entre os séculos XIX e XX: Urbanização e novas tecnologias- Migração, imigração e influência. Hegemonia americana e suas áreas de atuação. Novas possibilidades sonoras – cinema, rádio e gravação. As casas das Tias Baianas – O Teatro de Revista – Os conjuntos de Pau e Corda – O Maxixe- O Choro e o Samba. 

A Era do Rádio. A Bossa-nova e os anos 50: O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, a guerra fria e sua influência na América Latina. O surgimento do Rock e o mercado musical para os jovens. A bossa-nova e o reconhecimento internacional da música brasileira. 

A Jovem Guarda e o Tropicalismo: Os anos 60 e as transformações na época da “Guerra Fria”. O Clube da Esquina e Os Novos Baianos. Outras músicas feitas na cidade de São Paulo nas décadas de 1980 e 90.  Uma pequena rota musical pela América do Sul. 

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção. 

Idade mínima: 18 anos 

Tipo de seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso. 

Lista de inscritos: PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA 

Lista de aprovados: PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA 


TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO 

Professor responsável: Luis Pérez 

Dia e horário: 6ª feira das 14h30 às 16h30. 

Vagas: 15 

Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática. 

Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção. 

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. 

Idade mínima: 18 anos 

Vagas: 15 

Tipo de Seleção: O formato da avaliação será por vídeo no qual o aluno deverá enviar o link do vídeo gravado no YouTube no momento da inscrição (ao enviar o vídeo deixar a visibilidade do vídeo como “não listado”). O vídeo deverá estar sem edição e contendo as seguintes informações (de forma resumida): Nome; cidade; Idade; Toca algum instrumento musical? Possui formação musical? Se sim ou não fale um pouco sobre; qual o seu conhecimento sobre o tema deste curso? Por que escolheu este curso?   

Lista de inscritos: TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO 

Lista de aprovados: TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO 

  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Endereço

Largo General Osório, 147 - Luz
01213-010 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados
(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados

Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.