Governo do Estado de São Paulo
SP + Digital Flickr Governo de São Paulo Linkedin Governo de São Paulo TikTok Governo de São Paulo Youtube Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo Instagram Governo de São Paulo Facebook Governo de São Paulo

/governosp

  • SP + Digital
  • Flickr Governo de São Paulo
  • Linkedin Governo de São Paulo
  • TikTok Governo de São Paulo
  • Twitter Governo de São Paulo
  • Youtube Governo de São Paulo
  • Instagram Governo de São Paulo
  • Facebook Governo de São Paulo
  • /governosp

  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
PortugueseEnglish
A- A A+ Contraste
professores > alunos >

EMESP

MENU
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria
  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Práticas 2021

Atenção: tenha seu vídeo disponível no YouTube antes de fazer sua inscrição. Se você tem dúvidas sobre alguma parte do processo, retorne ao edital clicando aqui.

BIG BAND

Professor responsável: Josué dos Santos
Dia e horário: 4ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 18 alunos no total (05 saxofones, 04 trombones, 04 trompetes, 01 guitarra, 01 piano, 01 contrabaixo acústico, 01 bateria, 01 percussão popular)

Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos alunos uma vivência musical dentro do universo da formação de Big Band, adquirindo uma melhor leitura, articulação, sonoridade e outros critérios essenciais para o desenvolvimento da prática de grupo e também individual.

Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório clássico de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas e ritmos brasileiros.

Pré-requisitos para ingresso: O material utilizado para a prática será de arranjos de nomes importantes da história dessa formação, tanto brasileiros quanto internacionais e deverá abranger diversos gêneros musicais.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a interpretação da música Flores do Moacir Santos. O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.

COMBO DE MÚSICA BRASILEIRA

Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 16 (distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, soprano, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico).

Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe a obra do Maestro Moacir Santos, que retrata a pluralidade e a riqueza da nossa cultura. O combo conta com a coordenação do professor Sizão Machado.

Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para a formação original utilizada pelo Maestro Moacir Santos.

Pré-requisitos para ingresso: É obrigatório que o aluno possa realizar leitura à primeira vista, facilitando assim o bom andamento da dinâmica do grupo. Os músicos de sopro devem igualmente ter a capacidade de realizar transposições de partituras escritas em concerto para seus respectivos instrumentos.

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música: Amphibious (Moacir Santos) na partitura abaixo:

EXPRESSÃO CORPORAL PARA MÚSICOS 

Professor responsável: Norma Gabriel
Dia e horário: 3ª feira, das 16h30 às 18h30 
Vagas: 12

Ementa: O corpo pode ter inúmeras definições como: nossa morada, o lugar que habita sentimentos e pensamentos, um receptáculo de imagens, sonoridades, ritmos e memórias, por fim um organismo vivo que pulsa, respiram e buscam por afinação: um corpo que harmoniza o ato de afinar, afina/ação e, para tal, trago a provocação que corpo canta em mim?

Atividades a serem desenvolvidas: Neste curso continuaremos com o trabalho iniciado no segundo semestre de 2020 aprimorando técnicas corporais: dança, yoga, meditação, textuais: análise e contexto de textos a serem abordados no curso e atuação para o vídeo. Este curso é voltado para cantores e instrumentistas.

Seleção: Gravar um vídeo, de no máximo 5 minutos, com uma canção popular e/ou instrumental (para quem toca instrumento). Falar brevemente se tem experiência com trabalho de corpo, atuação cênica e responder à questão: “Que corpo canta em mim?” e o porquê gostaria de fazer este curso.

GRUPO DE TROMBONES POPULAR

Professor responsável: Silvio Giannetti
Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30
Vagas:10 alunos no total (08 trombones e 02 trombones baixos)

Ementa: Prática de grupo de trombones em música popular.

Atividades a serem desenvolvidas: Repertório de música popular para trombones incluindo duetos, trios, quartetos, sextetos e octetos, com ou sem acompanhamento. Repertório de música popular e jazz.

