Faixa Etária: a partir de 15 anos, sem idade limite.
Professor responsável: Guilherme Ribeiro
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos(às) alunos(as) uma experiência musical de nível médio/avançado diante de um repertório contemporâneo e eclético das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal, são alguns dos compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Com essa variedade de repertório, o(a) aluno(a) terá acesso a uma experiência musical ampla. Esse laboratório musical visa promover o desenvolvimento das habilidades solísticas e de trabalho coletivo dos(as) alunos(as) a fim de inseri-los(las) no cenário musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos(as) de nível médio/avançado.
Tipo de Seleção: O candidato(a) deverá tocar uma peça de livre escolha e improvisação em forma blues (Backing track/Play along em F ou Bb concert) e leitura à primeira vista.
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem idade limite.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc.)
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Tipo de Seleção: Por vídeo. O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: 1 – Dizer seu nome completo e idade; 2 – Dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, há quanto tempo já estuda e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra; 3 – Tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha; 4 – O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
Ementa: A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios são trabalhados elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, tais como escalas, arpejos e timbres específicos. Além disso, são trabalhados inúmeros elementos importantes à música de câmara e à prática coletiva, como: sincronicidade, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homorritmia, polifonia, entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha e uma peça de confronto.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha dentre: 1 – Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi; 2 – Estudios Sencillos, de Leo Brouwer; 3 – Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras.
Vagas: 8, sendo aceitos violinos, viola, violoncelos, contrabaixo, flauta, clarinete, voz (masculina ou feminina), percussões e pianos. Outros instrumentistas, como fagote, oboé, saxofone e metais também são bem-vindos.
Dia e horário: 6ª feira, das 13h30 às 15h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI. Trabalho de colaboração com compositores, pesquisa de técnicas estendidas e de interpretações a partir da variabilidade de linguagens da música contemporânea.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos e ensaios em conjunto, leitura e interpretação do repertório tradicional e de vanguarda da música contemporânea de concerto, visando a compreensão e performance de músicas que podem ser canônicas, mas também novas, incluindo estreias.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico intermediário e avançado.
Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos.
Faixa Etária: Idade mínima de 8 anos e máxima de 12.
Professor responsável: Herivelto Brandino
Ementa: O curso propõe a formação de um grupo de percussão de crianças da EMESP que tenha uma atividade musical diversa, com referência na música erudita e popular, especialmente aquelas do universo infantil, como canções, brincadeiras de roda, jogos de mãos, trilhas de desenhos e jogos, poemas sinfônicos, contação de história com sonoplastia e improvisos temáticos. Todos esses elementos envolvem princípios pedagógicos que buscam a compreensão da coletividade musical e a assimilação de elementos estruturantes da música, como melodia, harmonia, diversidades rítmicas e a criação de diferentes cores sonoras.
Atividades a serem desenvolvidas: Brincadeiras e dinâmicas coletivas que potencializam a atenção e raciocínio rápido, recurso fundamental na música; Improvisos que estimulam a criatividade; Composições coletivas para potencializar a compreensão das estruturas musicais e coletividade; Execução de músicas e canções que os alunos gostam e conhecem, viabilizando o estimula à musicalidade intuitiva; Ensaios e apresentações ao público
Pré-requisitos para ingresso: O curso é indicado especialmente para crianças percussionistas ou que tenham vontade de tocar percussão, ou ainda que busquem práticas coletivas lúdicas.
Improvisação no Choro e Samba para instrumentos de Sopro
Vagas: 10
Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Cesar Roversi
Ementa: Estudos técnicos, rítmicos, melódicos e harmônicos através da adoção de metodologias didáticas voltadas à improvisação e ao estímulo criativo. Desenvolvimento criativo através da improvisação nos ritmos samba e choro, preparando o discente para integrar e transformar o ambiente sonoro sem comprometer os gêneros musicais.
Atividades a serem desenvolvidas: Interpretação musical: melodia, ritmo, harmonia, articulações e inflexões; Improvisação musical aplicada a gêneros choro e samba; Preparação de estudos técnicos e obras do repertório de choro e samba, em proporção a ser definida pelo professor; Prática das escalas tonais; Execução de acordes em todas as categorias e inversões; Execução gêneros choro e samba respeitando seus padrões rítmicos e melódicos; Desenvolvimento da improvisação; Estudo dos diferentes ritmos do dentro do choro seguindo sua cronologia.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical em instrumento de sopro.
Tipo de Seleção: Entrevista e breve apresentação do(a) aluno(a) tocando seu instrumento.
Iniciação a Percussão – Bateria de Escola de Samba
Vagas: 10
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: Este curso oferece uma experiência prática em grupo, focada no desenvolvimento da percepção auditiva, memória musical e habilidades rítmicas. O repertório abrange sonoridades típicas das baterias de escolas de samba, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda desse estilo musical. As aulas abordam técnicas de percussão e exploram o contexto histórico e cultural da percussão de escola de samba.
Atividades a serem desenvolvidas: Este curso se concentra principalmente no estudo dos instrumentos tradicionais de escola de samba. Além disso, ofereceremos uma introdução à percussão popular, abrangendo instrumentos como congas, pandeiro de choro, zabumba entre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias, até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Percussão Corporal no Teatro União Olho Vivo (TUOV)
Vagas: 6
Dia e horário: 5ª feira, das 17h00 às 18h30
Local: Teatro União Olho Vivo (TUOV) – Rua Newton Prado, 766 – Bom Retiro
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luis Perez
Ementa: O curso de percussão corporal visa desenvolver as habilidades musicais dos participantes através do uso do corpo como instrumento. os alunos aprenderão uma variedade de ritmos e técnicas da percussão corporal. este curso proporcionará uma compreensão dos fundamentos rítmicos, além de promover a criatividade e a improvisação.
Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O processo seletivo consistirá em atividades coletivas, nas quais serão avaliados aspectos como: percepção rítmica e melódica, afinação, tessitura vocal, articulação, características timbrísticas, além de algumas questões fisiológicas, como muda vocal (mudança das características vocais comuns à adolescência).
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Webster Santos
Ementa: O curso aborda as bases matriciais da cultura brasileira com ênfase na identificação dos gêneros, subgêneros e fusões da música nacional. Através de uma perspectiva histórica, examina a relação entre as raízes culturais e o comportamento social, focando na interação entre ritmo, melodia e harmonia. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das influências afrocentristas na cultura e música brasileiras.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo de claves, construções melódicas e rítmicas; Uso da oralidade e percepção; Realização de composições próprias através do conhecimento adquirido.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Vagas: 12, sendo 04 violas, 04 violinos, 2 violoncelos e 02 contrabaixo
Dia e horário: Sábado, das 14h30 às 16h30
Faixa Etária: Idade mínima de 13 anos e máxima de 35.
Professor responsável: Marcio Rampim e Henrique do Amaral
Ementa: O curso foi criado para atender a demanda de alunos(as) de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares, que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.
Pré-requisitos para ingresso: Pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste com o instrumento.
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