EMESP

MENU

Como entrar na EMESP Tom Jobim?

08 de setembro de 2019

Diariamente, muitas pessoas entram em contato conosco com dúvidas sobre como ingressar na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim. As questões abordam desde o custo dos cursos até o período de inscrições. Para facilitar o entendimento sobre os processos seletivos da Escola, reunimos neste artigo as principais informações.

A instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, oferece cursos gratuitos para a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, e também para o aperfeiçoamento de músicos que já completaram a sua formação e que desejam aprofundar e ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Anualmente, a Escola oferece em torno de 1.300 vagas para mais de 90 habilitações e cursos de teoria e prática musical, para iniciação, aprimoramento e profissionalização musical. Para ocupar essas vagas, realiza processos seletivos anuais para avaliação da aptidão e do conhecimento musical, técnico e teórico dos candidatos. As inscrições para os Cursos de Formação e de Especialização geralmente começam em outubro. Já a seleção para os Cursos Livres costuma acontecer em janeiro. Acesse aqui o calendário da Escola e confira os períodos de inscrição.

A idade mínima ou máxima para estudar na EMESP Tom Jobim depende do conteúdo artístico-pedagógico proposto em cada curso. Este e outros pré-requisitos para inscrição dos candidatos, bem como informações sobre prazos e horários, são divulgados no edital do processo seletivo, que é publicado no site da Escola durante o período de seleção. Mais informações na página Estude Conosco.

Cadastre-se aqui e receba conteúdos exclusivos da EMESP Tom Jobim.