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Cursos Livres de Orquestras, Cameratas e Práticas Coletivas 2025


Big Band

  • Vagas: 18. Sendo:   5 Saxofones (2 altos, 2 tenores e 1 barítono; preferencialmente tendo como segundo instrumento a flauta); 3 Trombones tenores; 1 Trombone baixo; 4 Trompetes, 1 Piano, 1 Guitarra, 1 Bateria, 1 Percussão e 1 Baixo (acústico e/ou elétrico).

  • Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30  

  • Faixa Etária: a partir de 15 anos 

  • Professor responsável: Guilherme Ribeiro

  • Ementa: O objetivo do curso é oferecer aos(às) alunos(as) uma experiência musical de nível médio/avançado a partir de um repertório contemporâneo das Big Bands. Duke Ellington, Count Basie, Bob Brookmeyer, Maria Schneider, Miguel Zenon, Nailor Proveta, Tiago Costa, Nelson Ayres, Moacir Santos e Hermeto Pascoal, são algumas das referências de compositores e arranjadores que usaremos para essa nossa prática coletiva. Esse laboratório musical visa promover o desenvolvimento das habilidades solísticas e de trabalho coletivo dos(as) alunos(as) a fim de inseri-los(las) no cenário musical.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertório de Big Bands representativas do Jazz e arranjos de músicas brasileiras.

  • Pré-requisitos para ingresso: Essa big band está aberta para alunos(as) de nível médio/avançado.

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deverá tocar uma peça de livre escolha, improvisação em forma blues (Backing track/Play along em F ou Bb concert) e leitura à primeira vista.
  • Blues em F:
Partitura
Backing Track
  • Blues em Bb:
Partitura
Backing Track
LISTA DE APROVADOS

Camerata Caipira

  • Vagas: 8. Sendo: acordeão, piano, percussão, flauta, violino ou rabeca

  • Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30

  • Faixa Etária: a partir de 14 anos 

  • Professor responsável: João Paulo Amaral 

  • Ementa: O curso consiste na formação de um grupo regional para prática de repertório popular arranjado, com enfoque nas linguagens e ritmos da música caipira e regional brasileira (cururu, pagode-caipira, baião, guarânia, cateretê, etc.)

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação musical, prática de grupo com repertório e arranjos baseados nas linguagens e gêneros tradicionais da música caipira e regional. Desenvolver técnica individual, percepção e vocabulário musical nos aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e interpretativos.

  • Pré-requisitos para ingresso: Possuir leitura de cifra e partitura. Serão admitidos interessados nos seguintes instrumentos: viola caipira, violão, bandolim, cavaquinho, baixo, cordas friccionadas, acordeão, piano, flauta, clarinete, percussão, bateria e canto popular (outros instrumentos poderão ser aceitos dependendo da avalição do professor).

  • Tipo de Seleção: Por vídeo. O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens: 1 – Dizer seu nome completo e idade; 2 – Dizer resumidamente o que conhece de música caipira, sua experiência na música, há quanto tempo já estuda e como é o nível de sua leitura de partitura e cifra; 3 – Tocar ou cantar um trecho de uma música de livre escolha; 4 – O vídeo deve ter no máximo 4 minutos.
LISTA DE APROVADOS

Camerata de Violões

  • Vagas: 8

  • Dia e horário: 4ª feira, das 13h30 às 15h30

  • Faixa Etária: 16 a 30 anos

  • Professor responsável: Thiago Abdalla

  • Ementa: A Camerata de Violões da EMESP é um grupo que desenvolve repertório coletivo de música de câmara, de diferentes gêneros musicais, estilos e períodos históricos. Durante os ensaios são trabalhados elementos de ordem técnica relacionados ao repertório, tais como escalas, arpejos e timbres específicos. Além disso, são trabalhados inúmeros elementos importantes à música de câmara e à prática coletiva, como: sincronicidade, acentuação, fraseado, articulação, textura, harmonia, melodia, timbragem (voicing), acompanhamento, solo, homorritmia, polifonia, entre outros.