Pré-requisitos para ingresso: Ter instrumento próprio, e leitura de nível médio.

Idade mínima dos alunos: 16 anos

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar uma música popular (samba, choro ou tema de jazz)

IMPROVISAÇÃO LIVRE

Professor responsável: Manoel Silveira
Dia e horário: 3ª feira, das 10h30 às 12h30
Vagas: 20

Ementa: Improvisação como Principal Ferramenta Criativa.

Atividades a serem desenvolvidas: Com material extraído de aulas de composição do Prof. Hans Joachim Koellreuter, do livro “Fundamentos da Composição Musical” de Arnold Schoenberg e de “O Ouvido Pensante” de Murray Chofer, o curso visa introduzir os alunos na arte do desenvolvimento rítmico/melódico de motivos, pois improvisar é compor instantaneamente.  Aplicando essas técnicas na improvisação livre, tonal, não tonal, serial, jazzística, etc, os estudantes terão um entendimento melhor dos discursos musicais, de seus “dialetos” por assim dizer, descobrindo novos caminhos em seu instrumento. Os alunos são assim estimulados a criar sua própria fala musical, por meio de exercícios já conhecidos e também criados em aula conjuntamente.

Pré-requisitos para ingresso: O candidato deve ter conhecimento prático das escalas maiores em seus doze tons e já ter tido contato com práticas de improvisação.

Idade mínima: 16 anos

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e 1) relatar um breve histórico musical. 2)Executar no seu instrumento um trecho de uma música de livre escolha. 3) Executar no seu instrumento uma breve improvisação. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

INTERPRETAÇÃO DA CANÇÃO BRASILEIRA PARA CANTORES E CANTORAS

Professor responsável: José Luiz Mazziotti
Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30
Vagas: 10

Ementa: Trabalho aprofundado de interpretação e estilo do repertório da canção brasileira de diversos períodos. Compreende o estudo gradativo da técnica vocal, aliado à pesquisa de referências musicais fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade e musicalidade do aluno, visando à formação de um profissional da área.

Atividades a serem desenvolvidas: Será desenvolvido a interpretação do texto poético das canções brasileiras, abordando nas aulas a interpretação aprofundada de cada canção, sua história, período em que foi composta e o envolvimento dos alunos com a interpretação desta obra e conhecimento de novos repertórios da música popular brasileira.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento do canto e do repertório de música brasileira. Este curso é indicado para os cantores profissionais ou semiprofissionais, que já tenham uma carreira, cantem na noite, ou que queiram gravar um cd.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Seleção: Gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: o/a candidato/a deverá dizer seu nome completo dizer o porquê quer fazer o curso e cantar a peça:  Carinhoso de Pixinguinha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

MUSICOGRAFIA BRAILLE

Professor responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorin
Dia e horário: 4ª feira das 09h30 às 11h30, das 11h30 às 13h30 e das 14h30 às 16h30
Vagas: 6 (2 alunos por turma)

Ementa: O curso é destinado para as pessoas com Deficiência Visual que leem e escrevem em Braille. Tem o objetivo de apoio a estas pessoas com estas características, que necessitam de seus materiais acessíveis para acompanhar todas as disciplinas na qual o curso da EMESP Tom Jobim disponibiliza para a população em geral. Podem praticar também todas as pessoas que desejam apreender sobre esta ferramenta: Musicografia Braille para ajudar na inclusão das pessoas com deficiência visual.

Atividades a serem desenvolvidas: Aprender os sinais musicais correspondentes em Braille; confecção de partituras musicais; desenvolvimento da escrita musical e leitura musical em Braille; transposição para o instrumental musical; pratica do repertório e desenvolvimento da criatividade musical.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical, disponibilidade e Interesse.

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e cantar ou tocar uma música de livre escolha.  O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

PIXINGUINHA NA PAUTA

Professores responsáveis: Jane do Bandolim e Marcelo Cândido
Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30
Vagas: 20(distribuídas dentre: piano, violão/ violão de 7 corda / cavaquinho/ bandolim, percussão, flauta/flautim, saxofone alto/ saxofone tenor, clarinete, trombone, trompete e contrabaixo acústico).

