Cursos Livres de Instrumentos 2025 – 2º Processo Seletivo
Viola Caipira – Nível Intermediário
Vagas: 03
Dia e horário: 2ª feira, das 14h30 às 15h30
Faixa Etária: a partir de 12 anos
Professor(a) responsável: João Paulo Amaral
Ementa: Curso de nível intermediário dirigido a alunos(as) de viola caipira já iniciados no acompanhamento de repertório e ritmos tradicionais básicos como cururu, toada, guarânia, cateretê, etc, que possuem leitura de cifra dos acordes básicos, conhecimento das escalas duetadas e de alguns solos e introduções na viola. O curso busca atender a demanda de alunos já iniciados e que procuram expandir seu repertório e aprofundar no desenvolvimento técnico, rítmico, melódico e harmônico.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de exercícios de técnica de mão esquerda e mão direita, arpejos, escalas, além de repertório tradicional da música caipira e outros aplicados à viola. Estudo e aprofundamento dos ritmos tradicionais da viola por meio de execução de acompanhamento de canções do gênero bem como de suas respectivas introduções, melodias e solos tradicionais, além de composições/arranjos instrumentais para solo ou grupos de violas. Desenvolvimento de técnica individual, percepção, vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse, possuir o próprio instrumento (viola caipira de 10 cordas – utilizaremos a afinação cebolão em Ré maior).
Tipo de Seleção: POR VÍDEO – O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: Dizer seu nome completo e idade; Dizer resumidamente há quanto tempo já toca e onde aprendeu, e qual é o nível da leitura musical (cifra e partitura); Tocar os ritmos tradicionais da viola com os respectivos acordes: cururu (F#m), cateretê (B7) e pagode caipira (E); Executar 01 introdução/solo do repertório tradicional da viola caipira, por exemplo: Saudade da Minha Terra (Goiá/Belmonte), Pagode em Brasília (Teddy Vieira/Lourival dos Santos), etc; Eexecutar 01 música de livre escolha (trecho); O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
Ementa: É um curso para violonistas de nível intermediário que tenham interesse em se aprofundar no estudo do violão popular.
Atividades a serem desenvolvidas: Serão aprofundados os conteúdos: técnica, harmonia, improvisação, peças, chord melody, leitura, repertório, acompanhamento, estilos e violonistas, entre outros.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo (no máximo 3 minutos) com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a peça CARTA DE PEDRA (Guinga/Aldir Blanc), arranjo do Marco Pereira e a música FOUR (Miles Davis) sobre a base gravada em bossa nova. Sobre a base gravar um chorus tocando somente a harmonia, depois um tocando a melodia e um 2 chorus de improviso livre.
Ementa: O curso oferece ao(à) aluno(a) a oportunidade de desenvolver conhecimento sobre a linguagem musical brasileira e do jazz, sem excluir um exame de outros gêneros musicais. Haverá a construção de um vocabulário para a composição de improvisos, por meio da apreciação, reflexão teórica e exercícios centrados na prática da improvisação e transcrição de improvisos escolhidos para este fim.
Atividades a serem desenvolvidas: Pretende aprofundar a técnica do instrumento em diversos estilos. Instiga o(a) aluno(a) ao estudo constante para seu desenvolvimento como músico instrumentista, com visão ampla e crítica. Por meio de um estudo voltado à observação e à percepção, o(a) aluno(a) terá a oportunidade de aplicar a improvisação, efetivamente, em diversas formações, desde pequenos grupos e trabalho de naipe, como também em formações maiores, de modo a ampliar seus horizontes e prepará-lo para a carreira profissional.
Pré-requisitos para ingresso: Interpretar com eficiência os principais ritmos e gêneros estudados, com especial atenção à articulação e à inflexão correta das notas; executar solos transcritos de vários instrumentistas e de diversos gêneros; transcrever solos de saxofonistas de diversos estilos e épocas; improvisar em harmonias mais complexas.
Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música Linda Érica de Luiz Americano. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias, até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
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