  • Pré-requisitos para ingresso: gravação de uma peça de livre escolha e uma peça de confronto. 

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo e tocar um Estudo de livre escolha dentre:  1 – Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi; 2 – Estudios Sencillos, de Leo Brouwer; 3 – Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras.  
Os 25 Estudos Op.60, de Matteo Carcassi
Estudios Sencillos, de Leo Brouwer
Lessons v.1 (a partir da lição n.42) a v.6, de Julio Sagreras

LISTA DE APROVADOS

Combo de Música Brasileira

  • Vagas: 12, distribuídas dentre: percussão, bateria, piano, violão/guitarra, trombone, trompete/flugelhorn, trompa, flauta, saxofone (alto, tenor e barítono), contrabaixo elétrico/contrabaixo acústico). 

  • Dia e horário: 3ª feira, das 15h30 às 17h30 

  • Faixa Etária: Sem limite de idade.

  • Professor responsável: Sizão Machado 

  • Ementa: Incentivar o talento de jovens músicos e oferecer acesso real e de qualidade ao nosso mais rico repertório, por meio da criação de um combo que trabalhe a obra do Maestro Moacir Santos, que retrata a pluralidade e a riqueza da nossa cultura. O combo conta com a coordenação do professor Sizão Machado. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, adaptação e ensaios de arranjos escritos para a formação original utilizada pelo Maestro Moacir Santos.

  • Pré-requisitos para ingresso: É obrigatório que o(a) aluno(a) tenha boa leitura musical. Os músicos de sopro devem igualmente ter a capacidade de realizar transposições de partituras escritas em concerto para seus respectivos instrumentos.

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música na partitura abaixo:  
Referência
Caixa
Flute
Baixo Acústico
Trompete
Piano
Guitarra
Sax Alto
LISTA DE APROVADOS

Grupo de Música Contemporânea da EMESP

  • Vagas: 8, Sendo: 2 violinos, 1 viola, 2 violoncelos, 1 contrabaixo, 1 flauta, 1 clarinete, 1 voz (masculina ou feminina), 2 percussões, 2 pianos. Outros instrumentistas, como fagote, oboé, saxofone e metais também são bem-vindos.

  • Dia e horário: 6ª feira, das 15h30 às 17h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professores responsáveis: Catherine Carignan e Herivelto Brandino 

  • Ementa: Introdução, estudo e interpretação da linguagem do repertório de música de câmara dos Séculos XX e XXI. Trabalho de colaboração com compositores, pesquisa de técnicas estendidas e de interpretações a partir da variabilidade de linguagens da música contemporânea.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Estudos e ensaios em conjunto, leitura e interpretação do repertório tradicional e de vanguarda da música contemporânea de concerto, visando a compreensão e performance de músicas que podem ser canônicas, mas também novas, incluindo estreias. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Nível técnico intermediário e avançado. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e em seguida deve tocar uma obra ou trecho de obra de livre escolha (não é necessário que seja do século XX ou XXI) de até 5 minutos. 
LISTA DE APROVADOS

Grupo de Percussão Popular e Erudita

  • Vagas: 12

  • Dia e horário: 6ª feira, das 10h30 às 12h30 

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos

  • Professores responsáveis: Herivelto Brandino e Roberto Angerosa

  • Ementa: O grupo tem como mote central a pesquisa de diferentes formas de conexão entre a música popular e erudita, em formatos como composições dos alunos e professores, improvisações, arranjos e processos criativos coletivos, valendo-se da variedade de instrumentos desse grande universo percussivo, desde os tambores da música popular, como congas, bongôs, pandeiros, passando pelos teclados percussivos da música erudita, como a marimba e o vibrafone,  chegando na variedade timbrística através de instrumentos menos convencionais e de técnicas e sonoridades alternativas, buscando sempre a variabilidade das formas de combinar linguagens e experiências musicais distintas. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Ensaios e apresentações ao público; Execução de arranjos feitos pelos próprios alunos e professores de músicas do universo erudito e popular; Execução de composições dos professores, feitas especialmente para o grupo; Estímulo aos alunos a comporem para o grupo; Estímulo à troca de experiências entre os dois universos, de tal forma que alunos do popular possam tocar instrumentos da percussão erudita e vice-versa; Estímulo à troca de habilidades entre os dois universos, a partir de propostas pedagógicas criadas pelos professores.

