A EMESP Tom Jobim é a Escola de Música do Estado de São Paulo – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.
A instituição proporciona tanto a formação de crianças e jovens nas áreas da música erudita e popular, quanto o aperfeiçoamento de músicos que já completaram sua formação e que desejam aprofundar e ampliar ainda mais seus conhecimentos. São 1.500 alunos que têm à sua disposição cerca de 198 habilitações e cursos gratuitos de canto e instrumentos musicais.
Referência no ensino de música brasileira, a EMESP Tom Jobim reúne em seu corpo docente profissionais com reconhecimento internacional. Com um projeto artístico-pedagógico, que visa uma formação rica e abrangente, os cursos oferecidos pela escola proporcionam aos alunos e alunas conhecimento, vivência e compreensão musical, abarcando toda a história da música ocidental, desde a música antiga à contemporânea, do popular ao erudito.
Diversas parcerias internacionais promovem intercâmbios de alunos, professores e ideias dentro da escola, proporcionando um ambiente fértil em interações pedagógicas, artísticas e profissionais. A ponte entre o aprendizado e a profissionalização está nos grupos artísticos, que reúnem os alunos em projetos de alta intensidade artística e pedagógica, que não apenas os prepara para a vida profissional, mas já proporciona, por si só, grandes experiências e conquistas como músicos e cidadãos.
O prédio de seis andares conta com 56 salas, voltadas para aulas individuais e coletivas, e 46 pianos. As salas são equipadas conforme necessidades específicas, tendo acervo de instrumentos musicais para estudo, ensaios e aulas.
Em 2012 a EMESP inaugurou o Piano Lab, totalmente equipado com pianos digitais da marca Roland, voltados para o aprendizado coletivo, e que permitem ao professor escutar e orientar os alunos via áudio.
A instituição mantém o Auditório Zequinha de Abreu, localizado no térreo, com capacidade para 85 lugares, e que recebe recitais, apresentações, palestras, master classes e workshops.
A EMESP Tom Jobim conta ainda com um estúdio de gravação, anexo ao Auditório, que realiza registros audiovisuais das atividades pedagógicas e musicais de alunos, professores e músicos convidados. O acervo do estúdio pode ser consultado por alunos e professores da EMESP Tom Jobim, mediante solicitação junto à equipe de Produção.
No terceiro andar está a Biblioteca Mário Casali, que possui mais de 20 mil títulos (livros, partituras, CDs, vídeos, entre outros). Atende alunos e professores da Escola, que podem realizar consulta in loco ou empréstimo de material. O catálogo do acervo também pode ser consultado via internet, pela página do aluno ou página do professor. Reservas, consultas e empréstimos só podem ser realizados pessoalmente no local. A biblioteca possui espaço para leitura, pesquisa e consulta de vídeo e áudio.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.