EMESP

MENU

II Encontro Internacional de Pianistas On-line Crescendo

18 de maio de 2021

Entre os dias 3 e 4 de julho, a Crescendo – Escola de Música Estoril e Oeiras, de Portugal, realizará o II Encontro Internacional de Pianistas On-line Crescendo, com direção pedagógica e artística do pianista Adriano Nogueira.

A programação abrange aulas magnas, concertos, masterclasses, conferências e cursos de formação pedagógica para professores, e contará com a participação de importantes nomes do piano da atualidade, como Cristian Budu, Eduardo Monteiro, Adriano Jordão, Sérgio Azevedo, Ronaldo Miranda, António Ribeiro, Linda Bustani, Ney Fialkow e Marisa Lacorte.

Concurso Internacional de Piano

O encontro traz novidades, como a realização da primeira edição do Concurso Internacional de Piano Crescendo On-line, para pianistas de todas as idades e nacionalidades. A competição visa incentivar a prática do instrumento em casa, promover intercâmbio cultural entre estudantes e pianistas, e divulgar a música para piano solo de compositores de países de língua oficial portuguesa.

Para o primeiro lugar – categoria Pianista do Ano – será dada a oportunidade de apresentação de cinco concertos na Europa e no Brasil, além do convite para a apresentação do recital de abertura do III Encontro, em 2022. Também serão concedidos prêmios de Melhor Interpretação de Música Brasileira e Melhor Interpretação de Música Portuguesa.

Os pianistas interessados em participar do concurso devem conferir todas as condições no edital (acesse aqui) e efetuar a inscrição até o dia 15 de junho. O resultado será divulgado no dia 26 de junho e os concertos premiados serão exibidos no YouTube do Encontro de Pianistas, nos dias 3 e 4 de julho.

Chamada de trabalhos

Outra novidade da segunda edição do Encontro Internacional de Pianistas On-line Crescendo é a chamada de trabalhos nas áreas de prática e ensino do piano, destinada a pesquisadores, professores e alunos. Os trabalhos devem ser pré-gravados e editados, nos formatos videoaula ou miniconferência, com duração máxima de 10 minutos.

Os interessados em participar devem conferir todas as informações no edital (acesse aqui) e enviar seus trabalhos até o dia 20 de junho. Os trabalhos selecionados serão divulgados durante o Encontro.

Confira aqui mais informações sobre o II Encontro Internacional de Pianistas On-line Crescendo.