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento técnico básico em pelo menos um dos dois universos da percussão popular ou erudita. Conhecimento básico de teoria musical, como as figuras rítmicas, leitura básica de partitura e percepção e memória de frases musicais curtas.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste
LISTA DE APROVADOS

Grupo Infantil de Percussão

  • Vagas: 12

  • Dia e horário: sábado, das 09h30 às 11h30 

  • Faixa Etária: Idade mínima de 8 anos e máxima de 12.

  • Professor responsável: Herivelto Brandino

  • Ementa: O curso propõe a formação de um grupo de percussão de crianças da EMESP que tenha uma atividade musical diversa, com referência na música erudita e popular, especialmente aquelas do universo infantil, como canções, brincadeiras de roda, jogos de mãos, trilhas de desenhos e jogos, poemas sinfônicos, contação de história com sonoplastia e improvisos temáticos. Todos esses elementos envolvem princípios pedagógicos que buscam a compreensão da coletividade musical e a assimilação de elementos estruturantes da música, como melodia, harmonia, diversidades rítmicas e a criação de diferentes cores sonoras. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Brincadeiras e dinâmicas coletivas que potencializam a atenção e raciocínio rápido, recurso fundamental na música; Improvisos que estimulam a criatividade; Composições coletivas para potencializar a compreensão das estruturas musicais e coletividade; Execução de músicas e canções que os alunos gostam e conhecem, viabilizando o estimula à musicalidade intuitiva; Ensaios e apresentações ao público

  • Pré-requisitos para ingresso: O curso é indicado especialmente para crianças percussionistas ou que tenham vontade de tocar percussão, ou ainda que busquem práticas coletivas lúdicas.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste
LISTA DE APROVADOS

Iniciação à Percussão – Bateria de Escola de Samba

  • Vagas: 34

  • Dia e horário: 4ª feira, das 18h30 às 20h30 

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos

  • Professor responsável: Luiz Guello 

  • Ementa: Este curso oferece uma experiência prática em grupo, focada no desenvolvimento da percepção auditiva, memória musical e habilidades rítmicas. O repertório abrange sonoridades típicas das baterias de escolas de samba, proporcionando aos alunos uma compreensão profunda desse estilo musical. As aulas abordam técnicas de percussão e exploram o contexto histórico e cultural da percussão de escola de samba.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Este curso se concentra principalmente no estudo dos instrumentos tradicionais de escola de samba. Além disso, ofereceremos uma introdução à percussão popular, abrangendo instrumentos como congas, pandeiro de choro, zabumba entre outros.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. 

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, e contar se tem alguma experiência musical, tocar algum ritmo de livre escolha (em um instrumento de percussão). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração.
LISTA DE APROVADOS

Laboratório de Música de Concerto Contemporânea

  • Vagas: 8

  • Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30 

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos

  • Professores responsáveis: Tiago Gati e Karin Fernandes 

  • Ementa: A disciplina busca proporcionar um primeiro contato com as principais tendências, técnicas e processos composicionais que emergiram na música ocidental do século XX, seus compositores e suas ideias, até a cena contemporânea do século XXI.  Abordando não apenas novos sistemas de notação, inovações no uso de instrumentos tradicionais, mas também o papel das novas tecnologias no processo criativo dos compositores. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Apreciação de obras musicais, análise de partituras e de processos composicionais, leitura de textos, etc. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse 

  • Tipo de Seleção: Entrevista.
LISTA DE APROVADOS

Laboratório de Música Popular – Jam Session

  • Vagas: 8

  • Dia e horário: 2ª feira, das 16h30 às 18h30

  • Faixa Etária: Sem limite de idade

  • Professor responsável: Daniel D’ Alcantara

  • Ementa: Oportunidade de vivenciar a prática de conjunto, exigindo que os(as) alunos(as) além de desenvolver uma maior rapidez em preparar um repertório avançado.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Leitura, memória e performance.

