Tipo de Vaga: Vagas remanescentes. sendo: Saxofones (tenor) segundo instrumento opcional (flauta, clarinete, sax soprano, clarone, etc.) ; Trombones tenores; Trombone baixo; Trompetes.
Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30
Faixa Etária: a partir de 15 anos, sem idade limite.
Professor responsável: Guilherme Ribeiro
Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos(às) alunos(as) uma experiência musical de nível médio/avançado diante de um repertório contemporãneo e eclético das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal são alguns dos compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Com essa variedade de repertório, o(a) aluno(a) terá acesso a uma experiência musical ampla. Esse laboratório musical fará com que o(a) aluno(a) desenvolva um aspecto solístico e coletivo avançado e apto para o cenário musical.
Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.
Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos(as) de nível médio/avançado.
Tipo de Seleção: O candidato(a) deverá tocar uma peça de livre escolha e improvisação em forma blues (Backing track/Play along em F ou Bb concert) e leitura a primeira vista.
Tipo de Vaga: Vagas remanescentes para acordeon, piano, percussão, flauta, violino ou rabeca
Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30
Faixa Etária: a partir de 16 anos, sem idade limite.
Professor responsável: João Paulo do Amaral
Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc).
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.
Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: dizer seu nome completo, idade, dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, quanto tempo já estuda, e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra e tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.
Ementa: “A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve um repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios trabalhamos elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, como escalas, arpejos e timbres específicos. E também trabalhamos inúmeros elementos importantes à música de câmara e prática coletiva, como: sincronia, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homoritmia, polifonia etc.”
Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha + uma peça de confronto.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar 1 Estudo de livre escolha dentre:
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino
Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudos de conjunto, leitura, fraseados e diversas interpretações e compreensão do repertório abordado, visando a performance.
Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico avançado.
Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos.
Iniciação a Percussão – Bateria de Escola de Samba
Tipo de Vaga: Cadastros de reservas (suplentes)
Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luiz Guello
Ementa: Vivência de um grupo de percussão. Desenvolvendo percepção auditiva, memória, senso rítmico através de repertório com sonoridades praticadas pelas baterias de escolas de samba.
Atividades a serem desenvolvidas: Vamos estudar basicamente os instrumentos de escola de samba, mas também haverá uma iniciação a percussão popular trabalhando congas, pandeiro de choro, baião, zabumba, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes
Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias até a cena contemporânea do século XXI. Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores.
Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, ensaio e execução das mesmas em apresentações durante o ano, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse
Tipo de Seleção: Entrevista e execução de uma peça do repertório erudito para o instrumento.
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: André Damião Bandeira
Ementa: A disciplina trata da história e prática da Música Experimental, no sentido amplo do termo. O curso trará uma perspectiva histórica e processual de repertório, em busca de um corte transversal em culturas que incorporaram essa abordagem, da música eletroacústica ao free jazz, do japanoise ao rap, da vanguarda paulistana ao circuit bending. Os encontros serão baseados na escuta, leitura e prática a partir dos objetos de estudo.
Atividades a serem desenvolvidas: Escuta, leitura, análise e dinâmicas coletivas para performance.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e conhecimento musical de nível médio ou avançado.
Faixa Etária: A partir de 18 anos, sem limite de idade.
Professor responsável: Luis Perez
Ementa: O Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos.
Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.
Tipo de Vagas: Vagas remanescentes e cadastros reservas (suplentes) para piano, violão/ violão 7 cordas / cavaquinho/ bandolim, percussão, flauta/flautim, saxofone alto/ saxofone tenor, clarinete, trombone, trompete e contrabaixo acústico.
Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30
Faixa Etária: A partir de 14 anos, sem limite de idade.
Professores responsáveis: Jane do Bandolim e Marcelo Cândido
Ementa: Estudo do gênero choro através da reprodução dos arranjos elaborados pelo compositor Pixinguinha, com foco na estética, fraseado, sonoridade e linguagem característica da época.
Atividades a serem desenvolvidas: Os(as) professores(as) trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os(as) professores(as) responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha, acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.
Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste com leitura a primeira vista no instrumento.
Tipo de Vagas: Vagas remanescentes (cavaquinho, bandolim, flauta clarinete, saxofone, trompete trombone)
Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30
Faixa Etária: A partir de 16 anos, sem limite de idade.
Professor responsáveis: Edmilson Capelupi
Ementa: Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.
Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.
Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura, com seu instrumento.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste e tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Murmurando” de Fon-Fon ou “Chorei” de Pixinguinha.
Faixa Etária: a partir de 14 anos, sem limite de idade
Professor responsável: Marcio Rampim
Ementa: O curso foi criado para atender a demanda de alunos de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.
Atividades a serem desenvolvidas: A prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.
Pré-requisitos para ingresso: Pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.
Tipo de Seleção: Entrevista e teste com o instrumento.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.