Ementa: Estudo do gênero choro através da reprodução dos arranjos elaborados pelo compositor Pixinguinha, com foco na estética, fraseado, sonoridade e linguagem característica da época

Atividades a serem desenvolvidas: Os professores trabalharão a linguagem do choro para os instrumentos característicos do gênero e também para outros instrumentos não tão comuns nesse universo como o trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os professores responsáveis executarão os arranjos junto aos alunos para que possam dividir a maneira de executar e interpretar os arranjos propostos. Também terão uma imersão no universo do choro e do Pixinguinha, acompanhados de perto por um especialista de cada naipe dos seus instrumentos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras.

Idade mínima:14 anos

Tipo da Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação:

Sopros:  um choro de livre escolha, podendo executar só a parte A.

Cordas:  Executar um trecho do arranjo. Executar o acompanhamento de um trecho do arranjo, tocar o acompanhamento de um choro de livre escolha, podendo executar só a parte A.

Baixo acústico e tuba: Executar um trecho do arranjo.

O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

PRÁTICA DE CHORO

Professor responsável: Edmilson Capelupi
Dia e horário: 4ª feira, das 17h30 às 19h30
Vagas: 09

Ementa: Aprimoramento de músicos na linguagem do choro, abordar seus principais compositores e músicos através de execução do repertório e/ou audição. Construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação.

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura.

Idade mínima dos alunos: 14 anos

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Murmurando” de Fon-Fon  ou “Chorei” de Pixinguinha. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

PRÁTICA DE CONJUNTO MÚSICA LATINA

Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 5ª feira das 10h30 às 12h30
Vagas: 12 (sendo: 04 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 02 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 01 (um) piano; 02 (duas) violão/guitarra;

01 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 02 (duas) vozes – masculina/ feminina).

NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos para um mesmo instrumento.

Ementa: O curso propõe um contato do aluno com o universo da música afro-cubana, o Latin Jazz e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas bem como sua estruturação estética.

Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do “montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo. Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado e leitura à primeira vista.

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento uma das músicas abaixo:

PRÁTICA DE REPERTÓRIO DE GAFIEIRA

Professor responsável: Sizão Machado
Dia e horário: 5ª feira, das 15h30 às 17h30
Vagas: 12(distribuídas entre: 01 (uma) voz masculina e 01 (uma) feminina, 01 (um) piano, 01 (uma) guitarra elétrica, 01 (um) violão, 01 (um) contrabaixo, 01 (um) cavaquinho, 01 (um) baterista, 01 (um0 percussionista e 03 (três) sopros (trombone, saxofone e flauta).

Ementa: O curso pretende fornecer ao aluno um contato mais abrangente com o repertório de Gafieira, estilo muito peculiar da vida cotidiana do povo brasileiro e de uma época áurea da cultura urbana brasileira, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo, mais frequentemente.

Atividades a serem desenvolvidas: O curso pretende fornecer ao aluno o conhecimento do repertório característico do gênero, bem como sua linguagem desenvolvida pelas orquestras que protagonizaram os bailes dos anos 1940 a 1980.

Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado, leitura à primeira vista e facilidade de transposição para os músicos de sopro.

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música abaixo:

PERCUSSÃO CORPORAL

Professor responsável: Luis Perez
Dia e horário: 3ª feira das 11h30 às 13h30
Vagas: 12

Ementa: Estudos e aplicação de sons produzidos pelo corpo para criação de ritmos.

Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; exploração de timbres; desenvolvimento dos ritmos; improvisação em diversos contextos; estrutura do ritmo para criação. 

Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, e falar o motivo por se inscrever neste curso, qual sua formação musical e extra musical e explicar o que este curso pode acrescentar na sua formação como músico ou profissional de outra área. Caso o candidato já toque ou cante, apresentar um trecho musical aplicando a Percussão Corporal. O vídeo deve ter no máximo 3 minutos.