  • Pré-requisitos para ingresso: Leitura musical e domínio intermediário do seu instrumento.  Disponível aos(às) alunos(as): Cursos Regulares e Livres. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista (presencial) e teste. No teste, tocar no seu instrumento uma peça de livre escolha (Bossa Nova, Standard de Jazz) exposição do tema e um chorus de improvisação sobre a harmonia do tema escolhido.
LISTA DE APROVADOS


Percussão Corporal

  • Vagas: 4

  • Dia e horário: 3ª feira, das 11h30 às 13h30

  • Faixa Etária: A partir de 18 anos

  • Professor responsável: Luis Perez

  • Ementa: Compreensão e aplicação dos sons corporais como material para a criação de ritmos. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Utilização da percussão corporal na vida diária; Exploração de variados timbres; Aprimoramento de habilidades rítmicas; Prática de improvisação em diferentes cenários; Estudo da estrutura rítmica para fins criativos.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse.

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste.
LISTA DE APROVADOS

Percussão Corporal – Samba do Bule

  • Vagas: 15

  • Dia e horário: 3ª feira, das 17h às 18h30

  • Local do Curso: Teatro União Olho Vivo (TUOV) – Rua Newton Prado, 766 – Bom Retiro.

  • Faixa Etária: a partir de 18 anos.

  • Professor responsável: Luis Perez

  • Ementa: O curso de percussão corporal visa desenvolver as habilidades musicais dos participantes através do uso do corpo como instrumento. os alunos aprenderão uma variedade de ritmos e técnicas da percussão corporal. este curso proporcionará uma compreensão dos fundamentos rítmicos, além de promover a criatividade e a improvisação.

  • Atividades a serem desenvolvidas: A percussão corporal no cotidiano; Exploração de timbres; Desenvolvimento dos ritmos; Improvisação em diversos contextos; Estrutura do ritmo para criação.

  • Pré-requisitos para ingresso: Nível básico em qualquer instrumento de percussão 

  • Tipo de Seleção: O processo seletivo consistirá em atividades coletivas, nas quais serão avaliados aspectos como: percepção rítmica e melódica, afinação, tessitura vocal, articulação, características timbrísticas, além de algumas questões fisiológicas, como muda vocal (mudança das características vocais comuns à adolescência).
LISTA DE APROVADOS


Percussão Popular – Iniciação

  • Vagas: 8

  • Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30

  • Faixa Etária: A partir de 12 anos

  • Professor responsável: Luiz Guello

  • Ementa: O curso consiste na iniciação à percussão popular com o intuito de desenvolver a musicalidade, o senso rítmico, o repertório e a técnica instrumental dos(as) alunos(as).

  • Atividades a serem desenvolvidas: Introdução à percussão popular por meio de atividades relacionadas ao samba, baião e outros ritmos Afrobrasileiros. As atividades são sempre orientadas à prática utilizando instrumentos originários de cada um desses gêneros.

  • Pré-requisitos para ingresso: Nível básico em qualquer instrumento de percussão 

  • Tipo de Seleção: O (a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade, informar se possui algum instrumento de percussão, contar se possui alguma vivência com música e tocar algum padrão rítmico (levada). O vídeo deve ter no máximo 3 minutos de duração. 
LISTA DE APROVADOS

Pixinguinha na Pauta

  • Vagas: 13 (distribuídas dentre: piano, violão/ violão 7 cordas / cavaquinho/ bandolim, percussão, flauta/flautim, saxofone alto/ saxofone tenor, clarinete, trombone, trompete e contrabaixo acústico).   

