Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Cursos de Orquestras, Cameratas e Conjuntos


Big Band

  • Tipo de Vaga: Vagas remanescentes. sendo:  Saxofones (tenor) segundo instrumento opcional (flauta, clarinete, sax soprano, clarone, etc.) ; Trombones tenores; Trombone baixo; Trompetes.

  • Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30   

  • Faixa Etária: a partir de 15 anos, sem idade limite. 

  • Professor responsável: Guilherme Ribeiro

  • Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos(às) alunos(as) uma experiência musical de nível médio/avançado diante de um repertório contemporãneo e eclético das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal são alguns dos compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Com essa variedade de repertório, o(a) aluno(a) terá acesso a uma experiência musical ampla. Esse laboratório musical fará com que o(a) aluno(a) desenvolva um aspecto solístico e coletivo avançado e apto para o cenário musical.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.

  • Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos(as) de nível médio/avançado.   

  • Tipo de Seleção: O candidato(a) deverá tocar uma peça de livre escolha e improvisação em forma blues (Backing track/Play along em F ou Bb concert) e leitura a primeira vista.  
  • Blues em F:
Partitura
Backing Track
  • Blues em Bb:
Partitura
Backing Track

  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Camerata Caipira

  • Tipo de Vaga: Vagas remanescentes para acordeon, piano, percussão, flauta, violino ou rabeca

  • Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30  

  • Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem idade limite. 

  • Professor responsável: João Paulo do Amaral 

  • Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc). 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor). 

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, quanto tempo já estuda, e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra e tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos. 

  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Camerata de Violões

  • Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes)

  • Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30 

  • Faixa Etária: 16 a 30 anos

  • Professor responsável: Thiago Abdalla

  • Ementa: “A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve um repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios trabalhamos elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, como escalas, arpejos e timbres específicos. E também trabalhamos inúmeros elementos importantes à música de câmara e prática coletiva, como: sincronia, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homoritmia, polifonia etc.” 

  • Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha + uma peça de confronto. 

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha dentre:  
Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi
Estudios Sencillos, de Leo Brouwer
Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras

  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Grupo Contemporâneo

  • Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes) 

  • Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30 

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.

  • Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino 

  • Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos. 
  • 2º Processo Seletivo
Lista de inscrições (não houve inscritos)
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Iniciação a Percussão – Bateria de Escola de Samba

  • Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes) 

  • Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30 

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.

  • Professor responsável: Luiz Guello 

  • Ementa: Vivência de um grupo de percussão. Desenvolvendo percepção auditiva, memória, senso rítmico através de repertório com sonoridades praticadas pelas baterias de escolas de samba. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também haverá uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba, etc.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. 

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração. 
  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Laboratório de Música Erudita Contemporânea

  • Tipo de Vaga: Vagas remanescentes

  • Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30 

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.

  • Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes 

  • Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI.  Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, ensaio e execução das mesmas em apresentações durante o ano, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e execução de uma peça do repertório erudito para o instrumento.
  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Música Experimental

  • Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes) 

  • Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30 

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.

  • Professores responsáveis: André Damião Bandeira 

  • Ementa: A disciplina trata da história e prática da Música Experimental, no sentido amplo do termo. O curso trará uma perspectiva histórica e processual de repertório, em busca de um corte transversal em culturas que incorporaram essa abordagem, da música eletroacústica ao free jazz, do japanoise ao rap, da vanguarda paulistana ao circuit bending. Os encontros serão baseados na escuta, leitura e prática a partir dos objetos de estudo.    

  • Atividades a serem desenvolvidas: Escuta, leitura, análise e dinâmicas coletivas para performance. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.
  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Percussão Corporal

  • Tipo de Vaga: Vagas remanescentes 

  • Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.

  • Professor responsável: Luis Perez

  • Ementa: O Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.
  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Pixinguinha na Pauta

  • Tipo de Vagas: Vagas remanescentes e cadastros reservas (suplentes) para piano, violão/ violão 7 cordas / cavaquinho/ bandolim, percussão, flauta/flautim, saxofone alto/ saxofone tenor, clarinete, trombone, trompete e contrabaixo acústico.  

  • Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30 

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.

  • Professores responsáveis: Jane do Bandolim e Marcelo Cândido  

  • Ementa: Estudo do gênero choro através da reprodução dos arranjos elaborados pelo compositor Pixinguinha, com foco na estética, fraseado, sonoridade e linguagem característica da época.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Os(as) professores(as) trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os(as) professores(as) responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha, acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras. 

  • Tipo de Seleção:  Entrevista e teste com leitura a primeira vista no instrumento.

  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Prática de Choro

  • Tipo de Vagas: Vagas remanescentes (cavaquinho, bandolim, flauta clarinete, saxofone, trompete trombone) 

  • Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.

  • Professor responsáveis: Edmilson Capelupi 

  • Ementa: Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.  

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura, com seu instrumento.  

  • Tipo de Seleção:  Entrevista e teste e tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Murmurando” de Fon-Fon  ou “Chorei” de Pixinguinha.

  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

Orquestra de Cordas Comunitária

  • Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes)

  • Dia e horário: Sábado, das 14h30 às 16h30 

  • Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade

  • Professor responsável: Marcio Rampim 

  • Ementa: O curso foi criado para atender a demanda de alunos de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: A prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.  

  • Pré-requisitos para ingresso: Pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.  

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste com o instrumento.
  • 2º Processo Seletivo:
Lista de inscrições
Resultado
  • 1º Processo Seletivo:
Resultado

  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Endereço

Largo General Osório, 147 - Luz
01213-010 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados
(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados

Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.