TOM JOBIM SONGBOOK: REPERTÓRIO E GRAVAÇÃO

Professor responsável:  Marcus Teixeira
Dia e horário: 4ª feira, das 14h30 às 15h30
Vagas: 10

Ementa: Este é um curso para violonistas, guitarristas, baixistas, pianistas, bateristas, percussionistas e instrumentistas de sopro, que estão interessados em aprofundar o estudo da improvisação e do acompanhamento num repertório com músicas de Tom Jobim. O objetivo final desse curso será a gravação das músicas escolhidas. Assuntos que envolvem a gravação de uma música, toda a preparação e pré-produção, serão abordados no curso. O estudo teórico do conteúdo se voltará sempre para a prática e posterior gravação do que está sendo estudado.

Será também um aprofundamento na linguagem da improvisação, tendo como objetivo aproximar os alunos da teoria, fraseologia, rítmica e outras questões subjetivas relativas a essa linguagem.

Atividades a serem desenvolvidas: Estudo da teoria da improvisação em conjunto com o desenvolvimento de repertório específico e gravação das músicas (on-line).

Pré-requisitos para ingresso: Alunos de nível médio a avançado.

Idade mínima dos alunos:14 anos

Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo (máximo 3 minutos) com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar a música MEDITAÇÃO (Tom Jobim) sobre a base gravada utilizando a partitura, também disponível.

Para Violão, guitarra e piano: tocar da primeira vez somente a harmonia, depois a melodia e um chorus de improviso.

Para Instrumentos de sopro: tocar da primeira vez a melodia e depois um chorus de improviso.

Para bateria e percussão: tocar um chorus com a base gravada. Bateristas e percussionistas também deverão gravar 8 compassos de Samba, Baião e Swing no andamento 120 Bpm.  

  • EMESP Tom Jobim
    • Quem Somos
    • História
    • Corpo Docente
    • Facilidades
    • Como Chegar
    • Ficha Técnica
    • Modelo de Gestão por OS
  • Alunos
    • Aluno@Net
    • Comunicados 2025
    • Comunicados 2024
    • Concursos Internos e Projetos
    • Biblioteca@Net
    • Cursos Livres Internos
    • Festivais Pedagógicos 2025
    • Formulário Empréstimo de Equipamentos
    • Manual do Aluno e da Aluna da EMESP
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira
    • Processo Seletivo Interno
    • Provas de Proficiência 2025
    • Regulamento da Biblioteca
    • Serviço Social
  • Professores
    • Professor@Net
    • Acesso ao e-mail institucional
    • Biblioteca@Net
    • Regras para uso das salas de aula
  • Estude Conosco
    • Cursos e Habilitações
    • Como Ingressar
    • Grupos Artísticos
    • Processos Seletivos
    • Festivais Pedagógicos da EMESP 2025
    • Núcleo de Música Antiga
    • Núcleo de Desenvolvimento de Carreira (NDC)
    • Aulas Virtuais (EMESP 4.0)
  • Processos Seletivos
  • Eventos
    • Eventos
    • Notícias
  • Transparência
    • Conselhos
    • Diretorias
    • Fichas Técnicas
    • Estatuto
    • Regimento Interno
    • Contrato de Gestão
    • Certidões
    • Certificações
    • Balanço Patrimonial
    • Relatório de Atividades
    • Relatório Físico-Financeiro
    • Legislação
    • Pesquisas
    • Compras e Contratações
    • Recursos Humanos
  • Apoie
    • Como Apoiar
    • Parceiros
  • Fale Conosco
    • Serviço de Atendimento ao Usuário
    • Perguntas Frequentes
    • Cadastre-se na newsletter
    • Trabalhe Conosco | Processos Seletivos
    • Ouvidoria

Endereço

Largo General Osório, 147 - Luz
01213-010 - São Paulo/SP
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, exceto feriados
(11) 3221-7326
sau@santamarcelinacultura.org.br

Produzido por Hous

Copyright © 2017 | EMESP • Todos os Direitos Reservados

Ouvidoria Transparência SIC

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.