  • Dia e horário: 5ª feira, das 9h30 às 11h30

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos

  • Professores responsáveis: Jane do Bandolim e Marcelo Cândido  

  • Ementa: Estudo do gênero Choro por meio da reprodução dos arranjos criados pelo compositor Pixinguinha, com ênfase na estética, fraseado, sonoridade e linguagem característicos da época.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Instrutores(as) especializados abordarão a linguagem do Choro, tanto para os instrumentos tradicionais do gênero quanto para instrumentos menos comuns, como trompete, trombone, contrabaixo e saxofone. Os(as) professores(as) executarão os arranjos juntamente com os alunos para aprofundar a compreensão da execução e interpretação das peças propostas. Os(as) alunos(as) imergirão no universo do Choro e de Pixinguinha, com orientação direta de especialistas em cada instrumento, proporcionando uma experiência enriquecedora.

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento no instrumento e/ou canto, boa leitura de notas e cifras. 

  • Tipo de Seleção:  Entrevista e teste.
LISTA DE APROVADOS

Prática de Choro

  • Vagas: 08  (cavaquinho, bandolim, flauta clarinete, saxofone, trompete trombone, violão/violão 7cordas e percussão)

  • Dia e horário: 4ª feira, das 16h30 às 18h30 

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor responsável: Edmilson Capelupi 

  • Ementa: O curso visa aprimorar as habilidades musicais dos(as) alunos(as) na linguagem do choro por meio de execução do repertório e/ou audição de seus(suas) principais compositores(as) e instrumentistas. Além disso, focaremos na construção coletiva de arranjos simples, leitura de temas e prática de interpretação melódica, harmônica e percussiva.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Estudo e execução do repertório proposto em variações de estilos, formas e épocas. Avaliação continuada através da participação e presença; prova semestral realizada através de apresentação. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade, interesse e leitura básica de cifra e partitura, com seu instrumento. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste e tocar um choro de livre escolha e uma das seguintes músicas: “Murmurando” de Fon-Fon  ou “Chorei” de Pixinguinha.
LISTA DE APROVADOS

Prática de Repertório de Gafieira

  • Vagas: 11 (distribuídas entre: 01 (uma) voz masculina e 01 (uma) feminina, 01 (um) piano, 01 (uma) guitarra elétrica, 01 (um) violão, 01 (um) contrabaixo, 01 (um) cavaquinho, 01 (um) baterista, 01 (um) percussionista e 08 (oito) sopros (2 sax alto, 2 sax tenor, 2 trompete, 2 trombone).  

  • Dia e horário: 5ª feira, das 16h30 às 18h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor responsável: Alexandre Ribeiro 

  • Ementa: O curso pretende fornecer ao(à) aluno(a) um contato mais abrangente com o repertório de Gafieira, estilo muito peculiar da vida cotidiana do povo brasileiro e de uma época áurea da cultura urbana, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: O curso pretende fornecer ao(à) aluno(a) o conhecimento do repertório característico do gênero, bem como sua linguagem desenvolvida pelas orquestras que protagonizaram os bailes dos anos 1940 a 1980. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado, leitura à primeira vista e facilidade de transposição para os músicos de sopro. 

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música abaixo: 
Referência
Partitura
LISTA DE APROVADOS

Prática de Conjunto – Música Afrocubana

  • Vagas: 11 (sendo: 04 (quatro) para instrumentos de sopro/metais; 02 (duas) para instrumentos de percussão/bateria; 01 (um) piano; 01 (uma) violão/guitarra; 01 (um) contrabaixo/baixo elétrico; 02 (duas) vozes – masculina/ feminina).   NOTA: Este número de vagas e, por conseguinte, a formação do grupo são fundamentais para o melhor aproveitamento do curso. Não serão aceitos dois ou mais alunos(as) para um mesmo instrumento.

  • Dia e horário: 5ª feira, das 10h30 às 12h30

  • Faixa Etária: A partir de 16 anos

  • Professor responsável: Sizão Machado 

  • Ementa: O curso propõe um contato do(a) aluno(a) com o universo da música afro-cubana, o Latin Jazz e suas características rítmicas, melódicas e harmônicas, bem como com sua estruturação formal. 

  • Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento e desenvolvimento das “claves cubanas” e suas variações, do “montuno” como elemento rítmico e harmônico fundamental e das funções específicas de cada instrumento dentro do grupo. Serão apresentados temas clássicos do gênero para desenvolvimento dos tópicos propostos. 

  • Pré-requisitos para ingresso: Conhecimento musical de nível avançado e leitura à primeira vista

  • Tipo de Seleção: O(a) candidato(a) deve gravar 01 vídeo com os seguintes itens, em plano sequência, sem corte e sem edição da gravação: dizer seu nome completo, idade e tocar no seu instrumento a música abaixo:  
Referência
LISTA DE APROVADOS

Práticas Musicais Inclusivas

  • Vagas: 6

  • Dia e horário: 6ª feira, das 14h30 às 16h30

  • Faixa Etária: sem restrição de idade.

  • Professor responsável: Leny Fabiana Urquidi Amorim

  • Ementa: Considerando todos os benefícios que a educação musical proporciona no desenvolvimento humano, é importante torná-la acessível. É por isso que o Curso Livre de Práticas Musicais Inclusivas tem como objetivo oferecer apoio prático e musical para as pessoas com deficiência, neuro divergentes, sem deficiência, educadores e interessados, para que possam conhecer as ferramentas de inclusão e metodologias inclusivas de ensino musical. Além disso, poderão desenvolver as suas habilidades artísticas, perceptivas, trabalhar a autoconfiança, criatividade e promover a inserção dos(as) mesmos(as) na sociedade, quebrando paradigmas e preconceitos.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Conhecimento sobre as principais caraterísticas das Pessoas com Deficiência e Neuro Divergentes; conhecimento sobre os recursos de Tecnologia Assistiva; Metodologias Musicais Inclusivas; adaptação de material de ensino e desenvolvimento de práticas inclusivas; conhecimento sobre processos de avaliação e Trabalho de Campo na Escola.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste
LISTA DE APROVADOS


Práticas de Grupo Afrodiaspórico

  • Vagas: 8

  • Dia e horário: 4ª feira, das 10h30 às 12h30

  • Faixa Etária: A partir de 14 anos

  • Professor responsável: Webster Santos

  • Ementa: O curso aborda as bases matriciais da cultura brasileira com ênfase na identificação dos gêneros, subgêneros e fusões da música nacional. Através de uma perspectiva histórica, examina a relação entre as raízes culturais e o comportamento social, focando na interação entre ritmo, melodia e harmonia. O objetivo é proporcionar uma compreensão aprofundada das influências afrocentristas na cultura e música brasileiras.

  • Atividades a serem desenvolvidas: Estudo de claves, construções melódicas e rítmicas; Uso da oralidade e percepção; Realização de composições próprias através do conhecimento adquirido.

  • Pré-requisitos para ingresso: Disponibilidade e interesse. 

  • Tipo de Seleção: Entrevista
LISTA DE APROVADOS

Orquestra de Cordas Comunitária

  • Vagas: 18

  • Dia e horário: Sábado, das 14h30 às 16h30 

  • Faixa Etária: Sem limite de idade.

  • Professor responsável: Marcio Rampim 

  • Ementa: O curso foi criado para atender a demanda de alunos(as) de cordas (contrabaixo acústico, violino, viola e violoncelo) que iniciaram seus estudos em projetos em instituições públicas ou particulares, que não encontram espaço para exercer esta prática orquestral.  

  • Atividades a serem desenvolvidas: Prática de repertórios tradicionais para orquestras de cordas de diversos estilos e períodos históricos.  

  • Pré-requisitos para ingresso: Pessoas que tenham algum conhecimento básico no seu instrumento de cordas e esteja apto a executar obras para essa formação.  

  • Tipo de Seleção: Entrevista e teste com o instrumento.
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