Ementa: O curso busca proporcionar o contato com o instrumento, buscando técnicas envolvidas no instrumento CORNE INGLÊS. Introdução ou aprimoramento ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar e avançado.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui instrumento para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o Corne inglês e responder se a pessoa pretende se profissionalizar ou já é profissional na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Dia e horário: 2ª feira, das 17h30 às 18h30 | 6ª feira, das 15h30 às 16h30
Faixa Etária: A partir de 12 anos, sem limite de idade.
Professora responsável: Catherine Carignan
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Fagote. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas individuais, prova prática e apresentação do repertório em recital.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Ementa: O curso busca proporcionar o primeiro contato com o instrumento e todas as técnicas envolvidas no aprendizado do Oboé. Introdução ao senso crítico musical, percepção e prática de estudos rítmicos e melódicos e também estudos do repertório elementar.
Atividades a serem desenvolvidas: Aulas práticas de introdução à técnica do instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, descrever sua experiência com música, seja ela qual for. Informar se possui oboé para estudo. Relatar o que o trouxe para a escola e porque escolheu o oboé e responder se a pessoa pretende se profissionalizar na música ou levará somente como Hobby. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Faixa Etária: A partir de 12 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: O curso consiste na iniciação a percussão popular desenvolvendo musicalidade, senso rítmico, repertório e técnica instrumental.
Atividades a serem desenvolvidas: Introdução a percussão popular atividades relacionadas ao samba e baião e ritmos Afro Brasileiros utilizando os seguintes instrumentos: pandeiro, atabaque dentre outros.
Pré-requisitos para ingresso: Nível básico em qualquer instrumento de percussão.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Renan Mendes
Ementa: Desenvolvimento de habilidades técnicas, cultura musical, estilos e suas formas de execução. Preparação para concursos. Criação de uma rede interna de relacionamentos profissionais, prezando pelo apoio e aprendizado mútuo num ambiente acolhedor. Aprendizado do repertório do instrumento, desenvolvimento técnico-musical e trabalho com trechos orquestrais.
Atividades a serem desenvolvidas: Aprimorar a capacidade técnica (sonoridade, mecânica, fraseado, articulação). Introdução à prática de técnicas estendidas, foco em aspectos estilísticos, prática de música de câmera para flautas.
Pré-requisitos para ingresso: Alunos(as) já iniciados na flauta transversal há pelo menos 4 anos para participação ativa no curso. Aberto a todos os ouvintes e interessados.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Josué dos Santos
Ementa: O curso oferece ao(à) aluno(a) a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.
Atividades a serem desenvolvidas: Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o(a) aluno(a) ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o(a) aluno(a) terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.
Pré-requisitos para ingresso: Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e à inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música Linda Érika de Luiz Americano. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Ementa: Estudo da prática musical na viola erudita, com foco no desenvolvimento do aprendizado musical, leitura e conhecimento do repertório do instrumento.
Atividades a serem desenvolvidas: Trabalho de consciência corporal, solfejo musical na clave de dó, desenvolvimento da percepção auditiva e solfejo rítmico. Apresentação e execução do repertório básico e intermediário desenvolvido para a Viola Erudita. Organização de processos de estudo no instrumento.
Pré-requisitos para ingresso: Candidatos(as) que já toquem viola erudita ou violino de nível básico que tenham interesse em aprender ou se aperfeiçoar nos estudos da Viola Erudita.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. Os(as) candidatos(as) deverão tocar na viola ou violino uma peça de livre escolha.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marco Prado
Ementa: O curso foi montado com a intenção de proporcionar aos estudantes um aprendizado dinâmico e participativo, no qual serão abordados também importantes assuntos relacionados à parte teórica da música. Através desse estudo o(a) aluno(a) poderá ampliar seu repertório e motivar-se para um estudo mais aprofundado da matéria musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Cuidados e conservação do instrumento; Postura e cuidados necessários para a prática musical; Escrita Musical – Noções Gerais; Escala cromática, acidentes e sinais de escrita musical específica; Exercícios simples de mão direita e mão esquerda; Anatomia, localização das notas no instrumento; Afinação tradicional; Principais acordes sem pestana; Uso e funcionamento do sistema de cifras musicais; Sequências simples com três acordes básicos- Tônica, subdominante, dominante; Estudo de arpejos simples (dedilhados); Estudo de acompanhamento cifrado; Estudo de ritmos; Acordes com pestana; Uso de Palhetas e dedeiras; Execução de músicas cifradas de diversos autores da MPB, Rock e Pop nacional e internacional.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e ser escolhido(a) através da avaliação.
Tipo de Seleção: O(a) candidato deverá tocar um trecho da música ‘’Luar do Sertão’’ de autoria de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco. O candidato/a deverá tocar os acordes da música (na tonalidade que se sentir mais à vontade) e cantar a letra da música.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Edmilson Capelupi
Ementa: Aprimoramento de violonistas no violão de 07 cordas usando a linguagem do choro, estudo do repertório em variações de estilos, formas, épocas e dificuldades técnicas. Estudo dos elementos do acompanhamento na área da música popular, como a leitura de cifra, montagem de acordes e o domínio de ritmos brasileiros.
Atividades a serem desenvolvidas: No curso, a tarefa consiste em ampliar o repertório por meio da leitura das partituras indicada pelo professor, assim como por meio da transcrição de músicas gravadas, segundo os conhecimentos prévios e a aptidão cognitiva de cada aluno(a).
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste. O(a) candidato(a) deverá tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Cadência” de Juventino Maciel ou “Proezas de Solon” de Pixinguinha (acompanhamento).
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marcus Teixeira
Ementa: É um curso para violonistas de nível intermediário que tenham interesse em se aprofundar no estudo do violão popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e violonistas, entre outros.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo (no máximo 3 minutos) com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a peça CARTA DE PEDRA (Guinga/Aldir Blanc), arranjo do Marco Pereira e a música FOUR (Miles Davis) sobre a base gravada em bossa nova. Sobre a base gravar um chorus tocando somente a harmonia, depois um tocando a melodia e um 2 chorus de improviso livre.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.