Professor responsável: Bruno Avoglia
Dia e horário: Sábado, das 13h30 às 15h30
Vagas: 20 alunos no total, sendo:
3 Flautas
1 Oboé
3 Clarinetes
1 Fagote
2 Percussões
3 Saxofones (alto, tenor e barítono)
1 Eufônio
2 Trompas
1 Trombone
2 Trompetes
1 Tuba
Ementa: O curso, dirigido à comunidade em geral, visa capacitar o aluno à prática musical coletiva, no contexto geral da formação de banda sinfônica, assim como no aprimoramento de técnicas instrumentais pertinentes a esse tipo de grupo. A proposta de desenvolvimento do curso terá como base repertórios originalmente escritos, reelaborações, adaptações e arranjos, além de explorar experimentações em novas técnicas de ensaio e concepção da realização coletiva de uma obra.
Atividades a serem desenvolvidas: Ensaios gerais, ensaio de naipes, exercícios coletivos/orientações e apresentações/concertos.
Pré-requisitos para ingresso: Leitura de partituras musicais, disponibilidade para ensaio no horário estabelecido, além de possuir seu próprio instrumento (exceto para instrumentos de percussão)
Idade mínima dos alunos: 14 anos (sem idade máxima)
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, instrumento escolhido, sua motivação a participar da banda e realizar a execução de uma obra de livre escolha em seu instrumento. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Lista de inscritos: BANDA SINFÔNICA COMUNITÁRIA
Lista de aprovados: BANDA SINFÔNICA COMUNITÁRIA
Professor responsável: Sidnei Borgani
Dia e horário: 4ª feira, das 09h30 às 11h30
Vagas: 18 alunos no total, sendo:
5 Saxofones (2 alto, 2 tenores e 1 baritono) Segundo instrumento opcional (flauta, clarinete, sax soprano, clarone, etc.)
4 Trombones (3 tenores e 1 baixo ou tenor com gatilho)
4 Trompetes
1 Guitarra
1 Piano
1 Contrabaixo acústico
1 Bateria
1 Percussão Popular
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma experiência musical de nível médio/avançado diante de um repertório contemporãneo e eclético das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal são alguns dos compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Com essa variedade de repertório, o aluno terá acesso a uma experiência musical ampla. Esse laboratório musical fará com que o aluno desenvolva um aspecto solístico e coletivo avançado e apto para o cenário musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos de nível médio/avançado. Sugerimos e achamos que o aluno terá um melhor aproveitamento se ele tiver instrumento próprio, conhecimento de escalas (2 oitavas), campo harmônico M, improvisar nos estilos e forma (Blues e Rythm Change) e alguma experiência anterior com Big Band.
Idade mínima dos alunos:15 anos
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar as músicas abaixo:
1- Standard de Jazz: Oleo (Sonny Rollins)
Poderá ser gravado usando somente o metrônomo.
(4/4 semínima =218) ou se quiser tocar junto com o som original do álbum Bags Groove (Miles Davis).
Lembrando de manter o volume do playback menor que o do candidato.
– Saxofones, Trompetes, Trombones, Piano e Guit:
Melodia: Forma AABA (improvisar no B);Poderá ser gravado usando somente o metrônomo.
Solo Miles (dois chorus) letra D a K (compassos 26 a 89) Não precisa voltar DC.
– Baixo, Bateria e Percussão:
Tocar melodia solo no B e fazer condução (walking) durante solo do Miles.
Percussão: Pode usar qualquer instrumento de Percussão Popular. (Congas, pandero, tamborim,etc.).
2- Música Brasileira livre escolha: Se possível improvisar duração máxima do vídeo (2 a 3 min.).
Lista de inscritos: BIG BAND
Lista de aprovados: BIG BAND
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30
Vagas: 10
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc).
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Idade mínima dos alunos: 16 anos
Tipo da Seleção: Entrevista com a banca, leitura musical básica (cifra e partitura) e tocar ou cantar uma música de livre escolha.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, quanto tempo já estuda, e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra e tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Lista de inscritos: CAMERATA CAIPIRA
Lista de aprovados: CAMERATA CAIPIRA
Professor responsável: Thiago Abdalla
Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 12
Pré-requisitos para a prova: gravação de uma peça de livre escolha + uma peça de confronto.
Ementa: “A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve um repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios trabalhamos elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, como escalas, arpejos e timbres específicos. E também trabalhamos inúmeros elementos importantes à música de câmara e prática coletiva, como: sincronia, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homoritmia, polifonia etc.”
Idade mínima: 16 anos
Idade máxima: 30 anos
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha dentre:
– Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi;
– Estudios Sencillos, de Leo Brouwer;
– Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras.
Lista de inscritos: CAMERATA DE VIOLÕES
Lista de aprovados: CAMERATA DE VIOLÕES
Professores responsáveis: Sarah Hornsby e Herivelto Brandino
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Vagas: 8
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado.
Idade mínima: 16 anos
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação os seguintes itens: dizer seu nome completo e expor os motivos pelos quais gostaria de participar do grupo contemporâneo – essa fala deve durar no max 1 minuto; em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos.
Lista de inscritos: GRUPO CONTEMPORÂNEO
Lista de aprovados: GRUPO CONTEMPORÂNEO
Professor responsável: Marcio Rampim
Dia e horário: Sábado, das 09h30 às 11h30
Vagas: 25
Ementa: o curso foi criado para atender a demanda de alunos de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.
Atividades a serem desenvolvidas: a prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.
Pré-requisitos para ingresso: pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.
Idade mínima dos alunos: 13 anos
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, qual o instrumento que gostaria de cursar (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo), se já estudou algum desses instrumentos e por quanto tempo, se já estudou algum outro instrumento antes, dizendo onde e por quanto tempo, se tem leitura musical, dizendo se é iniciante intermediário ou avançado, e se ouve música erudita. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Lista de inscritos: ORQUESTRA DE CORDAS COMUNITÁRIA
Lista de aprovados: ORQUESTRA DE CORDAS COMUNITÁRIA
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.