Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: 6ª feira, das 09h00 às 11h00.
Local: Theatro São Pedro – Rua Barra Funda, 161
Vagas: 10
Ementa: O curso tem como objetivo fornece ferramentas para a compreensão de alguns dos elementos musicais relacionados com a teoria e a percepção. As aulas serão desenvolvidas através da apreciação de um repertório que inclui músicas de diversos estilos e procedências. A experiência poderá dar subsídios para o entendimento do discurso musical por parte dos ouvintes e estudantes que não possuem um conhecimento prévio de teoria musical. Serão abordados aspectos que incluem a parte rítmica, melódica, harmônica, formal e histórica. Experiências que mesclam apreciação musical com elementos de teoria e percepção possibilitam também novas discussões e o estudo de assuntos ligados a outras esferas do conhecimento humano. A utilização de recursos audiovisuais e textos selecionados para cada atividade dará o suporte teórico necessário para uma maior assimilação dos conteúdos propostos.
Atividades a serem desenvolvidas:
1-Música no mundo, transformações no ocidente, influência e história na música: Como a música foi se estruturando, adquirindo novas funções e aspectos nas sociedades europeias a partir do Renascimento. Algumas diferenças entre a música de tradição europeia e a feita em outras partes do mundo. A influência europeia e americana na maneira de ouvir, entender e organizar o discurso musical.
2-Aspectos rítmicos e melódicos: As propriedades físicas do som. A organização do pulso através das figuras musicais e das fórmulas de compasso. As notas e sua escrita em pauta musical. Noções básicas a respeito de tons e semitons, tessituras, modos maiores e menores, escalas e intervalos e construção de melodias.
3- Aspectos harmônicos e formais: Os princípios para montar acordes e sequências harmônicas. As funções harmônicas básicas e os conceitos de tonalidade, encadeamento harmônico e cifragem popular. As modulações, a utilização de escalas e os princípios da improvisação. A forma musical e sua confecção.
4-Tecnologia transformação e manipulação do som. Uso de efeitos dos principais efeitos analógicos e digitais (distorções, repetições, alterações de timbre e frequência). Técnicas básicas de gravação, mixagem e masterização. Organização do som para espetáculos. A influência da música nas outras artes.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer as razões que motivaram para a escolha do curso.
Lista de inscritos: APRECIAÇÃO MUSICAL – THEATRO SÃO PEDRO
Lista de aprovados: APRECIAÇÃO MUSICAL – THEATRO SÃO PEDRO
Professor responsável: Mara Cimino
Dia e horário: 2ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 10
Ementa: O curso tem como objetivo capacitar professores de musicalização integrando a música com outras formas de expressão e linguagem, abrindo espaço para reflexões, buscando transcender o fazer artístico e buscando oportunidades de desenvolvimento humano e profissional.
Atividades a serem desenvolvidas: Capacitação aosprofessores de musicalização, professores de música da escola regular (rede pública e particular), alunos de licenciatura (música, artes, pedagogia), alunos de bacharelado em música.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura e escrita musical; tocar um instrumento.
Idade mínima dos alunos: 18 anos
Tipo de Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo, sua idade, formação, experiências com ensino musical e dizer o porquê quer fazer o curso.
Lista de Inscritos: CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO
Lista de Aprovados: CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE MUSICALIZAÇÃO
Professor responsável: Marco Prado
Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 15
Ementa: O curso tem o intuito de oferecer aos participantes um contato com temas relevantes, relacionados com a história da música feita no Brasil entre os períodos da Conquista em 1500 e da década de 1980. O trabalho não é limitado ao conhecimento de aspectos factuais da história da música, mas incorpora discussões a respeito da sociedade, das estruturas e do ambiente no qual se realizou determinada manifestação artística. As aulas são acompanhadas de textos, projeções de imagens, exibição de filmes ou documentários e audição de gravações ilustrativas, relacionadas aos assuntos em discussão.
Atividades a serem desenvolvidas:
A conquista da América e a música colonial: As diversas possibilidades de escolha, registro e avaliação dos materiais considerados no estudo da História. Bases da colonização e o pacto colonial – Influência Moura, Medieval e Renascentista Europeia, dos indígenas e africanos na formação da cultura brasileira. As primeiras danças coloniais: Fofa, Lundu, Fado, Capoeira, Batuque e Maculelê. – A Modinha A música indígena – A “Música dos barbeiros” – O som dos espaços públicos e privados. A época da mineração e a música colonial mineira.
A Família Real Portuguesa no Brasil, o Brasil Imperial e Republicano: Contexto para a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil e as transformações. A música na corte portuguesa – As escolas e ensino musical no Brasil. Danças e a música europeia – A Polca e o piano – O Xótis, o Tango , as Valsas. e os expoentes do período.
O Brasil entre os séculos XIX e XX: Urbanização e novas tecnologias- Migração, imigração e influência. Hegemonia americana e suas áreas de atuação. Novas possibilidades sonoras – cinema, rádio e gravação. As casas das Tias Baianas – O Teatro de Revista – Os conjuntos de Pau e Corda – O Maxixe- O Choro e o Samba.
A Era do Rádio. A Bossa-nova e os anos 50: O mundo depois da Segunda Guerra Mundial, a guerra fria e sua influência na América Latina. O surgimento do Rock e o mercado musical para os jovens. A bossa-nova e o reconhecimento internacional da música brasileira.
A Jovem Guarda e o Tropicalismo: Os anos 60 e as transformações na época da “Guerra Fria”. O Clube da Esquina e Os Novos Baianos. Outras músicas feitas na cidade de São Paulo nas décadas de 1980 e 90. Uma pequena rota musical pela América do Sul.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido (a) através da seleção.
Idade mínima: 18 anos
Tipo de seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e dizer quais razões que motivaram para a escolha do curso.
Lista de inscritos: PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA
Lista de aprovados: PANORAMA DA MÚSICA BRASILEIRA
Professor responsável: Luis Pérez
Dia e horário: 6ª feira das 14h30 às 16h30.
Vagas: 15
Ementa: Ensino da notação musical básica e dos principais tópicos da estruturação aliado a aplicação prática.
Atividades a serem desenvolvidas: Desenvolvimentos dos tópicos relacionados a propriedades dos sons, a notação musical, a apreciação, ao solfejo e a percepção.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Idade mínima: 18 anos
Vagas: 15
Tipo de Seleção: O formato da avaliação será por vídeo no qual o aluno deverá enviar o link do vídeo gravado no YouTube no momento da inscrição (ao enviar o vídeo deixar a visibilidade do vídeo como “não listado”). O vídeo deverá estar sem edição e contendo as seguintes informações (de forma resumida): Nome; cidade; Idade; Toca algum instrumento musical? Possui formação musical? Se sim ou não fale um pouco sobre; qual o seu conhecimento sobre o tema deste curso? Por que escolheu este curso?
Lista de inscritos: TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO
Lista de aprovados: TEORIA MUSICAL BÁSICA: NOTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.